Considerado a maior honra da arquitetura, o Prêmio Pritzker 2020 foi concedido às irlandesas Yvonne Farrell e Shelley McNamara, da Grafton Architects. As arquitetas e educadoras, que estão há mais de 40 anos atuando junto, são as primeiras irlandesas a receberem o Prêmio. Elas se juntam às poucas mulheres que receberam a premiação em 41 anos de existência do título, antes delas venceram o prêmio Carme Pigem, Kazuyo Sejima e Zaha Hadid.
Yvonne Farrell e Shelley McNamara se conheceram na universidade e, ao se formarem, tiveram a oportunidade de ensinar na mesma escola – Escola de Arquitetura da University College Dublin (UCD). O escritório tem projetos na Irlanda, Reino Unido, França, Itália e Peru.
Projetos
Com o projeto da Universita Luigi Bocconi em Milão, o escritório foi premiado com o World Building of the Year, no World Architectural Festival de Barcelona, em 2008. Outros projetos internacionais também foram reconhecidos pela comunidade arquitetônica. O Campus Universitário UTEC Lima (Lima, Peru 2015) foi contemplado com o Prêmio Internacional RIBA 2016 pelo Instituto Real de Arquitetos Britânicos (RIBA).
Entre outras premiações, a Grafton Architects recebeu o Prêmio Leão de Prata da Bienal de Veneza de 2012 pela exposição Arquitetura como Nova Geografia . Farrell e McNamara foram nomeadas co-curadoras, em 2018, para a 16ª Exposição Internacional de Arquitetura, a Bienal de Veneza, com o tema FREESPACE . Elas foram premiadas com a RIAI James Gandon Medal pela Lifetime Achievement in Architecture pela RIAI em 2019 e a RIBA Royal Gold Medal em 2020. (fonte: https://www.pritzkerprize.com/)