Segue a seleção de projetos comerciais do portfólio do arquiteto Gabriel Bordin, que também indica seus pratos preferidos do itinerário.
Em Florianópolis, sob a Ponte Hercílio Luz, cartão-postal de Florianópolis que acaba de ser reinaugurada, fica o Noma Rooftop. No grande terraço construído pode ser vislumbrada a bela vista logo à frente com degustação de um dos melhores sushis da cidade, onde também funciona uma “baladinha”. O restaurante foi repaginado pelo escritório. Bordin seguiu com o rosa na paleta, presente nos tecidos dos estofados, forro e na grande bancada de cerâmica do Sushi Bar. No endereço, o arquiteto não abre mão do Nigiri de barriga com vieira crocante.
No mesmo endereço do Noma Rooftop, divide o CEP a James Pizza, administrada pelo mesmo grupo, porém outra proposta com assinatura de Bordin. Com décor aconchegante e moderno, a referência veio do bairro de Chelsea, em Londres. Uma grande mesa central marca o espaço com ar descontraído e o neon “Let the good time roll” reforça o convite para aproveitar o momento. Por ali, o arquiteto revela sua redonda preferida: Burrata assada envolta em massa de pizza. Melhor degustá-la na varanda na altura da ponte Hercílio Luz, um dos locais mais disputados da casa.
À beira do mar de Santo Antônio de Lisboa, na Ilha, o Pargus há dois anos tornou-se o queridinho dos que amam comida grega. Sob o comando do chef Nathan Oliveir, o lugar materializa o termo “pé na areia”. A Grécia inspirou o projeto, porém não da forma mais explícita da estética conhecida. Bordin deixou de lado as cores azul e branca, e acolheu na paleta os tons mais cinzentos e arenosos. Assim como o bambu, material da bancada do bar, dos brises e fechamentos do teto. Parte do mobiliário foi criado com madeira reaproveitada e cestos de palha invertidos fazem as vezes de luminárias. No Pargus o arquiteto adora o Polvo Grelhado em cama de humus com Tzatziki, farofa de pão ao nero e azeite grego. Fica a dica!
Balneário Camboriú
Na Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, o tradicional restaurante-club La Belle passou por uma grande reforma comandada pelo arquiteto. O azul royal prevalece na proposta misturado ao branco, num layout fluido que atende tanto a função balada quanto restaurante “A planta dividida em três faixas paralelas inicia na varanda com vista para o mar, adentra o restaurante e chega à pista de dança. Estes espaços foram divididos com cortinas ou sistema de vidro deslizante para que possam ser integrados ou divididos com facilidade. A divisão ainda se dá por uma graduação na linguagem do espaço, iniciada mais clara e praiana na varanda e terminando mais noturna no espaço de eventos”, completa Bordin. Vale aproveitar o fervo da pista, mas antes experimentar o Risoto de Camarão Capri com molho de moqueca. Prato imperdível! (com assessoria de imprensa).