Em 2022, a Helena Fretta Galeria de Arte comemora três décadas de atividade constante no eixo-sul, abrindo ao público seu extensamente construído acervo de obras, as quais constituem uma história visual das artes brasileiras, dos grupos de artistas do eixo-sul, e de uma narrativa possível sobre as elaborações e processos da arte contemporânea provinda do “sul global”.

Em diálogo com diversas instituições, artistas, colecionadores(as) e outros(as) protagonistas deste circuito, a galeria acabou por arquivar em seu acervo muitas histórias a serem escritas sobre as artes brasileiras, e apresenta, nesta exposição, o resultado de algumas pesquisas feitas por jovens curadoras(es) convidados a participar de um período de residência curatorial.
Em outras palavras, a galeria entende o ofício do(a) artista como um trabalho de compreensão/elaboração cultural constante, e das pessoas atuantes neste sistema – tal como curadores(as) – como um trabalho de pesquisa contínuo para a manutenção e autocrítica dos saberes histórico-artísticos regionais, que precisam ser, sempre e novamente, repensados ou constelados de outras formas.

Assim, a exposição “Constelações em acervo: 30 anos de memórias” apresenta, em seu andar superior, os temas desenvolvidos por artistas que passaram por Santa Catarina em diferentes momentos do século XX e XXI, apresentando uma possibilidade constelar e compor narrativas entre diferentes tempos e obras. No andar inferior, “Conversas Curatoriais: outras narrativas”: ambas exposições resultantes da Residência de Pesquisa Curatorial no acervo de obras, com coordenação de Thays Tonin. Portanto, cada sala do andar inferior compreende, a partir do diálogo entre as obras, um aspecto da pesquisa acadêmica das(os) curadoras(es) convidadas(es): Anna Moraes e os gestos do desenho; Andrey Parmigiani e o pensamento ocêanico; Kethlen Kohl e os desdobramentos do corpo na história da arte; Rafaela Martins e a Arquia do fazer artístico.

Equipe de produção:
Coordeção: Thays Tonin
Curadoria: Anna Moraes, Andrey Parmigiani, Kethlen Kohl, Rafaela Maria Martins
Assistência de expografia: Vitória Beatriz
Mediação: Gustavo Scheidt e Milena Brasil
Material Visual: Andrey Parmigiani
Serviço:
“Constelações em acervo: 30 anos de memórias” e “Conversas Curatoriais: outras narrativas”
Helena Fretta Galeria de Arte – Rua Presidente Coutinho, 532 – Centro | Florianópolis
Visitação até 29 de outubro, de segunda a sexta, das 9h às 18:30 , sábado, das 9h às 13h.