• Sobre
  • Contato
  • Envie seu projeto
  • Publicidade
  • Vídeo
  • Podcast
ArqSC
  • Projetos
    • Tudo
    • Projetos SC
    Amazônia, em Santa Catarina, um dos primeiros projetos da TROOST+PESSOA Architects fora da região amazônica. Reúne as certificações LEED Platinum, WELL Platinum e LEED Zero

    Troost + Pessoa Architects: por uma arquitetura menos genérica

    exposição-marchettibonetti+-foto-fernando willadino

    MarchettiBonetti+ 30 anos: exposição chega a UFSC

    Projeto de Intervenção Sankofa e a Trama da Pequena África_equipePatriciaAKINAGA

    Projeto de requalificação para região histórica do RJ resgata memória negra

    Mostra Artefacto Balneário Camboriú - Granatti Studio. Foto Fabio Jr Severo

    Mostra Artefacto propõe diálogo entre design e arte

    terrace golfe-foto-fabio jr severo

    Golfe inspira ambiente de Fernando Luiz Dal Bosco na CASACOR SC Itapema

    acolhimento-matheus=xavier-foto-fabiojrsevero

    Projeto de Matheus Xavier para CASACOR SC Itapema foca no acolhimento

    casacor sc itapema-entre raizes-foto-fabio-jr severo

    A força das raízes inspira o ambiente de Amanda Rocha na CASACOR SC Itapema

    casacor parana-foto-eduardo-macarios

    Pavilhão Araucária por Cor Arquitetura para CASACOR Paraná

    projeto-Woho Arquitetura-foto-mariana-boro

    Projeto do Woho Arquitetura muda layout e transforma apartamento em refúgio da família

  • Notícias
    • Tudo
    • Arquitetura
    • Urbanismo
    • Interiores
    • Design
    • Arte
    Marcelo salum-.Mostra Artefacto 2025-foto-marcoantonio

    Marcelo Salum: um ponto fora da mesmice

    T44 DESIGN STUDIO

    2ª Semana Arq Art Design movimenta Florianópolis em outubro

    Oficina do amanhã -octaedro-2024-

    Encontro de gerações na CASACOR SC | Florianópolis 2025

    concurso de fotografia-Rodoviária de Florianópolis. Foto Ronaldo Azambuja

    Concurso de Fotografia lançado pelo CAU/SC tem inscrições abertas até outubro

    Desterro 1, de Almir Reis - Reprodução @mariooliveirafotografia

    Acap 50 anos: exposição faz homenagem aos fundadores

    trilha sonora-exposição de design-pedro-leite-foto-soninha vill

    Pedro Leite assina trilha sonora especial da Exposição de Design Catarinense

    bell'arte-sofa-jurua

    Novos materiais nos lançamentos da Coleção Sensus da catarinense Bell’Arte

    exposição-marchettibonetti+-foto-fernando willadino

    MarchettiBonetti+ 30 anos: exposição chega a UFSC

    2º Seminário Internacional de Neurociências e Arquitetura discutirá desafios contemporâneos

  • Artigos
    Oficina de criatividade Aurora Escola Livre com Luciana Florenzano, ação promovida pelo CAU-SC na Fundação Hermann Hering em Blumenau/SC. Foto acervo Aurora Escola Livre

    O que é uma escola livre de arquitetura

    ainda estou aqui

    O ano é 2025, arquitet@s do futuro, uni-vos!

    colapsos-foto-lucas reitz

    COLAPSO: o esvaziamento ético provoca reflexão sobre os desafios da prática arquitetônica

    REITZ-CasaCor-ArqSC

    CASACOR/SC Florianópolis: Caminhos para experimentações técnicas e inovação?

