O artista plástico e designer Rubens Szpilman buscou no reaproveitamento de madeiras infestadas por cupins o desafio e a inspiração para sua mais nova coleção de objetos de design. Referência internacional na criação de objetos em resina, ele fez a fusão da madeira com a resina, criando a Linha Termit, com peças únicas e exclusivas.
Foram muitas experimentações e pesquisa até chegar à melhor técnica de unir a madeira e a resina de forma definitiva. “A partir de cortes longitudinais em madeiras provenientes de fazendas seculares e condenadas pelo ataque de cupins, encontramos o cerne da madeira. Elas contém os caminhos feitos por eles aos longo de vários anos e uma grande parte que foi comida. Estas partes são limpas, para retirada de toda a matéria orgânica. Fica então somente a parte “viva” da madeira, ou seja, os locais onde o cupim não conseguiu comer”, explica Szpilman. “Colocamos essa madeira recuperada num molde, onde é derramada a resina de poliéster pigmentada. Assim, criamos uma estrutura nova para aquele pedaço de madeira, que não se aguentava sozinho. A peça então é lixada, para que algumas partes da madeira aflorem à superfície, que depois é polida junto com a resina”, conclui o artista.
Reflexos de luz são criados a partir do ar que ficou preso entre a resina e a madeira. Os incríveis desenhos orgânicos ‘esculpidos’ pelos cupins sobressaem com a inserção de fitas de LED no entorno das peças, outra novidade nesse trabalho de Szpilman. Essa iluminação é dimmerizada por controle remoto. Dessa forma, a intensidade da luz pode ser controlada, criando efeitos surpreendentes no jogo de luz e sombra.
Sobre Rubens Szpilman
Artista plástico e designer, Rubens Szpilman define as suas criações para salas de banho e lavabo como “Esculturas Utilitárias”.
O processo é o mesmo da escultura, com os modelos feitos à mão e moldes em gesso, num processo artesanal, antes da fabricação em escala em moldes de silicone. Volumes, cores e transparências são esteticamente exploradas na concepção de cada objeto em resina de poliéster. O interior fosco em contraste com a parede externa polida e translúcida proporciona um efeito visual surpreendente, com a ilusão óptica de volumes que flutuam, sobrepostos uns aos outros.
Com ateliê no Espírito Santo (Serra), o carioca Rubens Szpilman é referência mundial na criação de acessórios para banheiro em resina de poliéster. Além da presença nas principais lojas do segmento em todo o país, ele faz parte do seleto time de designers (único brasileiro), que desenha peças exclusivas para a americana Waterworks, maior e mais badalada rede de boutiques de banho do mundo, com sede em Nova Iorque e mais de 40 luxuosas lojas.
Seu portfólio conta com Cubas, Lavatórios, Potes para Bancada e demais acessórios, que também podem ser usados em outros ambientes (Vasos, Caixas, Lixeiras).
Tudo em até 24 opções de cores. O artista também produz sob encomenda, com criações customizadas.
“A originalidade e a bela forma caminham juntas com a função em cada projeto de Rubens Szpilman. Suas peças revelam, além da correta ergonomia, a preocupação permanente com o uso em todos os seus aspectos: segurança, higiene, durabilidade”, declara Tulio Mariante, curador de design do MAM–RJ (Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro), que há tempos acompanha a produção do artista.