• Sobre
  • Contato
  • Envie seu projeto
  • Publicidade
  • Vídeo
  • Podcast
ArqSC
  • Projetos
    • Tudo
    • Projetos SC
    JADERALMEIDA-fofo manoá góis

    JADERALMEIDA inaugura showroom em Nova York

    Amazônia, em Santa Catarina, um dos primeiros projetos da TROOST+PESSOA Architects fora da região amazônica. Reúne as certificações LEED Platinum, WELL Platinum e LEED Zero

    Troost + Pessoa Architects: por uma arquitetura menos genérica

    exposição-marchettibonetti+-foto-fernando willadino

    MarchettiBonetti+ 30 anos: exposição chega a UFSC

    Projeto de Intervenção Sankofa e a Trama da Pequena África_equipePatriciaAKINAGA

    Projeto de requalificação para região histórica do RJ resgata memória negra

    Mostra Artefacto Balneário Camboriú - Granatti Studio. Foto Fabio Jr Severo

    Mostra Artefacto propõe diálogo entre design e arte

    terrace golfe-foto-fabio jr severo

    Golfe inspira ambiente de Fernando Luiz Dal Bosco na CASACOR SC Itapema

    acolhimento-matheus=xavier-foto-fabiojrsevero

    Projeto de Matheus Xavier para CASACOR SC Itapema foca no acolhimento

    casacor sc itapema-entre raizes-foto-fabio-jr severo

    A força das raízes inspira o ambiente de Amanda Rocha na CASACOR SC Itapema

    casacor parana-foto-eduardo-macarios

    Pavilhão Araucária por Cor Arquitetura para CASACOR Paraná

  • Notícias
    • Tudo
    • Arquitetura
    • Urbanismo
    • Interiores
    • Design
    • Arte
    JADERALMEIDA-fofo manoá góis

    JADERALMEIDA inaugura showroom em Nova York

    festival inflamável-foto divulgação

    Cinema experimental em foco no Festival Inflamável

    associação de artistas - Néri e Gelsyr Ruiz Foto Mario Oliveira 2

    Acap 50 anos: livro resgata trajetória da associação de artistas

    exposição o oco da mao,betania silveira

    Artista Betânia Silveira apresenta a exposição “O oco da mão” reunindo 25 anos de produção

    design catarinense-exposição COntti-fotoLumaReimann

    Pensar futuros para o design catarinense

    talk design autoral-contti-foto-Luma Reimann

    Design autoral e exposição de arte marcaram evento na ConTti Home Design

    design catarinense-dw tour BC-foto divulgação

    Futuros em construção no design catarinense

    Marcelo salum-.Mostra Artefacto 2025-foto-marcoantonio

    Marcelo Salum: um ponto fora da mesmice

    T44 DESIGN STUDIO

    2ª Semana Arq Art Design movimenta Florianópolis em outubro

  • Artigos
    Oficina de criatividade Aurora Escola Livre com Luciana Florenzano, ação promovida pelo CAU-SC na Fundação Hermann Hering em Blumenau/SC. Foto acervo Aurora Escola Livre

    O que é uma escola livre de arquitetura

    ainda estou aqui

    O ano é 2025, arquitet@s do futuro, uni-vos!

    colapsos-foto-lucas reitz

    COLAPSO: o esvaziamento ético provoca reflexão sobre os desafios da prática arquitetônica

    REITZ-CasaCor-ArqSC

    CASACOR/SC Florianópolis: Caminhos para experimentações técnicas e inovação?

    arquitetura-luciana-florenzano

    Há um futuro na arquitetura que mora no nosso passado

    REITZ-Fogo-Imagem

    Fogo e Imagem

    Sala Memorial Meyer Filho, Fotografia Jess Pellegrini e Zans

    O futuro é mesmo coletivo e o tempo sempre relativo

    pintura-Clóvis Martins Costa

    “Entre o mergulho e a distância”: a pintura resiste

    Da ilha ao cosmo, exposição revela quem foi o artista Meyer Filho

  • Entrevistas
    Marcelo salum-.Mostra Artefacto 2025-foto-marcoantonio

    Marcelo Salum: um ponto fora da mesmice

    Amazônia, em Santa Catarina, um dos primeiros projetos da TROOST+PESSOA Architects fora da região amazônica. Reúne as certificações LEED Platinum, WELL Platinum e LEED Zero

