Atualização 23.07 – Entrevista com o arquiteto Marcelo Salum na TVCasaCor com transmissão aqui pelo portal. Dá um play!
Loft multiuso valoriza a arte catarinense na estreia de Marcelo Salum na CasaCor SP 2018
O arquiteto Marcelo Salum é mais um catarinense que estreia na CasaCor São Paulo com o loft de 60m² batizado de ‘Alguma coisa acontece no meu coração…’: “Estamos pedindo licença para entrar nessa grande e poderosa metrópole e usamos o alterego do nosso escritório para criar o conceito”, explica o profissional – ano passado seu espaço na CasaCor Florianópolis foi eleito como ambiente-conceito da edição.
Salum pensou em um espaço multiuso, com ambientes distintos como a pequena copa com uma grande mesa que assume várias funções, reforçando o caráter dinâmico e versátil da casa contemporânea. Uma antiga escada existente foi incorporada ao projeto e sugeri a entrada do banheiro. Neste local, o artista Juliano Aguiar criou uma instalação composta por relicários feitos com objetos pessoais dos profissionais que trabalham com Salum. Aliás, as obras de artistas catarinenses são destaques no ambiente: Zans, Ana Sabiá, Paulo Gaiad, Paulo Greuel, Rubens Oestroem, Schwanke, Yuri Seródio.
E, como é característico do trabalho do arquiteto, muitos livros e detalhes que indicam sua sutil homenagem à cidade. Os tecidos foram bordados à mão com trechos de músicas de Chico Buarque e Caetano Veloso. “Isso sugere que os moradores habitam uma cidade como São Paulo”, afirma. O verde contrapõe ao tom predominante de cinza. “É como um pedido de mais oxigênio para essa cidade”.