O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina celebra o Dia do Arquiteto e Urbanista no dia 12 de dezembro (a data é 15) e um dos destaques da noite é o lançamento da obra do prédio onde será a nova sede da entidade, no Centro de Florianópolis. O evento inicia às 18h com café e às 19h acontece a abertura, em seguida a palestra com o Estúdio 41 Arquitetos, vencedor do projeto. A programação tem ainda a entrega das premiações do Concurso Habitar Legal e da Premiação Acadêmica 2024, e do Prêmio Legado CAU/SC que este ano será para Fernando da Cunha Carneiro, Nelson Saraiva da Silva (in memorium) e Wilson Jesus Cunha Silveira.
INSCRIÇÕES PARA EVENTO DO DIA 12 DE DEZEMBRO
O lançamento do edital para as obras da sede própria está previsto para acontecer ainda neste mês de dezembro marcando o início de um projeto que representa muito mais do que a conquista de um espaço físico. “A construção da sede própria é mais do que uma conquista administrativa; é uma demonstração concreta do papel que a arquitetura e o urbanismo desempenham no desenvolvimento sustentável e na valorização da nossa cultura local. Este é um marco para o CAU/SC e para toda a sociedade catarinense, pois simboliza o compromisso com a excelência e a transparência”, afirma Carlos Alberto Barbosa de Souza, Presidente do CAU/SC.
A construção da sede própria está sendo tratada como prioridade pela atual gestão, com esforços concentrados no lançamento do edital e na aprovação do projeto junto aos órgãos competentes. É importante lembrar que o projeto é continuidade de um processo iniciado em gestões anteriores, especialmente na gestão 2021-2023 em que a arquiteta Patrícia Figueiredo Sarquis Herden, hoje presidente do CAU/BR, presidiu o CAU/SC. Foi em sua gestão que o Conselho consolidou a compra do edifício e lançou o concurso nacional para a escolha do projeto arquitetônico.
Espaço para exercer a arquitetura como manifestação cultural
O projeto do novo edifício é de autoria do Estúdio 41 Arquitetura, de Curitiba, e vencedor do concurso nacional promovido pelo CAU/SC. Concebido para ser um espaço que transcenda as funções administrativas, a sede está localizada em uma área central de Florianópolis, e simboliza modernidade, integração urbana e a identidade cultural catarinense.
O CAU/SC é reconhecido em todo o Brasil por suas iniciativas inovadoras e por sua contribuição ativa na construção de políticas públicas que valorizam os profissionais da área e promovem o bem-estar das cidades. A nova sede será um reflexo desse trabalho, um espaço vivo de debates, encontros e ações que irão fortalecer ainda mais a relação entre o Conselho, os profissionais e a sociedade.
A expectativa é que as obras para a sede própria sejam concluídas até o final de 2026, dentro da atual gestão, coroando um esforço conjunto que atravessa diferentes momentos do CAU/SC. “Queremos que este edifício seja uma referência para a arquitetura e urbanismo em Santa Catarina, um espaço vivo que represente nossa responsabilidade com o presente e o futuro da nossa profissão e do ambiente construído”, reforçou o Presidente.
Sobre o projeto
Um conselho aberto e transparente, que representa, acolhe e espelha a sociedade. Um edifício livre, permeável, aberto em seu espaço público. Lugar de trabalho, mostrando de que forma a arquitetura e o urbanismo podem qualificar a vida das pessoas nos edifícios, na cidade, em nosso cotidiano.
Essa proposta para a nova sede do CAU/SC parte do entendimento de que a sociedade, cada vez mais, quer compreender as instituições públicas de forma transparente e desburocratizada. Nesse sentido, a intervenção sugerida age na qualificação da fachada principal, desenhando plataformas de permanência, incrementando transparências e incentivando permanências. Em essência, é uma estratégia de construção que atua na escala de visibilidade da edificação, promovendo o olhar das pessoas, não só das que trabalham no edifício, mas também dos pedestres que, a partir da calçada, da rua, podem enxergar os espaços de trabalho, reunião e também de descanso dos profissionais.
As plataformas na fachada complementam e ativam os programas internos ao edifício, permitem circular, deslocar-se verticalmente, estar, contemplar, liberando o restante do pavimento para as funções principais da edificação. Para além das questões programáticas, essa espécie de andaime permanente auxilia na organização do canteiro de obras e, na fase de ocupação final, serve, além disso, como elementos de sombreamento da fachada norte, colaborando assim pelo melhor desempenho em termos de conforto e eficiência energética.
No térreo, esse grid, traçado na superfície da envoltória frontal, organiza os fluxos de acesso, separa a parada de veículos e abre o café para a área externa. No primeiro pavimento, expande o Espaço do Arquiteto para olhar a cidade, permitindo também a visibilidade a partir da rua. Nos andares de escritório, as passarelas atendem a necessidade, prevista no programa, de propiciar espaços de encontro e lazer aos funcionários. Já na cobertura, associadas ao terraço, essas plataformas incrementam as possibilidades de ocupar os espaços ao ar livre, especialmente em dias de eventos.
***
Um conselho em constante construção, transparente, aberto e visível a partir do espaço público. Uma instituição que dá suporte à população, garantindo a qualidade do exercício profissional. Arquitetura e urbanismo imaginando espaços coletivos, varanda e calçadas visualmente integradas à cidade, revelando as possibilidades de interface do conselho com a sociedade.