    arquitetura-luciana-florenzano

    Há um futuro na arquitetura que mora no nosso passado

    REITZ-Fogo-Imagem

    Fogo e Imagem

    Sala Memorial Meyer Filho, Fotografia Jess Pellegrini e Zans

    O futuro é mesmo coletivo e o tempo sempre relativo

    pintura-Clóvis Martins Costa

    “Entre o mergulho e a distância”: a pintura resiste

    Da ilha ao cosmo, exposição revela quem foi o artista Meyer Filho

  • Entrevistas
    Marcelo salum-.Mostra Artefacto 2025-foto-marcoantonio

    Marcelo Salum: um ponto fora da mesmice

    Amazônia, em Santa Catarina, um dos primeiros projetos da TROOST+PESSOA Architects fora da região amazônica. Reúne as certificações LEED Platinum, WELL Platinum e LEED Zero

    Troost + Pessoa Architects: por uma arquitetura menos genérica

    @arqdesterro

    @arqdesterro: o arquivo da demolição em Florianópolis

    tour balneário camboriú-lauro andrade-Crédito Jonatan Fernandez

    “Design é território vivo”: os bastidores e a visão por trás da DW! Tour Balneário Camboriú

    arqsc entrevista

    ArqSC Entrevista integrou programação da Exposição de Design Catarinense

    design-ponto a

    Ana Claudia de Araujo e a habilidade para solucionar problemas na área do design

    balanço de dois-mart-studio-foto-lucas-reitz

    Mart Studio e o exercício do improviso

    artista Ricardo Ramos e Zilda 1 Foto Sérgio Vignes

    Notável artista Ricardo Ramos

    Helena Fretta fachada Foto Acervo Pessoal

    Helena Fretta Galeria de Arte: persistência em 30 anos de mercado

  • Eventos
    • Exposição de Design Catarinense
    • ArqSC conversa
    • Galeria de Fotos
    • Lançamentos anuário ArqSC
  • Colaboradores
  • Anuário
    • Edições on-line
    • Perfil da Revista
    • Anuário: últimas notícias
Sem resultados
Ver todos os resultados
ArqSC
  • Projetos
    • Tudo
    • Projetos SC
    Amazônia, em Santa Catarina, um dos primeiros projetos da TROOST+PESSOA Architects fora da região amazônica. Reúne as certificações LEED Platinum, WELL Platinum e LEED Zero

    Troost + Pessoa Architects: por uma arquitetura menos genérica

    exposição-marchettibonetti+-foto-fernando willadino

    MarchettiBonetti+ 30 anos: exposição chega a UFSC

    Projeto de Intervenção Sankofa e a Trama da Pequena África_equipePatriciaAKINAGA

    Projeto de requalificação para região histórica do RJ resgata memória negra

    Mostra Artefacto Balneário Camboriú - Granatti Studio. Foto Fabio Jr Severo

    Mostra Artefacto propõe diálogo entre design e arte

    terrace golfe-foto-fabio jr severo

    Golfe inspira ambiente de Fernando Luiz Dal Bosco na CASACOR SC Itapema

    acolhimento-matheus=xavier-foto-fabiojrsevero

    Projeto de Matheus Xavier para CASACOR SC Itapema foca no acolhimento

    casacor sc itapema-entre raizes-foto-fabio-jr severo

    A força das raízes inspira o ambiente de Amanda Rocha na CASACOR SC Itapema

    casacor parana-foto-eduardo-macarios

    Pavilhão Araucária por Cor Arquitetura para CASACOR Paraná

    projeto-Woho Arquitetura-foto-mariana-boro

    Projeto do Woho Arquitetura muda layout e transforma apartamento em refúgio da família

  • Notícias
    • Tudo
    • Arquitetura
    • Urbanismo
    • Interiores
    • Design
    • Arte
    Marcelo salum-.Mostra Artefacto 2025-foto-marcoantonio

