Fernando Bertolini cresceu às margens do rio Taquari e a serra gaúcha, formou-se designer de produto pela Universidade de Caxias do Sul, mas foi com os avós que aprendeu a reconhecer as plantas, a madeira e a manipular a matéria-prima na marcenaria no porão da casa. A sua marca, homônima, nasceu de forma despretensiosa a partir de sua coleção de madeiras e pedras. Fernando acredita na produção manual de design em pequena escala.
Se você ficou curioso, tem oportunidade de conhecer a nova coleção que será apresentada na segunda edição do Nomad Mercado, que acontece de 4 a 6 de maio, em Florianópolis, em um novo local que em breve inaugura na cidade. Trata-se de um imóvel que abrigará a nova sede da Brognoli, o Coworking S7 e o Café Cultura, na Benjamin Constant, próximo ao Hippo Supermercados.
Outra opção é participar da oficina que acontece dia 12 de maio, no Espaço de Arte Árvore da Felicidade. Fernando irá ensinar quem quer produzir seu próprio acessório ou objeto em madeira, sem precisar ter experiência anterior com o material. O designer acompanha todo o processo orientando sobre o uso dos materiais, a melhor forma de trabalhá-los e como fazer os acabamentos finais. No final da oficina os alunos levam tudo o que produziram.
A oficina já passou por espaços como a Escola Malha, no Rio de Janeiro, SESC Ipiranga, São Paulo, Oficina Sapê, Birigui (SP), Casa Musgo, Porto Alegre, Instituto Esfera, Ribeirão Preto, Ateliê Gisele Borges, Joinville, entre outros.
O valor de inscrição para a oficina é de R$ 140 com materiais inclusos, informações pelo e-mail contato.fbertolini@outlook.com
Slow fashion, upcycle design e respeito absoluto pela natureza são as verdades de Fernando Bertolini.