O aluno da oitava fase do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unisul, Hóttmar Loch, foi selecionado entre os 36 melhores trabalhos de todo o mundo, pelo portal de arquitetura ArchDaily. O aluno realizou o projeto durante seus estudos na Universidade de Limerick, na Irlanda, como bolsista do Programa Ciência sem Fronteiras em 2015.
O projeto de Loch se chama Imaginative Neighborhood Woodway, iniciado em 2013. O trabalho procurou reviver a cultura na comunidade de Woodway. “Criar um novo protótipo urbano de uma instalação de mesas ao ar livre temporária que lhes permita mostrar para a comunidade local e para as autoridades a importância de enfatizar vidas humanas nas cidades. Na esperança de inspirar uma mudança mais permanente no futuro”, contextualiza o aluno.
Logo após o intercâmbio, Loch compartilhou as novas ideias para inovar o aprendizado na Unisul. Em maio, Hóttmar trouxe contatos que fez em Limerick para a Unidade Florianópolis ao longo da Semana Criativa e incentivou a criação do FabLab, programa que participou em Limerick.
Em entrevista ao Unisul Hoje realizada durante a Semana Criativa, Loch comentou que o caráter comunitário da Unisul merecia um FabLab. “Então o nosso objetivo é inserir essa cultura dentro da universidade. Falar sobre FabLab, sobre fabricação digital, falar sobre a comunidade envolvida, comunidade externa não só os alunos, é uma coisa muito nova”, idealiza Loch. Atualmente, o aluno incentiva e utiliza o que aprendeu em Limerick para colaborar no desenvolvimento da Unisul e da comunidade que a rodeia.
Fonte: Unisul