O ano tem sido de reinvenção para todos os negócios que tinham no presencial a sua potência. Não foi diferente com a mostra CASACOR, que lançou o projeto Janelas CASACOR. A intenção é propor a reflexão justamente sobre o momento que estamos vivendo. Por isso, a exposição de arquitetura, design de interiores e paisagismo maior das Américas, que adiou seu evento tradicional para 2021, vai espalhar vitrines por todo o país com visitação gratuita, presencial e virtual. Serão ambientes projetados pelo elenco de profissionais CASACOR, que foram desafiados a refletir sobre a casa pós-pandemia.
Esse exercício criativo, com o objetivo de tornar tangíveis conceitos e ideias de quem pensa a casa dos novos tempos, vai acontecer entre outubro e dezembro em diversas cidades brasileiras. A iniciativa estará presente nas áreas centrais e periféricas das metrópoles, em sintonia com o pilar de responsabilidade social e sustentabilidade da marca.
Momento de virada
“Para a CASACOR, 2020 não é um ano perdido. É um momento de virada. De grandes reflexões e de mostrar a criatividade de toda a equipe. É a primeira vez em 34 anos que o evento não acontece e aprendemos que toda crise traz a oportunidade de fazer algo novo. Surgem novas ideias, novos caminhos, um novo projeto. A proposta do projeto Janelas surge para mostrar que é possível traduzir o espírito de CASACOR em formatos além do tradicional, mantendo a personalidade da marca ao mesmo tempo em que propomos algo inédito para o segmento”, explica Livia Pedreira, Diretora Superintendente.
Em São Paulo, a Janelas CASACOR irá acontecer de 18 de outubro a 29 de novembro, em 13 bairros da cidade, trazendo a visão de profissionais do mercado de arquitetura e design sobre alguns questionamentos como: o que mudou em nossos lares com o novo coronavírus? Quais são nossas novas necessidades e anseios?
Estão confirmados para a edição em São Paulo: Brunete Fraccaroli, Claudia Alionis, Erica Salguero, Ester Carro, Fernando Brandão, Gustavo Martins, Gustavo Neves, João Armentano, Kiko Sobrino, Léo Mancenido, Murilo Lomas, Plantar Ideias, Rick Minelli, Roberto Migotto, Suíte Arquitetura, Ticiane Lima e Veronica Vacaro.
Alguns dos locais onde a mostra estará presente: Praça Adolpho Bloch (Jardim Paulista), Praça Cidade de Milão (Jardim Luzitânia), Largo da Batata (Pinheiros), Praça Vinícius de Moraes (Morumbi), Alameda Gabriel Monteiro da Silva (Jardim América), Shopping Anália Franco, Jardim Colombo e Brasilândia.
Janelas em Santa Catarina
“A gente gosta de aglomeração”. A frase é da franqueada da CASACOR em Santa Catarina, Francis Nessi Bernardo, que está organizando o projeto Janelas CASACOR no Estado já que neste momento não é possível manter a mostra de arquitetura no formato tradicional. Ela aposta na proposta do “figital” – mistura de visitação física e digital. “Apesar dos fornecedores venderem muito com o lar em evidência, a gente conhece e gosta de fazer a mostra presencial, o novo dá certa insegurança”, falou ao ArqSC por telefone.
Numa parceria com o grupo Almeida Jr., que tem seis shopping centers em SC, o Janelas CASACOR em território catarinense terá um caráter mais comercial, como explica Francis, e acontecerá em lojas que estão desocupadas, em cinco deles. A ideia foi criar um atrativo para os usuários, além de contar com os protocolos de saúde e segurança que o shopping já tem.
O profissional precisará criar um layout que favorece a visitação presencial realizada apenas pela vitrine, sem adentrar as lojas. Francis diz que não poderá haver pessoas nas lojas, nem recepcionista e o profissional. Por isso, por meio de um QRCode, o visitante poderá fazer um tour virtual pelo ambiente com apresentação, em vídeo, do autor do projeto. E as informações sobre o fornecedor dos produtos estará disponível em uma tag em 3D.
Já estão confirmadas as presenças dos profissionais: Fernando Dal Bosco, Thayane Santana, Natália Xavier, Giovani Capelina, Cris Araújo e Linda Martins, Gouveia e Bertoldi. A maioria dos ambientes será no Balneário Shopping. Em Criciúma com Daniel Ghizi, e em São José Michael Zanghelini. A mostra acontecerá de 8 de novembro a 8 de dezembro.
Visitação
Os visitantes poderão conhecer os ambientes gratuitamente: pessoalmente, cumprindo as regras de saúde, segurança e distanciamento social, e com visitas virtuais no site oficial da CASACOR, guiadas pelo autor de cada projeto.
Fonte: com assessoria da CASACOR.
Conheça o calendário completo
Bahia – de 18 de outubro a 18 de novembro
Brasília – de 02 de outubro a 02 de novembro
Ceará – de 18 de outubro a 18 de novembro
Espírito Santo – de 18 de outubro a 22 de novembro
Minas Gerais – de 18 de outubro a 01 de novembro
Paraíba – de 25 de novembro a 20 de dezembro
Paraná – de 18 de outubro a 29 de novembro
Pernambuco – de 01 de novembro a 15 de dezembro
Santa Catarina – de 8 de novembro a 8 de dezembro
São Paulo – de 8 de novembro a 8 de dezembro