A arquiteta Priscila Vieira – à frente da loja de decoração Detalhes by Priscila Vieira, em Florianópolis – ampliou o portfólio de produtos a partir de uma viagem à China, onde visitou as feiras Canton Fair (maior feira de importação do mundo) e Jinhan Fair (de presentes e decoração). Além de conhecer as novidades, Priscila fez contatos profissionais e fechou negócios importantes para o seu empreendimento. No mês que comemora oito anos, a arquiteta abre as portas de sua loja para celebrar e lançar a parceria com a empresa indiana Pashmkaar, especializada em cashemere com a melhor lã do mundo – a empresa também fabrica tapetes persas e almofadas, tudo bordado à mão.
“A viagem foi muito produtiva, seja pelo enriquecimento cultural, por conhecer novas tendências e também por ter a possibilidade de ampliar o network e estabelecer bons contatos”, destaca Priscila. Para anunciar a primeira representante da marca no país, o proprietário da Pashmkaar Tariq Dar estará presente ao evento de aniversário da loja, dia 4 de julho. Além disso, o empresário indiano pretende lançar uma linha exclusiva para o Brasil em conjunto com a arquiteta.
O escultor Mário Zomer e a artista visual Betinha Trevisan estarão com obras expostas durante o coquetel.
A seguir, uma entrevista com a arquiteta sobre a experiência da viagem à China.
Como foi viajar para um lugar tão longe, em um país tão diferente?
Eu já havia viajado sozinha para outros países, mas não para um lugar tão longe, com uma língua totalmente desconhecida e com um regime político diferente do Brasil. Como preparação para encarar o desafio, conversei com várias pessoas, amigos que já tinham viajado e morado lá. Também contei com a ajuda de uma empresa parceira da minha loja (Detalhes) que já trabalha com importação e possui escritório em Hong Kong. Chegando lá me surpreendi com os locais. Nós ocidentais somos atração turística para eles. Pele clara e olhos claros são características que rendem muitas fotos com o povo local. Me paravam na rua para tirar fotos! Me senti muito querida com o jeitinho que eles pediam mesmo sem falar inglês.
Por que você escolheu a China?
O melhor para mim como arquiteta é pode criar, mudar cores e trazer um produtos únicos, encontrei produtos de muita qualidade e possibilidades infinitas de personalização. Muitas pessoas têm preconceito quanto aos produtos chineses, o que é um grande erro, pois a maioria dos produtos etiquetados nos Estados Unidos e Europa têm sua produção na China. Grandes marcas produzem lá e levam para seus países para fazer a venda.
O que mais chamou a sua atenção em relação às feiras?
O objetivo principal da viagem foi visitar a Canton Fair, que é a maior feira de importação do mundo, e já no primeiro dia a surpresa foi grande. O lugar é imenso, cada pavilhão com apenas um tipo de produto é equivalente ao tamanho de uma das maiores feiras de produtos que visito anualmente em São Paulo. Segundo meu contador de passos, em apenas um dia andei cerca de 20 mil passos.
Sobre as novidades na área, o que você encontrou?
Como tendência forte vi as porcelanas chinesas em diversos formatos, com mistura de cores, em degrade. Vi tons de rosa e cinza repetidamente. Também vasos com composições de cores diferentes, com uma cor interna e outra externa. Os adornos com ênfase no tropicalismo continuam em alta: folhas e plantas em vasos, pratos, adornos em tons de verde com dourado, etc. Muitos vidros trabalhados com texturas e mistura de cores. Trabalhos manuais em tecidos, madeira e fibras estão bem em alta. Pratos com borboletas e pássaros pousando estão em alta também.
Do que você conheceu, o que estará na loja?
Vou trazer uma linha de porcelana, com vasos, adornos de decoração com linhas bem originais, diferente das que já existem no mercado. Também uma linha de louça para cozinha, letreiros com dizeres, almofadas e cortinas com tecidos nobres, e muitos presentes. Fiquei deslumbrada com tantas cerâmicas estampadas, porcelanas brilhosas, vidros com diversas cores, louças com formatos diferentes… E a iluminação é uma história à parte! Luz é tudo para eles. Então vou trazer letreiros, porta-retratos, frases, palavras, enfeites e inclusive almofadas com rolete iluminação.