    Marcelo Salum: um ponto fora da mesmice

    T44 DESIGN STUDIO

    2ª Semana Arq Art Design movimenta Florianópolis em outubro

    Oficina do amanhã -octaedro-2024-

    Encontro de gerações na CASACOR SC | Florianópolis 2025

    concurso de fotografia-Rodoviária de Florianópolis. Foto Ronaldo Azambuja

    Concurso de Fotografia lançado pelo CAU/SC tem inscrições abertas até outubro

    Desterro 1, de Almir Reis - Reprodução @mariooliveirafotografia

    Acap 50 anos: exposição faz homenagem aos fundadores

    trilha sonora-exposição de design-pedro-leite-foto-soninha vill

    Pedro Leite assina trilha sonora especial da Exposição de Design Catarinense

    bell'arte-sofa-jurua

    Novos materiais nos lançamentos da Coleção Sensus da catarinense Bell’Arte

    exposição-marchettibonetti+-foto-fernando willadino

    MarchettiBonetti+ 30 anos: exposição chega a UFSC

    2º Seminário Internacional de Neurociências e Arquitetura discutirá desafios contemporâneos

  • Artigos
    Oficina de criatividade Aurora Escola Livre com Luciana Florenzano, ação promovida pelo CAU-SC na Fundação Hermann Hering em Blumenau/SC. Foto acervo Aurora Escola Livre

    O que é uma escola livre de arquitetura

    ainda estou aqui

    O ano é 2025, arquitet@s do futuro, uni-vos!

    colapsos-foto-lucas reitz

    COLAPSO: o esvaziamento ético provoca reflexão sobre os desafios da prática arquitetônica

    REITZ-CasaCor-ArqSC

    CASACOR/SC Florianópolis: Caminhos para experimentações técnicas e inovação?

    arquitetura-luciana-florenzano

    Há um futuro na arquitetura que mora no nosso passado

    REITZ-Fogo-Imagem

    Fogo e Imagem

    Sala Memorial Meyer Filho, Fotografia Jess Pellegrini e Zans

    O futuro é mesmo coletivo e o tempo sempre relativo

    pintura-Clóvis Martins Costa

    “Entre o mergulho e a distância”: a pintura resiste

    Da ilha ao cosmo, exposição revela quem foi o artista Meyer Filho

  • Entrevistas
    Marcelo salum-.Mostra Artefacto 2025-foto-marcoantonio

    Marcelo Salum: um ponto fora da mesmice

    Amazônia, em Santa Catarina, um dos primeiros projetos da TROOST+PESSOA Architects fora da região amazônica. Reúne as certificações LEED Platinum, WELL Platinum e LEED Zero

    Troost + Pessoa Architects: por uma arquitetura menos genérica

    @arqdesterro

    @arqdesterro: o arquivo da demolição em Florianópolis

    tour balneário camboriú-lauro andrade-Crédito Jonatan Fernandez

    “Design é território vivo”: os bastidores e a visão por trás da DW! Tour Balneário Camboriú

    arqsc entrevista

    ArqSC Entrevista integrou programação da Exposição de Design Catarinense

    design-ponto a

    Ana Claudia de Araujo e a habilidade para solucionar problemas na área do design

    balanço de dois-mart-studio-foto-lucas-reitz

    Mart Studio e o exercício do improviso

    artista Ricardo Ramos e Zilda 1 Foto Sérgio Vignes

    Notável artista Ricardo Ramos

    Helena Fretta fachada Foto Acervo Pessoal

    Helena Fretta Galeria de Arte: persistência em 30 anos de mercado

  • Eventos
    • Exposição de Design Catarinense
    • ArqSC conversa
    • Galeria de Fotos
    • Lançamentos anuário ArqSC
  • Colaboradores
  • Anuário
    • Edições on-line
    • Perfil da Revista
    • Anuário: últimas notícias
Sem resultados
Ver todos os resultados
ArqSC
Sem resultados
Ver todos os resultados

Início › Entrevistas › Marcelo Salum: um ponto fora da mesmice

Marcelo Salum: um ponto fora da mesmice

Menos minimalismo, mais identidade. Em entrevista exclusiva ao ArqSC, o arquiteto Marcelo Salum fala sobre repertório e autenticidade nos interiores contemporâneos. No dia 14 de outubro, ele participa de um bate-papo na Artefacto sobre arte e arquitetura, promovido pelo NCD Florianópolis

Por Néri Pedroso
11 out 2025
em Notícias, Interiores, Entrevistas
Marcelo salum-.Mostra Artefacto 2025-foto-marcoantonio

