atualização em 13/04/2021
Na próxima quarta-feira, 14 de abril, às 17h, o Museu da Casa Brasileira e a Editora Senac São Paulo promovem um bate papo ao vivo para o lançamento da obra “Processo de Criação em Design Gráfico: Pandemonium”, de Leopoldo Leal. Será pelo Youtube do MCB com a participação de Giancarlo Latorraca (diretor técnico do MCB), Alécio Rossi (Senac) e Leopoldo Leal, autor da obra.
Em Paraíso perdido, de John Milton, Pandemonium é a capital do inferno, local onde todos os demônios se encontram em conselho para discutir seus planos. É também significado de confusão, caos e balbúrdia. Tal metáfora pode ser utilizada para descrever o processo criativo do designer gráfico, cuja mente funciona como um caldeirão fervilhante de informações interligadas em uma rede complexa. Ao contrário do que se imagina, as ideias não surgem de uma inspiração divina ou um pensamento ordenado e previsível. Nascem da prática repetitiva, do esforço e da experimentação, constituídos a partir do repertório particular de cada designer.
Pandemonium é a tese de doutorado de Leopoldo Leal, apresentada em 2019 e que teve como objetivo compreender o processo criativo em design gráfico no qual o acaso e a experimentação estão inseridos. A tese que virou livro pela editara Senac São Paulo (Processo de Criação em Design Gráfico: Pandemonium) recebeu o certificado de excelência tipográfica do Type Directors Club de Nova York em 2020. Antes disso, levou o 1º lugar no Museu da casa Brasileira em 2019 e no mesmo ano foi premiada na 13º Bienal de Design Gráfico ADG.
Processo de criação em 8 fases
Na obra, o autor aborda o estudo do processo de criação em design gráfico a partir das oito fases descritas pelo professor Robert Keith Sawyer: problematização, adquirir conhecimento, coletar informações, incubação, geração de ideias, combinação de ideias, seleção e exteriorização.
Em paralelo, representa cada uma delas com experimentos gráficos ao longo do livro para criar a palavra pandemonium, tendo como referência inspirações e materiais diversos. Também traz diálogo de outros profissionais que discutem os conceitos abordados em design e criação, contribuindo para o contínuo aperfeiçoamento da formação.
Leopoldo enfatiza que um projeto de excelência é fruto de prática constante e não se define em um único momento. “Geralmente, relatos sobre processos criativos acabam se transformando em histórias idealizadas, em que se apresenta somente o momento de iluminação, deixando em segundo plano todos os processos e mecanismos que possivelmente desencadearam uma ideia. O processo de criação não é uma manifestação divina, muito menos linear e burocrático, como uma linha de produção previsível e duplicadora. Trata-se de um desenvolvimento caótico, confuso e de contornos pouco definidos, ou seja, um pandemônio”, afirma o autor do estudo.
Com esse lançamento, a Editora Senac São Paulo visa estimular o conhecimento em sua multiplicidade de formas, entendendo que teoria e prática, improvisações, escolhas conscientes e intuitivas fazem parte do processo criativo e impulsionam o dia a dia do profissional de design.
Sobre Leopoldo Leal
Leopoldo Leal é doutor em design pela FAUUSP. Atua como professor em cursos de graduação e pós-graduação em design. Com mais de vinte anos de experiência, trabalhou como designer na Landor, Interbrand, Futurebrand e Branding. Desenvolveu projetos como a identidade visual do Banco Itaú após a fusão com o Unibanco e a identidade visual do Aeroporto Internacional de São Paulo.
Conquistou importantes prêmios nacionais e internacionais, como o IF Communication Design Award, em 2009, 2015 e 2017. Sua tese Pandemonium obteve o 1º lugar no 33º Prêmio Design MCB (Museu da Casa Brasileira, 2019), na categoria de Trabalhos escritos não publicados. Seu trabalho recebeu o certificado de excelência tipográfica do Type Directors Club de Nova York (2020) e o projeto gráfico foi também selecionado para a 13ª Bienal Brasileira de Design Gráfico (ADG Brasil, 2019). Em 2008, lançou o livro A ilha tipográfica, com o apoio da prefeitura de São Paulo.
Ficha técnica
Processo de Criação em Design Gráfico: Pandemonium
Autora: Leopoldo Leal
Páginas: 282
Editora Senac São Paulo.