Sistema Verde Vertical é uma obra composta por um conjunto de pequenos totens de cerâmica desenvolvido pelo artista José Luiz Kinceler (1960-2015) para o cultivo de alimentos em estruturas modulares.
Para a montagem no Centro Cultural Veras, foi intitulada “Cultivos em totens”, e retoma os princípios do artista e professor da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) em ações que reúnem agricultores familiares e agentes culturais em processos de plantios e trocas de saberes sobre soberania e segurança alimentar, alguns dos pilares do CCV. As peças, feitas na técnica de torno e queimadas a 900 ºC, foram doadas pela família do artista para o acervo do Veras.
Cultivar também foi um verbo que acompanhou Kinceler em proposições comunitárias com as quais expandiu as fronteiras da prática artística na região em que atuou. A concepção do Sistema Verde Vertical é uma resposta ao seu anseio por “introduzir diferenças capazes de instaurar outras visões e práticas, de modo a sermos mais solidários e predispostos a sair deste estado de isolamento”.
SOBRE A EXPOSIÇÃO VERAS DESIGN

JOSÉ LUIZ KINCELER
Sistema Verde Vertical “Cultivos em totens”
Ano: 2006
Material: cerâmica
Empresa: produção artesanal em olaria da região de Florianópolis