A Plataforma91 abriu, dia 2 de abril, a exposição “Icons”, do artista inglês Russell Young. A mostra conta com 24 obras inéditas no Brasil que trazem imagens de ícones da música e do cinema como Marilyn Monroe, Jim Morrison, David Bowie e Jane Fonda, entre outros.
O britânico Russell Young é um dos maiores nomes da pop art e trabalha, especialmente, com a resignificação de elementos-chaves da cultura popular, utilizando imagens de astros da música e do cinema. As ousadas serigrafias de Russell exploram a natureza da cultura americana e descolorem o excesso e ambição que ajudaram a moldar o sonho americano. Para Russell, “esta série de serigrafias vai de encontro a história americana dos últimos trinta anos, vista através dos meus olhos, o olhar de um estrangeiro nascido no norte da Inglaterra. Uma celebração por vezes brutal dos personagens que enaltecem e castigam, em igual medida, nossa percepção e compreensão do mundo neste século 21”, declara o artista.
A curadoria assinada pela Plataforma91 divide a exposição em salas dedicadas a artistas que são constantes na obra de Russell. “As obras do artista estão divididas em salas temáticas. Uma sala, por exemplo, é dedicada a obras que trazem retratos de Marilyn Monroe, outra sala é dedicada a David Bowie”, diz Houssein Jarouche, que assina a curadoria ao lado de Abidiel Vicente e Julia Morelli, da Plataforma91.
A exposição tem entrada gratuita e ficará aberta até dia 30 de abril.

Sobre a Plataforma91
Uma casa construída em 1911 no bairro paulistano do Bela Vista e tombada pelo IPHAN (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), abriga a Plataforma91, espaço dedicado a exposições e manifestações artísticas, que também atua como editora, estúdio de design, arte e música. Idealizada por Houssein Jarouche (da Micasa e Volume B), a Plataforma91 já acolheu exposições de artistas internacionais, como de Billy Name, fotógrafo que registrou o cotidiano da Factory de 1964 a 1967 – mítico ateliê de Andy Warhol; e do inglês Patrick Thomas. “Ficamos felizes em fazer parte do início a um movimento de revitalização na região do centro. Assim como acontece nas grandes metrópoles do mundo, chegou a hora de São Paulo”, diz Jarouche. Contando com um time de curadores, o espaço realiza, além de exposições de arte, projetos como “Manipresto”, publicação independente e sem fins lucrativos, criada com a premissa de multiplicar informações e conceitos artísticos a partir do olhar de seus editores.
Sobre Russell Young
O Artista britânico estudou fotografia, cinema e design gráfico e ganhou reconhecimento ao fotografar os primeiros anos das bandas Bauhaus, R.E.M e The Smiths. Posteriormente passou a retratar artistas como George Michael, Morrissey, Björk, Bruce Springsteen e Bob Dylan. Por dez anos foi diretor de videoclipes. Em 2000, quando vivia em Nova York, começou dedicar-se à pintura e ficou conhecido por seus trabalhos que exploram celebridades do cinema e da música. Suas exposições percorreram galerias e feiras do mundo todo. (com assessoria de impresa).
“Icons”, por Russell Young @ Plataforma91
Período expositivo: de 2 de abril a 30 de abril
Endereço: Rua Major Diogo, 91 – Bela Vista – São Paulo
Horário de funcionamento: de quarta a sábado das 11h às 18h