    Troost + Pessoa Architects: por uma arquitetura menos genérica

    @arqdesterro

    @arqdesterro: o arquivo da demolição em Florianópolis

    tour balneário camboriú-lauro andrade-Crédito Jonatan Fernandez

    “Design é território vivo”: os bastidores e a visão por trás da DW! Tour Balneário Camboriú

    arqsc entrevista

    ArqSC Entrevista integrou programação da Exposição de Design Catarinense

    design-ponto a

    Ana Claudia de Araujo e a habilidade para solucionar problemas na área do design

    balanço de dois-mart-studio-foto-lucas-reitz

    Mart Studio e o exercício do improviso

    artista Ricardo Ramos e Zilda 1 Foto Sérgio Vignes

    Notável artista Ricardo Ramos

    Helena Fretta fachada Foto Acervo Pessoal

    Helena Fretta Galeria de Arte: persistência em 30 anos de mercado

  • Eventos
    • Exposição de Design Catarinense
    • ArqSC conversa
    • Galeria de Fotos
    • Lançamentos anuário ArqSC
  • Colaboradores
  • Anuário
    • Edições on-line
    • Perfil da Revista
    • Anuário: últimas notícias
Sem resultados
Ver todos os resultados
ArqSC
  • Projetos
    • Tudo
    • Projetos SC
    JADERALMEIDA-fofo manoá góis

    JADERALMEIDA inaugura showroom em Nova York

    Amazônia, em Santa Catarina, um dos primeiros projetos da TROOST+PESSOA Architects fora da região amazônica. Reúne as certificações LEED Platinum, WELL Platinum e LEED Zero

    Troost + Pessoa Architects: por uma arquitetura menos genérica

    exposição-marchettibonetti+-foto-fernando willadino

    MarchettiBonetti+ 30 anos: exposição chega a UFSC

    Projeto de Intervenção Sankofa e a Trama da Pequena África_equipePatriciaAKINAGA

    Projeto de requalificação para região histórica do RJ resgata memória negra

    Mostra Artefacto Balneário Camboriú - Granatti Studio. Foto Fabio Jr Severo

    Mostra Artefacto propõe diálogo entre design e arte

    terrace golfe-foto-fabio jr severo

    Golfe inspira ambiente de Fernando Luiz Dal Bosco na CASACOR SC Itapema

    acolhimento-matheus=xavier-foto-fabiojrsevero

    Projeto de Matheus Xavier para CASACOR SC Itapema foca no acolhimento

    casacor sc itapema-entre raizes-foto-fabio-jr severo

    A força das raízes inspira o ambiente de Amanda Rocha na CASACOR SC Itapema

    casacor parana-foto-eduardo-macarios

    Pavilhão Araucária por Cor Arquitetura para CASACOR Paraná

  • Notícias
    • Tudo
    • Arquitetura
    • Urbanismo
    • Interiores
    • Design
    • Arte
    JADERALMEIDA-fofo manoá góis

    JADERALMEIDA inaugura showroom em Nova York

    festival inflamável-foto divulgação

    Cinema experimental em foco no Festival Inflamável

    associação de artistas - Néri e Gelsyr Ruiz Foto Mario Oliveira 2

    Acap 50 anos: livro resgata trajetória da associação de artistas

    exposição o oco da mao,betania silveira

    Artista Betânia Silveira apresenta a exposição “O oco da mão” reunindo 25 anos de produção

    design catarinense-exposição COntti-fotoLumaReimann

    Pensar futuros para o design catarinense

    talk design autoral-contti-foto-Luma Reimann

    Design autoral e exposição de arte marcaram evento na ConTti Home Design

    design catarinense-dw tour BC-foto divulgação

    Futuros em construção no design catarinense

    Marcelo salum-.Mostra Artefacto 2025-foto-marcoantonio

    Marcelo Salum: um ponto fora da mesmice

    T44 DESIGN STUDIO

    2ª Semana Arq Art Design movimenta Florianópolis em outubro

  • Artigos
    Oficina de criatividade Aurora Escola Livre com Luciana Florenzano, ação promovida pelo CAU-SC na Fundação Hermann Hering em Blumenau/SC. Foto acervo Aurora Escola Livre