Ambiente de Marcelo Salum para a Mostra Artefacto 2025 Florianópolis, Foto Marco Antonio

CompartilharTweetarEnviar

O arquiteto Marcelo Salum é um dos destaques da mostra Artefacto 2025, aberta no Square SC, na rodovia SC-401, na capital catarinense. Com o tema “Viver com Arte”, a vitrine da loja se abre para o projeto que faz uma homenagem ao pintor, poeta e escritor Rodrigo de Haro (1939-2021), cujas pinturas e mosaicos inspiram uma casa de quarto, escritório, sala de jantar, estar e biblioteca, um pied-à-terre de artista. No dia 14 de outubro, na Artefacto, às 11h30, o Núcleo Colaborativo de Arquitetura e Design (NCD) promove um encontro de diálogo com o arquiteto e a professora doutora Sandra Makowiecky. Sob a mediação da publisher da plataforma ArqSC, jornalista Simone Bobsin, ambos compartilham experiências e conhecimento, ajudando a situar o papel das coleções de obras de arte.

Como mediadora, Bobsin antecipa sua compreensão sobre Salum, que conhece há cerca de 20 anos, desde o seu primeiro escritório de arquitetura com Flávia Guglielmi. A jornalista lembra algo dito por ele certa vez em uma palestra: “Repertório é sobre o que nos toca”, justo o que o tornou, segundo ela, uma referência nacional de autenticidade, associado ao fato de que assume o conhecimento e confia em suas escolhas.

O que realmente faz de Salum um ponto fora da mesmice em que se tornou grande parte da arquitetura de interiores é a coragem de assumir seu ponto de vista, construindo um repertório cultural próprio que une música, literatura, muita cor, sabor, afeto, proporção áurea e até as cinco peles de Hundertwasser, por exemplo

“Jovem recém-formado, era natural a ansiedade em mostrar o trabalho. Em uma das mostras de decoração das quais participou, fez questão de se apresentar e insistir na publicação do projeto no jornal em que eu era editora. Até hoje lembramos dessa história e caímos na risada. Desde então, no começo dos anos 2000, acompanho sua trajetória — da qual sou admiradora. Fã assumida, me identifico com suas ideias e estética high-low. Mas o que realmente faz de Salum um ponto fora da mesmice em que se tornou grande parte da arquitetura de interiores é a coragem de assumir seu ponto de vista, construindo um repertório cultural próprio que une música, literatura, muita cor, sabor, afeto, proporção áurea e até as cinco peles de Hundertwasser, por exemplo”, diz Bobsin.

De volta à mostra Artefacto 2025 e ao projeto de Salum: os ambientes incorporam cinco pinturas de Rodrigo de Haro, duas dos anos 1990 da série “Ilha ao Luar” e outras três dos anos 1970, todas pertencentes à Coleção Collaço Paulo. Em diálogo, duas cerâmicas de Sara Ramos, também artista de Santa Catarina e dona de um expressivo currículo de exposições individuais e coletivas. “Eu também Venho dos Trópicos” e “Amazônia” são trabalhos recentes, da série Engolidores, criados neste ano sem conexão antecipada com a mostra em Santa Catarina.

Para captar o seu amplo repertório, antes de tudo é recomendável na visitação guardar anseios minimalistas e monocromáticos para se deter nos detalhes, reveladores da envergadura da pesquisa de cor e objetos, de texturas, grafias, observar os móveis e os livros pertencentes ao espólio de Rodrigo de Haro como bengalas, gravatas, livros, chapéu, um quimono, estátua, vaso, um pote de pinceis, materiais que ajudam a compor uma ideia do modo de viver do artista e instauram uma ambientação toda especial.

Nesta entrevista, Salum antecipa um pouco do pensamento condutor do projeto apresentado, demonstra como atua no eixo Florianópolis–São Paulo, aproveitando o acesso a museus, galerias e feiras. “Aos poucos, tenho construído um repertório pessoal que reverbera em minhas escolhas e me torna mais assertivo ao auxiliar meus clientes”, afirma ele, que destaca o poder da arte “de emocionar, de trazer à tona sentimentos profundos”, certo de que a arquitetura também pode ser vista como uma forma de arte.

