A exposição “O eterno rio que corre” é fruto da interação entre uma seleção de trabalhos de um dos ícones da fotografia no Brasil, Araquém Alcântara com uma seleção inédita de mobiliário da NOS Furniture. Guilherme Torres, que assina tanto a direção artística da marca, como a curadoria da exposição, procurou encontrar um novo prisma para apresentar os registros de Araquém – “caminhamos pelos constantes ciclos de morte e renascimento, mas de forma de celebrar o poder supremo da natureza de se renovar”, diz o arquiteto.
Através desse viés, torna-se óbvio a necessidade do homem de se adaptar ao meio ambiente e de encontrar cada vez mais soluções sustentáveis. Este é o DNA da Neobambu, empresa que oferece o bambu como solução renovável e de baixo impacto ambiental no lugar da madeira.
Neobambu
Showroom: Al Gabriel Monteiro da Silva, 1280 – Jd. América
10 a 13 de agosto
Quarta a sexta: 10 às 19hs | sábado: 10 às 14hs
Sobre Araquém Alcântara
Araquém Alcântara, 65 anos, é apontado pelos críticos como um dos precursores da fotografia de natureza no Brasil e um dos mais importantes fotógrafos em atuação no país. Desde 1970, dedica-se integralmente à documentação da natureza e do povo brasileiro. Priorizando a fotografia como expressão plástica e instrumento de transformação social, Araquém Alcântara é, hoje, um dos mais importantes artistas em defesa do patrimônio natural do país.
Sobre NOS Furniture
A mais original das marcas brasileiras, a NOS Furniture, apresenta coleções carregadas de personalidade e sem nenhum folclore carimbado em seu DNA. A companhia produz itens valendo-se da identidade brasileira sem alegorias ufanistas num mobiliário de grande apelo visual e forte acento urbano. A NOS Furniture é a tradução de um Brasil chic, moderno e multicultural.
Sobre NEOBAMBU
Há 10 anos a Neobambu trabalha para que toda a madeira utilizada na arquitetura e no design de interiores não saia de nossas florestas, mas de uma fonte rapidamente renovável, o bambu. Impulsionados pela demanda de projetos que visam inovação tecnológica e estética a empresa desenvolve constantemente novos materiais e superfícies, oferecendo ao mercado nacional de revestimentos materiais versáteis, naturais e modernos.
Sobre Guilherme Torres
Com traços originais que passeiam das linhas de Barragan e Mies van der Rohe ao melhor dos contornos modernos brasileiros, como Vilanova Artigas, Guilherme Torres construiu um portfólio consistente que o colocou entre os mais expressivos criadores de sua geração. Um dos diferenciais de sua obra são o equilíbrio entre o rigor concretista do traço e a customização única dos interiores, ergonômicos e acolhedores, com forte acento autoral, notas lúdicas de seu imaginário pop e sui generis. Um compasso vibrante e à frente de seu tempo. (com assessoria de imprensa)