    O que é uma escola livre de arquitetura

    ainda estou aqui

    O ano é 2025, arquitet@s do futuro, uni-vos!

    colapsos-foto-lucas reitz

    COLAPSO: o esvaziamento ético provoca reflexão sobre os desafios da prática arquitetônica

    REITZ-CasaCor-ArqSC

    CASACOR/SC Florianópolis: Caminhos para experimentações técnicas e inovação?

    arquitetura-luciana-florenzano

    Há um futuro na arquitetura que mora no nosso passado

    REITZ-Fogo-Imagem

    Fogo e Imagem

    Sala Memorial Meyer Filho, Fotografia Jess Pellegrini e Zans

    O futuro é mesmo coletivo e o tempo sempre relativo

    pintura-Clóvis Martins Costa

    “Entre o mergulho e a distância”: a pintura resiste

    Da ilha ao cosmo, exposição revela quem foi o artista Meyer Filho

  • Entrevistas
    Marcelo salum-.Mostra Artefacto 2025-foto-marcoantonio

    Marcelo Salum: um ponto fora da mesmice

    Amazônia, em Santa Catarina, um dos primeiros projetos da TROOST+PESSOA Architects fora da região amazônica. Reúne as certificações LEED Platinum, WELL Platinum e LEED Zero

    Troost + Pessoa Architects: por uma arquitetura menos genérica

    @arqdesterro

    @arqdesterro: o arquivo da demolição em Florianópolis

    tour balneário camboriú-lauro andrade-Crédito Jonatan Fernandez

    “Design é território vivo”: os bastidores e a visão por trás da DW! Tour Balneário Camboriú

    arqsc entrevista

    ArqSC Entrevista integrou programação da Exposição de Design Catarinense

    design-ponto a

    Ana Claudia de Araujo e a habilidade para solucionar problemas na área do design

    balanço de dois-mart-studio-foto-lucas-reitz

    Mart Studio e o exercício do improviso

    artista Ricardo Ramos e Zilda 1 Foto Sérgio Vignes

    Notável artista Ricardo Ramos

    Helena Fretta fachada Foto Acervo Pessoal

    Helena Fretta Galeria de Arte: persistência em 30 anos de mercado

  • Eventos
    • Exposição de Design Catarinense
    • ArqSC conversa
    • Galeria de Fotos
    • Lançamentos anuário ArqSC
  • Colaboradores
  • Anuário
    • Edições on-line
    • Perfil da Revista
    • Anuário: últimas notícias
Sem resultados
Ver todos os resultados
ArqSC
Sem resultados
Ver todos os resultados

Início › Artigos › O futuro é mesmo coletivo e o tempo sempre relativo

O futuro é mesmo coletivo e o tempo sempre relativo

Arquiteta Luciana Florenzano estreia como colaboradora no Portal com texto crítico da exposição PAVIO, que acontece no Memorial Meyer Filho

Por Luciana Florenzano
17 set 2024
em Notícias, Artigos, Arte
Sala Memorial Meyer Filho, Fotografia Jess Pellegrini e Zans

Exposição Pavio no Memorial Meyer Filho. Foto Jess Pellegrini e Zans/Divulgação

CompartilharTweetarEnviar

Ainda estamos, em 2024, discutindo o papel da arte em nossas vidas. Há gente adoecendo a todo instante. As redes sociais nos sugaram até a última gota do egocentrismo. Vivemos a crise da narração. Estamos presos em uma vitrine, cujos manequins estão sempre com roupas novas e brilhantes enquanto seus rostos seguem inanimados. O tempo parou ou somos nós quem paramos? Em contradição, vivemos a velocidade irrefreável do mundo. Saturado. Compromissos, tarefas, produtividade, capitalismo neoliberal, o eu, eu, eu. Muito se fala sobre o ensimesmamento de si. Mas no estado em que estamos, do lado de dentro, tampouco há luz. E o que sobra?