Marcelo salum-.Mostra Artefacto 2025-foto-marcoantonio
Arquiteto Marcelo Salum no ambiente da Mostra Artefacto 2025 Florianópolis. Foto Marco Antonio

 

OUTRAS MATÉRIAS COM MARCELO SALUM

 

Arte e arquitetura, arte e design de interiores – é possível dissociar?

Marcelo Salum – Acredito profundamente que a emoção é uma porta de entrada tanto para o nosso interior metafórico quanto para o físico. Nesse sentido, é impossível dissociar essas dimensões. A arte tem o incrível poder de emocionar, de trazer à tona sentimentos profundos. A arquitetura, por sua vez, também pode ser vista como uma forma de arte, e ao longo da história da civilização temos exemplos poderosos que comprovam isso. O interior de um espaço faz parte desse universo, estabelecendo uma conexão direta e até íntima com quem o habita. Nesse contexto, a arte, seja dentro ou fora de um espaço, tem como função primordial emocionar, mas também desempenha um papel essencial ao contar histórias e transmitir narrativas.

Compreender a importância da arte em um espaço significa incorporá-la desde o início do processo projetual. Isso vale tanto para um cliente que já tem um acervo quanto para aquele que deseja começar a adquirir obras de arte.

Qual o papel da arte na trajetória de um arquiteto bem-sucedido?

Salum – Compreender a importância da arte em um espaço significa incorporá-la desde o início do processo projetual. Isso vale tanto para um cliente que já tem um acervo quanto para aquele que deseja começar a adquirir obras de arte. Como mencionei anteriormente, a arte tem o poder de contar histórias — a história de uma família, seus gostos, suas emoções. Entender essa dimensão de forma íntima é essencial para criar uma relação viva e verdadeira entre o espaço habitado e as artes que o compõem. Em nossos projetos, a arte nunca ocupa um lugar secundário, mas sim de destaque. Gosto de fazer uma analogia com a moda: uma roupa bem escolhida ganha um novo significado com o acessório certo. Da mesma forma, na arquitetura e nos interiores, a arte tem o papel de valorizar o ambiente e contribuir para que ele atinja todo o seu potencial. Embora eu não me considere um profundo conhecedor de arte, estar no eixo Florianópolis–São Paulo me proporciona acesso frequente a museus, galerias e feiras. Aos poucos, tenho construído um repertório pessoal que reverbera em minhas escolhas e me torna mais assertivo ao auxiliar meus clientes.

Marcelo salum-.Mostra Artefacto 2025-foto-marcoantonio

Em que momento definiu Rodrigo de Haro? Quais os fatores determinantes para a escolha do artista?  Até que ponto a visita ao Instituto Collaço Paulo na ocasião da mostra “Máscara Humana” delineou seu pensamento?

Salum – Assim que recebi o convite para participar da mostra Artefacto 2025, cujo tema é “Viver com Arte”, imediatamente pensei no Rodrigo. A escolha foi natural, tanto pela grande afinidade que tenho com o trabalho dele — pelas cores, pelos temas que ele aborda e pela forma singular com que sempre se expressou —, quanto pela conexão com o briefing trazido pela loja, que fazia referência ao manifesto de Ricciotto Canudo (1877-1923) sobre as Sete Artes. Nesse contexto, Rodrigo se destaca como um artista completo e multifacetado, transitando com maestria por diversas plataformas mencionadas por Canudo. A visita à mostra no Instituto Paulo Collaço – Centro de Arte e Educação reforçou ainda mais meu desejo de homenagear esse grande artista. Embora a exposição estivesse focada em um período específico da sua trajetória, ela nos envolveu profundamente, despertando inspiração e admiração em cada detalhe.

