O Dia Mundial da Criatividade 2025 – World Creativity Day, um dos maiores festivais de criatividade do mundo, acontece entre os dias 21 e 23 de abril em Florianópolis e em mais de 100 cidades pelo mundo. Na Capital, a artista têxtil, designer e ambientalista Nara Guichon é destaque na programação e participa de mesa redonda com o tema “Arte, Criatividade e a Jornada da Artista”, no dia 21, no Boulevard 14/21, no Floripa Airport. Nesta conversa inspiradora, ela compartilhará as camadas de sua trajetória criativa, que entrelaça arte, natureza e propósito.
Com décadas de atuação entre fios, tecidos e florestas, sua fala atravessa temas como a reconexão com os saberes ancestrais, a potência do fazer com as mãos, o respeito ao tempo natural das criações e a beleza que nasce do reaproveitamento e do cuidado com o planeta. Uma oportunidade rara de escutar uma artista cuja obra é viva, silenciosa e profundamente tocante.
Dezenas de palestras, workshops, mostras, painéis, apresentações musicais e experiências interativas, todas gratuitas, marcam a programação que celebra o Dia Mundial da Criatividade 2025 – World Creativity Day em Florianópolis. Em quatro diferentes pontos da cidade, profissionais, empreendedores, educadores, estudantes e agentes culturais vão se reunir para debater como a troca de conhecimentos e experiências entre diferentes gerações pode impulsionar a criatividade. A programação completa está disponível no site do evento, onde o público pode fazer a inscrição gratuita. Haverá ainda atividades no Soho Centro de Inovação Tecnológica, no Square SC e na UFSC.
Em Florianópolis, a edição desse ano é organizada pela BPART e pela Ousaria Negócios, empresas com atuação em projetos de inovação, metodologias colaborativas e desenvolvimento de ecossistemas criativos. A All Press Comunicação é parceira do evento.
Sobre Nara Guichon
Nascida em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, em 1955, Nara Guichon foi influenciada pelos costumes locais, “onde invernos rigorosos eram aquecidos pelo fogão à lenha e pelas mãos habilidosas de minhas avós e tias, que trabalhavam com as finas lãs gaúchas e uruguaias”. Aos seis anos, já fazia roupas em tricô para suas bonecas e passou a desenvolver mais habilidades no trabalho com lã, sob a orientação de mestras na escola. Na adolescência, se conectou com outro aspecto marcante de seu trabalho, desenvolvendo uma conexão profunda com o mundo natural, que influencia toda sua obra até hoje.
Nara vive em Florianópolis desde 1983, onde construiu uma trajetória marcada pela valorização dos saberes artesanais, pela sustentabilidade e pelo respeito profundo à natureza. Com um trabalho que une tricô, crochê, bordado e tear ao reaproveitamento de materiais, Nara inspira um consumo mais ético e consciente. Atuante em projetos de recuperação da Mata Atlântica, a artista é premiada nacional e internacionalmente por sua contribuição à moda e ao design sustentáveis. Desde 2017 dedica-se integralmente à produção artística, criando obras que evocam o bioma e a alma do nosso tempo.
MAIS SOBRE A ARTISTA NARA GUICHON
Fonte: assessoria de imprensa