Pela segunda vez consecutiva o Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS-SC) receberá a Strangloscope – mostra internacional de áudio, vídeo, filme e performance experimental, que este ano também oferecerá projeções de filmes e workshop no Cinema do CIC, ambos os espaços localizados no Centro Integrado de Cultura e administrados pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), órgão vinculado à Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte (SOL).
15 de abril – sexta-feira:
18h
Abertura da 8a edição da Strangloscope- Feminino Além do Gênero
Projeção externa do videoclipe Sonhos, de Gabraz Sanna
18h30
Abertura da exposição no MIS-SC, com instalações audiovisuais e exibição dos Panoramas. Sob curadoria do Duo Strangloscope, serão apresentados três programas diferentes, em loop, nas três telas fixadas no salão principal do MIS:
Panorama 1
Azil (Asylum) – Marko Milicevic 2015 I Sérvia I
Beforethe Portrait – Karissa Hahn- 2012 | EUA|
Orgasmatique, Dramatique, Horror – Melissa Bruno- 2010 | EUA |
Origendel Mundo – Rrose Present – 2015 | Espanha |
Primeiro Assédio – Marcelo Tabach – 2015 | Brasil |
Via Láctea – Xisela Franco
Panorama 2
Action Painting No. 1 / No. 2 – Krefer& Turca – 2014 | Brasil |
The Waltz – Maria Felix Korporal – 2010 I Itália I
Sexo frágil?! – Júlia Franz
Orwo Foma – Lia Letícia & Karem Black
Mundo – Karina Zen – 2013 | Brasil |
Pearl Pistols – Kelly Gallagher
Barbie French Revolución – Azucena Losana y Sebastián Martinez Toro – 2015 | Argentina
Panorama 3:
The Uninvited – Laura Focarazzo – 2015 I Argentina
Metamor (PH)- Eleonora Manca
Onbeingan Angel – Monika K. Adler – 2014 | Inglaterra |
Inside – Red Bind – Gilivanka Kedzior & Barbara Friedman – 2013 | França |
The Road to Kalmar – Margaret Rorison – 2015 | EUA, Suécia |
De Dentro para Fora – Lívia Sá – 2015 | Brasil/EUA|
M ΛƬƲ L LΛ – Sonia Laura – 2015 | Itália
Instalação Escape – Duo Strangloscope
Escultura visual formada por uma rede trançada por fios de barbante, materiais dispostos entre os fios que refletem e/ou absorvem a luz das imagens projetadas, que serão vídeos pré-gravados do Duo Strangloscope, especialmente para a montagem desta instalação.
Instalação In Transit – Duo Strangloscope
A cada dia a instalação se transformará para receber projeções e interatividade performática.
19h30
No MIS-SC:
Performance Para Além Das Gaiolas, de Daniele Viola
É um solo performático que dialoga com questões de liberdade e prisões, pré-conceitos sociais, (des)igualdades de gênero entre outras inquietações.
20h30
No Cinema do CIC:
Pré-estreia do longa-metragem experimental Interlúdio, com exibição dos curtas-metragens Ruína e Digitaria abrindo a sessão, todos do diretor Gabraz Sanna, que participará de debates após as projeções.
Além do diretor, a mesa de debate será composta pela Profa. Dra. Ramayana Lira Unisul), Profa. Dra. Clelia Mello (UFSC) e Duo Strangloscope.
Sobre o diretor Gabraz Sanna – Gabraz é um artista visual com forte inclinação ao cinema experimental. Trabalhou em dezenas de projetos entre cinema e artes plásticas nos mais diversos formatos, alternando e por vezes acumulando as funções de roteirista, diretor, fotógrafo e montador. Em 2006, estabeleceu uma parceria com a escritora e psicanalista Lucia Castello Branco para a realização de uma série de filmes com alguns sujeitos singulares da literatura em língua portuguesa. Então nasceu a trilogia ‘Absolutamente sós’, entre encontros com Manoel de Barros, Llansol e Bethânia. Recentemente lançou o curta ‘We are Dreamers!’, parte do novo filme-disco dos Tindersticks comissionado pelo Clermont Ferrand Intenational Film Festival e também Ruína, que estreou na Berlinale em 2016. Há sete anos é curador da Mostra do Filme Livre, um dos principais festivais de cinema independente do país.
