Como pensar arte e política? Temos uma Natureza Política? O que fazemos e em que pensamos quando construímos imagens? Como somos construídos a partir de imagens?
“Estas questões norteiam, há algum tempo nossos pensamentos. A partir do olho, enxergamos as formas da natureza, a dimensão, a cor. A partir dos ouvidos, os sons e suas reverberações infinitas. Criar formas e sons é habitá-los e por eles ser habitado. Fomos em busca deste instante-imagem numa residência artística em meio à natureza, na Chapada Diamantina, na Bahia, com dois artistas – Rodrigo Ramos e Felipe Vernizzi. Esta experiencia de imersão na natureza traduziu-se no projeto Vazios Habitados, que estará exposto em forma de instalação audiovisual na Sala de Vídeo do MASC, e em forma expandida, numa exposição interativa, no MIS, a partir do dia 18 de setembro. A proposta é que o público habite paisagens imagéticas e sonoras, interaja e crie suas próprias imagens ou por elas sejam habitados. Serão três dias de exibições com programação sob o tema Natureza Política.” – texto de Cláudia Cárdenas.
O Duo Strangloscope formado pelos artistas multimídia Cláudia Cárdenas e Rafael Schlichting, atua em cinema experimental expandido, tento realizado inúmeros vídeos e filmes experimentais. Seus trabalhos têm sido exibidos em festivais e mostras nacionais e internacionais e a pesquisa dos dois artistas levou-os a criar a Strangloscope – Mostra Internacional de Áudio, Vídeo/Filme e Performance Experimental como forma de compartilhamento deste conteúdo.
Exposição “Vazios Habitados” a partir do dia 18 de setembro, no MASC. Programação completa acesse aqui
ARTISTA CONVIDADA
Giselle Beiguelman
Giselle Beiguelman é artista e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). Dedica-se a pesquisas na área de preservação da arte digital, do patrimônio imaterial e do design de interface. Seu trabalho inclui intervenções em espaços públicos, projetos em rede e aplicações para dispositivos móveis, exibidos internacionalmente nos principais museus de arte e mídia, centros de pesquisa e espaços de arte contemporânea, como ZKM (Karlsruhe, Alemanha), Centro Pompidou, Gallery@Calit2 (UCSD, EUA) e Bienal de São Paulo.
Masterclass com Giselle Beiguelman
Intervenções em redes urbanas: narrativas visuais e infiltrações midiáticas
Este masterclass aborda uma série de projetos da artista e professora da FAU/USP, Giselle Beiguelman, realizados entre 2000 e 2018, com destaque para as apropriações de espaços publicitários como painéis eletrônicos. Também será discutida estéticas de tensionamento da esfera digital, como o Glitch, a partir de obras como Cinema Lascado e Deserto Rosso.
Dia 15, às17h no O Sítio Arte Educação e Coworking (Rua Francisca Luisa Vieira, 53, Lagoa da Conceição)