Com um jogo de montar, as estações para abastecimento de veículos híbridos e elétricos estão sendo desenvolvidos com peças de encaixe. Toda a estrutura dos eletropostos vai se encaixando até formar a estação de recarga, que pode ter diferentes tamanhos e formatos, com possibilidades diversas de montagem.
À frente do projeto está o escritório Marchetti Bonetti, que desenvolveu o sistema modular para facilitar a aplicação do projeto. “O desenho já está pronto e pode ser ajustado em qualquer situação. Basta fazer a encomenda das peças necessárias e montar”, explica o arquiteto Giovani Bonetti. É possível, por exemplo, instalar apenas o totem de recarga no piso, ou, então, acrescentar paredes de fechamento e adicionar uma área de teto, com iluminação apropriada. O processo de montagem é manual e pode ser feito por qualquer pessoa, seguindo as orientações do guia do usuário.
O projeto do Marchetti Bonetti partiu das boas práticas – são utilizados materiais de reuso e tintas com menos dióxido de titânio – e a ideia de projetar de forma coerente com a proposta dos veículos de menor impacto ao meio-ambiente. O sistema gera pouco resíduo e entulho de obra, evitando o desperdício de materiais de construção.
Foi utilizada a metodologia do design thinking durante todo o processo de criação do projeto arquitetônico – uma abordagem que propõe soluções a partir da observação das necessidades, desejos e limitações dos consumidores em detrimento do pensamento analítico, das pesquisas teóricas, das suposições e das hipóteses. O trabalho é conduzido de maneira coletiva e colaborativa, conectando os envolvidos na cadeia de produção do projeto para fazer o levantamento de informações. Por meio de oficinas, o grupo chegou ao diagnóstico das necessidades do cliente e ao desenvolvimento do projeto. “Pudemos entender, como grupo, o que eles esperavam em relação à questão estética, ao processo de montagem, às referências que tinham em mente e o volume de estruturas ao longo do tempo”, explica Bonetti. Foi com base nesse processo que a ideia de se criar uma estrutura baseada em peças de montagem ganhou vida, tendo como referência o modelo arquitetônico dinamarquês.
Demanda de crescimento
A escolha por este modelo construtivo dividido por peças também é o caminho para acompanhar uma demanda em constante crescimento. Os eletropostos são uma tendência urbana cada vez mais necessária em razão do aumento da frota de carros híbridos e elétricos. Só no primeiro semestre deste ano foram vendidos mais veículos híbridos e elétricos do que em todo o ano passado no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE).
Em Santa Catarina, os eletropostos não existiam até 2019. A instalação de novos eletropostos só passou a se intensificar em 2021, quando a procura por carros elétricos disparou. A WeCharge surgiu neste cenário, a empresa é um braço do Grupo Dimas, que, atualmente, é representante exclusivo da Volvo no Estado, marca pioneira na eletrificação e líder do ranking de carros elétricos no país.
Fonte: com assessoria de imprensa.