Respeitar a diversidade e criar soluções em acessibilidade para todas as pessoas, sejam idosas, com mobilidade reduzida ou com algum tipo de deficiência, é uma das missões da arquitetura. Em 2019, esse assunto é pauta na Casa Cor/SC, que destaca a inclusão na edição da mostra em Florianópolis. Além de apresentar um ambiente que propõe circulação acessível e contemplação, abre espaço para palestras sobre esse tema tão na Arena Casa Cor.
Assinado por Heloisa Regis Vaz, Silvya Caprario, Ingrid Lima, Rosa Maria Garay e Valquiria Mendes da Silva, o ambiente Circulação com Acessibilidade surgiu da necessidade de tornar os ambientes acessíveis a todos e ocupa as áreas de circulação do mall Pátio Milano — o mezanino e parte do andar térreo. A equipe de profissionais que assina o projeto é especialista na área.
— Integramos a Câmara Temática de Acessibilidade do CAU/SC (Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina) e estamos trabalhando a questão da acessibilidade em todos os lugares: interiores, planos diretores, áreas urbanas — diz Silvya Caprario, conselheira do CAU e coordenadora da Câmara.
Toda a área de circulação assinada pelos arquitetos traz as sensações dos quatro sentidos de forma sutil e conceitual. É possível caminhar ou descansar com liberdade, apreciar obras com as mãos e refletir a partir de palavras e frases de impacto sobre o assunto. As imagens nas paredes que aludem a pessoas com algum tipo de deficiência convidam a lembrar que todos têm e devem ocupar lugar, num ambiente sofisticado ou em qualquer lugar.
Destaque também para quadros do fotógrafo Gabriel Bonfim. A série De Fotografia à Tactography apresenta retratos “visíveis aos cegos”, feitas a partir da fotografia original e do escaneamento 3D em software de desenho assistido por computador e, posteriormente, impressas em relevo.
— Acessibilidade é um direito de todos. A Casa Cor é uma mostra que dita tendências e ficamos felizes em, pela primeira vez, convidar profissionais, fornecedores e o público a refletir e a agir sobre o assunto — afirma a diretora da mostra em Santa Catarina, Francis Bernardo.
Palestras sobre acessibilidade todas as terças-feiras
A Arena terá palestras sobre acessibilidade e arquitetura todas as terças-feiras, sempre às 19h, no espaço Casa Branca. As conversas serão conduzidas pelos profissionais que idealizaram o ambiente Circulação com Acessibilidade e integrantes da Câmara Temática de Acessibilidade do CAU/SC.
— O propósito é tocar no assunto de forma técnica,como as alterações na legislação, dimensões a serem respeitadas, normas brasileiras etc. Mas acima de tudo, conscientizar sobre o fato de que um espaço que serve para uma pessoa com deficiência é um espaço para todos. Por isso é aberto a estudantes e profissionais da área, mas também o público interessado em saber mais sobre o assunto — destaca a arquiteta Heloisa Regis Vaz (com assessoria de imprensa).
CASACOR Santa Catarina/Florianópolis 2019
QUANDO: 15 de setembro a 27 de outubro – Terça a Sexta, das 15h às 21h. Sábados e feriados, das 13h às 21h – Domingo, das 13h às 19h – O evento não abre às segundas-feiras.
ONDE: Empreendimento Cidade Milano (Av. Mauro Ramos, 1512, Centro, Florianópolis). Estacionamento no local. INGRESSOS: R$ 50 / R$ 25 (meia, necessário comprovante)
INFORMAÇÕES: contato@casacorsc.com.br / (48) 9 9938-3894