Kopan é um cobogó em cimento, desenvolvido pelo arquiteto e designer João Rieth e pelo arquiteto Gabriel Goulart, contemplado com o Prêmio Internacional Objeto Brasil. A peça já havia ganho, em 2015, o Prêmio D. Catarina, realizado no estado. Dia 28 de abril haverá um preview no MON – Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, com a realização do seminário “Mercado, Marketing: O design como solução”. Em maio, dia 23, acontece a festa de premiação em São Paulo, no IED – Istituto Europeo di Design, com o lançamento do catálogo.
Sobre o produto
O elemento vazado cobogó concebido como lâminas onduladas está associado à arquitetura de Oscar Niemeyer, mais especificamente, ao Edifício Copan, em São Paulo, e busca delimitar espaços com maior leveza visual. Esse é o conceito por trás do produto Kopan, destinado às divisórias internas ou externas, permitindo a ventilação e iluminação natural.
O diferencial apresentado pelos designers é o sistema componível feito por encaixe vertical, permitindo a criação de painéis leves e vazados, sem limite de altura. Cabos de aço internos garantem sua ancoragem.
Especificações Técnicas: Dimensões: 60cm de comprimento, 20cm de largura e 2cm de espessura, com peso de 8kg. Produzido em cimento usinado, pelo processo de moldagem a frio em moldes poliméricos. Acabamento superficial em tecnogel, sistema patenteado pela própria empresa, em 6 cores: amarelo, vermelho, azul, branco, preto e cinza.
Kopan é desenvolvido pela Cimentíssimo Revestimentos, de Criciúma.
A Associação Objeto Brasil é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, direcionada para a promoção do Design brasileiro no Brasil e no exterior. Fundada em 1996, tem sede em São Paulo e abrangência nacional.