… concebemos o espaço pensando em como o Rodrigo o habitaria. Um pied-à-terre de artista, perdido em algum lugar do Brasil ou do mundo. A ideia inicial foi permitir que as cores e formas das obras dele transbordassem para o ambiente …

Rodrigo de Haro e Sara Ramos dialogam – potente aproximação, dois artistas da cidade. Essa seria a casa de um colecionador com bom conhecimento de arte?

Salum – Na verdade, concebemos o espaço pensando em como o Rodrigo o habitaria. Um pied-à-terre de artista, perdido em algum lugar do Brasil ou do mundo. A ideia inicial foi permitir que as cores e formas das obras dele transbordassem para o ambiente, criando uma atmosfera que dialogasse com a proposta expressa em seus quadros. O trabalho da Sara trouxe uma dimensão contemporânea ao espaço, com duas esculturas deslumbrantes que evocam uma alusão ao surrealismo e às cores vibrantes que ele tão bem emprega nas suas criações.

Fomentar a cultura em um país que tantas vezes negligencia essa área é crucial para a formação das futuras gerações, e, nesse sentido, o instituto deixa um legado grandioso. Estou profundamente feliz e honrado com essa parceria!

Como foi a experiência com o Instituto Collaço Paulo, num atendimento que envolve o colecionador e a museóloga. É um diferencial ou isso resulta em dificuldades?

Salum – Os colecionadores Marcelo Collaço Paulo e Jeanine Gondin Collaço são amigos queridos. Sempre tive a oportunidade de compartilhar com o Marcelo alguns projetos que desenvolvi para mostras de decoração, e ele, como sempre, trouxe contribuições significativas para cada um deles. No caso deste projeto para a mostra Artefacto 2025, a generosidade em emprestar as obras que compõem o ambiente foi de enorme valor para o sucesso e a realização desse espaço. Além disso, sendo amigos do Rodrigo, o casal compartilhou depoimentos que enriqueceram imensamente as ferramentas e inspirações para a concepção do projeto. Todo o processo de colaboração com o instituto foi extremamente fluido, marcado por profissionalismo, respeito e gentileza. A organização impecável do instituto nos enche de orgulho e contribui significativamente para o desenvolvimento cultural da nossa cidade. Fomentar a cultura em um país que tantas vezes negligencia essa área é crucial para a formação das futuras gerações, e, nesse sentido, o instituto deixa um legado grandioso. Estou profundamente feliz e honrado com essa parceria!

MOSTRA ARTEFACTO

 

 

Tags: interioresentrevistamarcelo salumdecorarquitetura de interiores
CompartilharTweetarEnviar

Matérias Relacionadas

T44 DESIGN STUDIO
Arquitetura

2ª Semana Arq Art Design movimenta Florianópolis em outubro

Amazônia, em Santa Catarina, um dos primeiros projetos da TROOST+PESSOA Architects fora da região amazônica. Reúne as certificações LEED Platinum, WELL Platinum e LEED Zero
Projetos

Troost + Pessoa Architects: por uma arquitetura menos genérica

Oficina do amanhã -octaedro-2024-
Arquitetura

Encontro de gerações na CASACOR SC | Florianópolis 2025

Siga o ArqSC
Instagram Facebook-f Youtube Pinterest
Ouça o podcast arqsc
Spotify Apple Podcast Deezer Google
ArqSC NEWS
Assine nossa newsletter

© 2025 ArqSC – Portal de Arquitetura, Interiores, Design e Arte de Santa Catarina – Todos os Direitos Reservados.

  • Sobre
  • Contato
  • Envie seu projeto
  • Publicidade
  • Vídeo
  • Podcast
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Projetos
  • Notícias
  • Artigos
  • Entrevistas
  • Eventos
    • Exposição de Design Catarinense
    • ArqSC conversa
    • Galeria de Fotos
    • Lançamentos anuário ArqSC
  • Colaboradores
  • Anuário
    • Edições on-line
    • Perfil da Revista
    • Anuário: últimas notícias

© 2025 ArqSC - Portal de Arquitetura, Interiores, Design e Arte de Santa Catarina - Todos os Direitos Reservados.