Diante do maior evento de design do mundo confirmamos que EXPERIÊNCIA SENSORIAL e COMPORTAMENTO ditam as regras do jogo. A cada edição fica mais difícil determinar a cor do ano, o material mais utilizado e principalmente o lançamento que “vai pegar”. A liberdade na criação e o compartilhamento de ideias concomitantes entre o designer e o consumidor é que são a trilha do momento.
A pegada hiperlink de pensamentos traçam um jogo de misturas extremamente interessante. Assim como qualquer pessoa que navega pelas mídias sociais, canais de noticias, TV e Spotify – tudo ao mesmo tempo – o design mundial faz um mix entre tecnologia, cores, formas, materiais e principalmente personalização.
A EuroCucina, que aconteceu simultaneamente dentro do Salão, trouxe exemplos bastante interessantes. As pedras e as madeiras passaram a caminhar juntas com o cobre e o latão. A ideia é ter um local de trabalho integrado, personalizado para cada individuo, mas sem perder o aconchego. Afinal, a cozinha há tempos ganhou status de sala e virou um dos principais locais para receber amigos e familiares.
A Valcucine, a Fendi e outras tantas empresas de cozinha ofereceram exatamente este conceito. Entre frentes de gavetas e mobiliários que podem customizar o espaço para cada necessidade, estão bancadas multifuncionais em pedra ou madeira, armários inteligentes que podem aparecer ou desaparecer do ambiente, além de nichos e organizadores em bronze ou inox.
Já o OFFMAT LAB, laboratório de tendências da empresa Marmo Arredo, lançou ideias para a cozinha do futuro. Em cima do material da empresa, placas de quartzo estruturadas, eles desenvolveram soluções para o amanhã. Tùler é uma cozinha responsiva com formas elegantes e sólidas, onde a harmonia técnica e estrutural convergem para amplificar as propriedades da pedra e refletir um novo ambiente multifuncional. É possível carregar o celular nas extensões elétricas da bancada. A pia é coberta por inox e possui sistema para repor a água. O fogão na própria bancada é por emulsão e o controle de tudo é feito por painel wireless.
Mas há quem aposte nas cores cítricas para compor os ambientes. Na Smeg fogões e coifas ganharam cores fortes e geladeiras, em parceria com a marca Dolce&Gabbana, ganharam pinturas a mão.
Ainda sobre receber bem no local mais acessado dos últimos tempos, a Falmec lançou um exaustor que visa melhorar o ar interno do espaço. A promessa é reduzir odores e purificar o ar interno.
Para revestimentos, continuam os ladrilhos 20X20. Mas assim como na Cersaie 2015 e na Expo Revestir 2016 foram renovados para formas geométricas. Os porcelanatos em grandes formatos ganharam status de mármore e viraram tampos de mesa pela Florim.
Já nos mobiliários e instalações, tanto dentro do salão quanto pela cidade de Milão, continuamos a perceber a diversidade e liberdade para criar. Características fortes da Kartell e Moroso são as cores e as formas orgânicas. O que garante aos amantes das cores muitas opções. Ainda para a Moroso o mobiliário facetado de Daniel Libeskind é uma evolução de sua poltrona apresentada em 2015. A forma angular já foi inspiração para cubas, luminárias outros objetos de decoração durante o ano passado em feiras importantes de revestimentos, louças e metais. São as confirmações!
Os brasileiros de destacaram em detalhes e mobiliários no salão e na cidade. Flávia del Pra assinou as bandejas da coleção Mix&Match para a Gan. Os irmãos Campana estavam com a coleção Aquário que mistura finas camadas de vidro e madeira. A A Lot Of lançou a cadeira jacaré.
No distrito de Brera o Brasil foi representado pelas linhas iconicas do catarinense Jader Almeida. O lançamento da Coleção MIA foi em um local charmoso milimetricamente ambientado pelo designer. Para 2016, além de novos produtos, a mostra contempla acabamentos recém adicionados ao portfólio da SOLLOS, dentre eles, latão oxidado, banho de ônix, tecidos e técnicas de carbonização em madeira.
Incrivelmente mixados os materiais, os formatos e as tonalidades que vão do cítrico ao sóbrio transformam o mercado que fica divido por estilos, gostos e amores. Ou seja, a tendência é ser livre, saber quais são as suas necessidades e nesse grande catálogo de ideias conseguir absorver um pouquinho de tudo para recriar a cada projeto um espaço único.