O artista plástico uruguaio Juan Muzzi, radicado no Brasil, tem a patente da primeira bicicleta do mundo feita com plástico reciclado. A matéria-prima utilizada é simples: resíduos plásticos, como garrafas PET, embalagens de shampoo, entre outros, adquiridos a partir de ONGs que recolhem sucata.
Desenvolvido e fabricado em São Paulo, Muzzi afirma que para chegar ao produto foram 12 anos de pesquisa. Segunda a empresa do uruguaio, a Muzzicycles, a bicicleta é mais resistente, leve, não enferruja, não precisa de amortecedor, requisita menos esforço da coluna vertebral, gera economia de 90% de energia com relação a outros quadros, entre outras características.
São produzidas cerca de dez mil unidades por mês. A companhia também já possui filial em 2 países: Holanda e Argentina.
É possível comprar a bicicleta inteira ou apenas o quadro de plástico reciclado. Os interessados podem se cadastrar em uma lista de espera, disponível no site oficial. O artista plástico também tem planos de desenvolver um modelo de cadeira de rodas. Mas, nesse caso, os deficientes físicos não pagariam pelo produto, apenas financiariam a matéria-prima.
Confira como é feita a montagem:
Fonte: ArqBacana