23h
No MIS-SC:
Festa de abertura com os DJs Cris Clasen & Calvin Treze
16 de abril – sábado:
16h
Abertura do MIS para visitação da exposição com as sessões Panorama e as Instalações do Duo Strangloscope
Instalação In Transit, do Duo Strangloscope
No dia 16 de abril, a instalação exibirá a projeção em loop de: The Waltz – Maria Felix Korporal – 2010 I Itália
Lançamento do livro Cinema Explícito – do prof. Dr. Rodrigo Gerace
Um dos mais completos estudos em língua portuguesa sobre as representações cinematográficas do sexo, dos stagfilms no cinema mudo às vanguardas artísticas, das pornografias alternativas ao mainstream, a estilização do sexo no cinema de autor que politizou e escandalizou o desejo por meio de narrativas ora transgressoras e libertárias, ora confinadas em discursos normativos sobre sexo. Haverá venda de livro e o autor estará presente para sessão de autógrafos.
17h30 às 19h
No Cinema Do CIC:
Sessão de curtas-metragens experimentais da diretora Cris Miranda e depois haverá debate. Além da diretora a mesa de debate será composta pelo prof. Dr. Rodrigo Garcez e Duo Strangloscope.
Curtas:
Contraponto (3 min) – Sinopse: Uma síntese entre duas experiências temporais opostas. Meditações sobre a tirania e a volatilidade do tempo.
Vermelha é a luz do freio (6min44seg)- Sinopse: Pequenos gestos de uma longa despedida (2013).
Maçã com sabor de gasolina (12min57seg) – Sinopse: não se pode esconder a alma (2012)
Para limpar lágrimas, Paulo Leminski (10min07seg) – Sinopse: a poesia de Paulo Leminski do ponto de vista de quem vê de dentro de um diamante, uma orquestração de relâmpagos, um poema de amor (2008).
Sobre a diretora Cris Miranda – Artista visual, nascida no Rio de Janeiro, realizou diversos filmes experimentais exibidos em Festivais Internacionais de Cinema no Brasil, França, Espanha, EUA, Austrália, Argentina, México e Colômbia. Foi curadora da Mostra do Filme, no Rio de Janeiro, no ano de 2013, das sessões de filmes experimentais do Festival Cine Música, em Conservatória, em 2013 e 2012, júri do Festival International Signes de Nuit, em Paris, em 2013 e curadora/organizadora da Mostra de filmes experimentais Brasil França, Cinema e Poesia uma navegação entre névoas e sonhos, realizada na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – MAM/RJ, em 2013. Em 2015 organizou a primeira edição do DOBRA Festival Internacional de Cinema Experimental, primeiro festival de cinema especialmente voltado para a exibição de filmes experimentais e obras fílmicas expandidas da cidade do Rio de Janeiro. É professora do curso de Fotografia e Cinema da Universidade Estácio de Sá e aluna do doutorado no Programa de Pós Graduação do Instituto de Artes da UERJ, com pesquisa voltada para o cinema experimental e a memória da cidade do Rio de Janeiro.
19h
No MIS-SC:
Performance Cine Expandido, de Cris Miranda
19h30
Projeção externa de Jedina – Pani Pawlosky – 2015 | Polônia
20h às 21h30
No MIS-SC:
Programa Sessão Strangloscope 1:
Broken Tongue / Mónica Savirón
O Bloqueio / Isabel Cordovil
E215 / Scott Willis
Pulling Up Roots / Cecelia Condit
Room Thoughts / Evelin Stermitz.
