Fiquei devendo alguns posts no instagram e um texto sobre a Casa Cor SC 2016 aqui no portal. Como já comentei em algumas conversas, a mostra se apresenta melhor nesta edição, muito por conta da feliz escolha do imóvel, a casa neocolonial construída na década de 1940. Merece aplauso a família do médico e historiador Oswaldo Rodrigues Cabral por solicitar o tombamento em 1989, raro feito entre os sobrenomes de peso da cidade.
Realizar a mostra de decoração em uma casa de verdade, com cômodos reais e um incrível jardim a ser explorado seduz o visitante, que encontra nesse cenário referências e memórias. Alguns profissionais me disseram que estão muito mais presentes no evento do que em anos anteriores. E não é para menos. O local é um convite a visitas longas e contemplativas que iniciam no jardim e finalizam no café ou pub.
Sobre os projetos, tem de tudo como sempre. A gente vê cada exagero! Mas também vê cada espetáculo ao observar detalhes e soluções. O ponto de vista é pessoal e tem a ver com a construção do olhar. Alguns profissionais tinham como intenção “mostrar o seu trabalho”, por isso deixaram de lado a memória plástica do imóvel, apostando em outros partidos – uma questão para reflexão, certamente. Outros fizeram o caminho contrário preservando a beleza original e inserindo apenas itens atuais essenciais à cena proposta. O desafio reside em como mostrar o potencial profissional em um cenário já definido, com memória e plasticidade. Já os novos espaços criados no subsolo e nos containers se livraram de ter que dar conta de responder a essa e outras questões.
Argumentos e debates à parte sobre esconder ou exibir, assumir ou renunciar a estética original do imóvel, a mostra reinterpretou a casa icônica da rua Esteves Júnior e dá início a um novo ciclo. Após a Casa Cor SC está previsto a abertura de um espaço comercial na área da gastronomia.
Serviço:
Data: de até 4 de dezembro de 2016
Endereço: Rua Esteves Jr, nº 546 – Centro – Florianópolis
Horários: Terça a sexta – 15h às 21h
Sábados e feriados – 13h às 21h
Domingos – 13h às 19h