O agora, o recomeço, uma fagulha que queima, que arde, que ilumina. Um início fugaz, mas do qual o fim, se a chama for compartilhada, pode ser infinito. A arte é, por sua natureza, coletiva, comunicativa e colaborativa. Estamos desde as pinturas rupestres buscando tirar algo preso dentro de nós para compartilhar com o outro. Arte é olhar para si e ver além. Mário Pedrosa, crítico brasileiro, se empenhou em descrever uma dimensão social da arte, uma ideia de qualidade sensível e não intelectual de fruição estética que não só sensibiliza o indivíduo, mas promove a consciência coletiva. Para ele, em tempos de crise, a arte salva porque cria novas possibilidades de entendimento do mundo. Percepção individual, consciência coletiva. É exatamente isso que a exposição PAVIO nos mostra.

PAVIO reúne a obra de dez artistas cujos processos artísticos são orientados pela artista e curadora Kamilla Nunes em seu grupo DESVIO. Nele, Kamilla reúne as pessoas em torno de sua fogueira. Ouvir o outro, falar de si, imaginar contextos, falar de arte, conectar informações, experimentar, celebrar. Em DESVIO o tempo opera diferente. Kamilla o mantém em suspensão enquanto a vida lá fora corre linear. Compromissos, tarefas, produtividade, capitalismo neoliberal, o eu, eu, eu. PAVIO, a exposição do grupo DESVIO, nos lembra do nós.

Montada na sala expositiva do Memorial Meyer Filho, no centro da cidade de Florianópolis, a expografia de PAVIO revela um pouco do processo do próprio grupo, que opera por contraste e semelhança. Ao entrar no espaço vemos à direita a obra Metafluxo, de Andrei Detoni, uma escultura imponente em argila, cuja materialidade demonstra como um material sensível e moldável é capaz de transferir força, unidade e inteireza. Do lado oposto está Segundo sol, de Adriane Kirst, uma escultura cinética cuja ideia do todo se estabelece a partir de partes que, ao se movimentarem, se multiplicam, criando reflexos em constante mutação. Juntas, as duas obras demonstram que o mundo opera por contradição.

Contradição que revela o modo como a nossa existência ocorre: se sozinhos começamos jornadas, ao longo dos caminhos, nos juntamos. Ao realizar o percurso expográfico de PAVIO, vemos obras que dançam sozinhas seus movimentos, como Linhas que dançam e Bailarina, de Camila Saavedra, cujos fios de cobre evidenciam que mesmo um material tido como nobre está sujeito às nossas manipulações. Somos nós que damos forma à matéria enquanto ela opera sobre nós. Ao fim do processo, o resultado é colaborativo, da matéria e do corpo, do eu e do outro.

Urros de Celaine Refosco, Fotografia Jess Pellegrini e Zans (933x1400)
Urros de Celaine Refosco

E nesse processo, Umberto Eco nos lembra, as obras ficam abertas e sujeitas à percepção do outro. É por isso que somos capazes de ver um coração em Língua, de Adriane Kirst, cuja beleza reverbera pela sua sensibilidade e delicadeza, algo que remete tanto ao nosso paladar quanto ao órgão que bate dentro do peito. É como se a partir das nossas vivências anteriores e da nossa memória, o cérebro decidisse que formato identificar. Nossa maneira de ver acontece a partir das experiências, tramas e dados que nos compõem, como bem demonstra Desfragmentação, de Sara Ramos, obra que reforça a possibilidade de tomada de decisão entre o querer lembrar e o querer esquecer, decidindo por fim o que e quem queremos ser.

E nessa decisão, importa tanto o espaço do lado de fora quanto aquele que somos capazes de criar internamente, abrindo lugar para novas experiências. E novos recortes de vida. PAVIO, contida em uma sala de poucos metros quadrados, tem a capacidade de nos lembrar de caminhos, jornadas e tempos distintos. Recortes de vida que pautam nossa existência. Afinal, tudo são recortes, como a obra Urros, de Celaine Refosco, nos mostra. Pedaços de corpos humanos e pedaços de artefatos. Pedaços, pedaços, pedaços, que ao se unirem fazem a mágica de PAVIO acontecer: processos que começam sozinhos se encontram com outros para exibir a potência da coletividade. Seja para nos narrar, seja para nos descobrir, as obras dos artistas em PAVIO revelam caminhos individuais e ao mesmo tempo, coletivos.

