A prefeitura inaugurou em junho, na Cidade do México, o Via Verde, um projeto para ajudar a combater as ilhas de calor e reduzir as doenças respiratórias causadas pela má qualidade do ar, problemas frequentes na capital mexicana.
A ideia é instalar mais de 60.000 m2 de jardins verticais pelas mais de 1.000 colunas do segundo piso do anel Periférico num trecho de quase 30 Km de vias, tornando-se até então o maior projeto de naturação urbana do planeta.
A naturação urbana é o processo de criar biótopos no meio da cidade, conectados por corredores verdes a fim de trazer benefícios ecológicos para o meio urbano.
As principais modificações acontecem no microclima da região naturada: redução da temperatura média pela absorção do calor, armazenagem de água da chuva, redução da poluição pela filtragem do ar. Outro benefício é o aumento das interações ecológicas.
Segundo uma petição online do projeto Via Verde, 6 em cada 10 habitantes da Cidade do México apresentam algum tipo de doença respiratória devido às más condições do ar.
O projeto filtrará mais de 27.000 toneladas de gases tóxicos, fixará mais de 5 toneladas de poeira suspensa e processará mais de 10 toneladas de metais pesados anualmente.
Conheça melhor o projeto: Via Verde
Fonte: LabVerde