Anywhere But Here / Shubhangi Singh
Occidente / Ana Vaz
Vis a Vis / Abigail Child
From Ally To Accomplance / Kelly Gallagher
Total: 87 minutos de exibição
21h30
No MIS-SC:
Performance Unknelson, de Andre Arieta
Envolve música, literatura e vídeo em tempo real: três performers se revezam entre leituras e escrita de textos e produção de ruídos com um rádio fora de sintonia, um aparelho de ultrassom, e uma guitarra e baixo tocados de forma percussiva. Com outras duas guitarras os performers tocam canções em alguns momentos.
22h
No MIS-SC:
Jam session
Com a banda performática de Andre Arieta e convidados. Para esta sessão todos estão convidados a levar instrumentos, pois o palco estará aberto para quem desejar tocar.
17 de abril – domingo:
15h
No MIS
A instalação In Transit apresentará com projeção em loop do filme: Jedina – Pani Pawlosky – 2015 | Polônia
16h às 20h
NO Cinema do CIC:
Workshop Cine Obscenidades – O sexo cinematográfico, com o prof. Dr. Rodrigo Gerace (SP) – público alvo: estudantes de cinema, artistas audiovisual
Consiste em 4 horas/aula com projeção de imagens e trechos de filmes.
Apresentará o panorama crítico das representações cinematográficas do sexo, do período silencioso às experimentações estéticas em torno do corpo e do desejo nas vanguardas artísticas e no cinema underground. O curso faz uma leitura ideológica e política sobre a abordagem do sexo, ancorado em Michel Foucault, desde as pioneiras cenas de nudez e beijos no “cinema de atrações”, passando pelos stagfilms (erotismo explícito no início do século XX) e pelas imagens codificadas do sexo no cinema experimental. O principal objetivo é revelar o arquivo histórico deste “primeiro cinema” em filmes raros e transgressores, questionando reflexões sobre erotismo, pornografia e obscenidade.
Sobre Rodrigo Gerace – formado em Sociologia (UNESP), com mestrado e doutorado em Cinema (UFMG e Universidade Nova de Lisboa). Pesquisador, crítico e professor de cinema, concebeu a Mostra Cine Privê – O Erotismo no Cinema. Autor da dissertação O cinema de Lars von Trier: dogmatismo e subversão (2006) e da tese Cinema-explícito: representações cinematográficas do sexo (2011), recém lançada em livro pela Editora Perspectiva e Edições SESC (SP).
20h
No MIS:
Projeção na instalação In Transit de: Losingthe thread, de Vivian Ostrovsky. Em seguida projeção de fotos Memórias de Vestir, de Analu Prestes, e convite para performance do público dentro da instalação
20h30 às 22h
No MIS:
Programa Sessão Strangloscope 2:
Simple Work Out / Natasha Papadopoulou
Letters From Mom/Asiadér
Calendar Girls/Lisa Birke
Corium/Clelia Mello
What Beauty Feels Like/Feniakotsopoulou
De Repente Barbara/Antoine Guerreiro Do Divino Amor
La Grande Safae/Randamaroufi
Fucking Him/Adrian Garcia Gomez & C.O. Moed
Her Silent Seaming/Nazlidinçel
Stick It/Stefan Ramírez Pérez
All That Is Left Unsaid/Michele Pearson Clarke
Cut Out/Gulisilberstein
Behind The Torch Light/Emily Drummer
Total do tempo de projeção: 82 minutos
22h
No MIS:
Performance de encerramento do evento na instalação In Transit
Blua Discórdia, de Venuše a Vánek
Esta performance visita Botticelli em performance solo usando o elemento presente do acústico som do contrabaixo em livre improviso, em contraponto a manifestações digitais do Tcheco Sintetizador granular Micro Granny (Bastl Instruments) reproduzindo em repetição e retroalimentação dos ares de seu pulmão.
Fonte: Assessoria de Comunicação FCC