Se cada artista tem seu tempo, Kamilla é capaz de capturá-lo, dando unidade ao conjunto. O tempo é mesmo relativo, como na obra Calendário, de Katia Véras. As formas de medi-lo podem variar. Tudo são composições, como evidencia Horizontes móveis, de Adriane Kirst, e formatos que se podem moldar, é só olhar para Serpentiformes, de Ilca Barcellos. Em qualquer das possibilidades nem tudo que parece ser uma coisa, o é. Mas é aí que vem a beleza da arte, sua capacidade de carregar simbolismos, de ser o que precisamos que ela seja, como em Cornucópia, de Mary Akemi, escultura cujas curvas remetem tanto a uma fragilidade quanto suas extremidades pontiagudas remetem ao que fere. Depende do que queremos. A contradição é sempre uma constante.

E se a vida opera por fases, os ciclos só existem se forem renovados. Afinal, algumas partes não fazem sentido sem um todo, como em Exin, de Anamaria Bruggemann, que mostra que em um conjunto, cada parte assume um movimento próprio que comunica a partir da ideia de todo. PAVIO nos lembra de que somos seres contraditórios e híbridos, vivemos o real, o tempo presente e o tempo virtual. A vida é esse eterno transitar, olhar para si e para o outro. Nesse processo, vemos que as versões do eu podem ser diferentes. Podemos ser mais de um, sendo ainda um todo coerente, como na obra Anastomosados, de Ilca Barcellos.

Desfragmentacao de Sara Ramos, Fotografia Jess Pellegrini e Zans (1400x933)
Desfragmentacao de Sara Ramos
Exin de Anamaria Bruggemann, Fotografia Jess Pellegrini e Zans (934x1400)
Exin de Anamaria Bruggemann

Chegamos ao fim. Nele, de novo, olhamos para nós mesmos. No fim do percurso expográfico de PAVIO, Hiato, de Sandro Clemes, evidencia que o tempo é sempre relativo. Ser cronológico é apenas uma de suas possibilidades. Viver a suspensão do tempo em uma experiência de coma é como viver um presente estando ausente. Algo real nos dias de hoje. Mas se estamos doentes, ou em uma eterna crise, a arte ainda é capaz de nos salvar. Hiato fecha um ciclo em PAVIO. O eu, o outro, o nós. Em qualquer das opções, o clichê é real: é preciso sair de si para se encontrar no outro.

 

PAVIO

Visitação de 13 de setembro a 04 de outubro

Funcionamento: de segunda a sexta, das 12h às 18h

Endereço: Memorial Meyer Filho, Praça XV de Novembro, 180, Centro, Florianópolis

Fotografia Jess Pellegrini e Zans (arq.verso)

Tags: arteexposiçãoMemorial Meyer FilhoPavio
CompartilharTweetarEnviar

Matérias Relacionadas

JADERALMEIDA-fofo manoá góis
Projetos SC

JADERALMEIDA inaugura showroom em Nova York

festival inflamável-foto divulgação
Notícias

Cinema experimental em foco no Festival Inflamável

associação de artistas - Néri e Gelsyr Ruiz Foto Mario Oliveira 2
Notícias

Acap 50 anos: livro resgata trajetória da associação de artistas

Siga o ArqSC
Instagram Facebook-f Youtube Pinterest
Ouça o podcast arqsc
Spotify Apple Podcast Deezer Google
ArqSC NEWS
Assine nossa newsletter

© 2025 ArqSC – Portal de Arquitetura, Interiores, Design e Arte de Santa Catarina – Todos os Direitos Reservados.

  • Sobre
  • Contato
  • Envie seu projeto
  • Publicidade
  • Vídeo
  • Podcast
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Projetos
  • Notícias
  • Artigos
  • Entrevistas
  • Eventos
    • Exposição de Design Catarinense
    • ArqSC conversa
    • Galeria de Fotos
    • Lançamentos anuário ArqSC
  • Colaboradores
  • Anuário
    • Edições on-line
    • Perfil da Revista
    • Anuário: últimas notícias

© 2025 ArqSC - Portal de Arquitetura, Interiores, Design e Arte de Santa Catarina - Todos os Direitos Reservados.

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.ACEITAR