Um dos eixos do 11º Floripa Quilt – Festival de Patchowk e Arte Têxtil é a formação com a oferta de cursos e oficinas de manualidades para além da feira com a venda de produtos, as exposições, a inédita mostra de arte têxtil, os concursos, as rodas de conversa e os encontros. Este ano, somam aos professores brasileiros a participação de profissionais da Argentina, Chile e Uruguai.
Antes mesmo do evento abrir suas portas ao público, de 01 a 04 de maio, no SESC Cacupé, Vanessa Zonta comanda a primeira oficina de Bloco “Christmas Star”. A aula será no dia 30 de abril, das 13h às 19h, com a proposta de inspirar os participantes no quilting em um bloco de patchwork.
Na quarta-feira (01/05), Ana Helena Barbosa de Abreu comanda o curso “Enigma”, das 12h às 16h. Vicky D`Alto oferece oficina de Cestaria Têxtil com o objetivo de desenvolver a peça a partir da técnica de costura/bordado manual. O passo a passo da técnica do mosaico em tecido será desvendado também por Vick D`Alto no curso “Mosaiquismo Têxtil”.
Para quem curte costurar bolsas, não pode perder aula com Patricia Muller. Ela promete uma experiência descontraída e irá ensinar a trança francesa, uma técnica de patchwork feita com faixas em ângulos, que juntas, formam um interessante efeito geométrico. Última oficina do dia (01) é com Afonso Franco, que convida a descobrir os encantos dos bordados livres. “Vaso de Flores” é o tema da aula.
Na quinta-feira (02/05), Lia Rosabel Holz ensina a manipular os tecidos sobrepostos de forma intuitiva, criativa e livre no curso Delicatesse. Marina Landi aborda as proporções e expressões faciais em um quilt na aula Pop Art Faces. Já Cecília Koppmann convoca a transformar roupas rasgadas ou manchadas por meio das técnicas tradicionais como cerzido, bordado e sashiko no curso “Remendos Visíveis”. Ela volta na programação do dia com a aula “Improvisação com tiras”, quando ensina a aproveitar ao máximo os retalhos.
Ainda no pensamento de reaproveitamento, Karin Dolores reúne as sobras de tecidos e os transforma em arte têxtil no curso “Texturas Elaboradas com Sobras de Tecidos de Vestimentas”. E para quem é louco por bonecas, Day Carlson vai ajudar a elaborar a boneca de pano Raquel com roupinhas, acessórios e até uma fofa ovelhinha.
Na sexta-feira (03/05), Valéria Cervetto conta como costurar sem agulha, linha ou máquina. O workshop “Costura Secreta” aborda uma nova maneira de criar trabalhos artísticos sem o uso dos materiais tradicionais. Maria Paz Ávalos conduz participantes na Técnica Quilt-as-you-go para a produção de uma peça.
Para dar um up nas colchas e roupas, o curso de Cecilia Koppmann compartilha técnicas de stencils, estampa com carimbo, recortes, bordados para transformá-los em enfeites com tecidos, tintas e miçangas. No mesmo dia, Cecília engata curso de “Kawandi” inspirada nas ricas tradições da Índia. No workshop “Frida kalo”, Marina Landi ensina a customizar um tecido que servirá de fundo para a pintura.
Para quem se interessa pela confecção de almofadas, o dia ainda reserva workshop “Técnica de Improvisação com Triângulos” com Maria Paz Ávalos. E mais práticas de montagem de bonecas com Vivi Santos e Lilian Cavallari Rossato.
No sábado (04/05), Karin Dolores Studio ensina a confeccionar o puff Patch; Marina Landi trabalha com abordagem artística no stencil e Maria Paz Ávalos partilha técnica de improvisação com curvas e retas na produção de almofadas. Valeska Fraga revela a montagem da boneca Anne n1, criada especialmente para o Floripa Quilt. Na sequência, o curso de Nélida Menezes dá o passo a passo para quem quer aprender pintura de rostinhos de bonecas.
SERVIÇO
O que: Cursos e oficinas da 11 edição do Floripa Quilt – Festival de Patchwork e Arte Têxtil
Quando: de 30 de abril a 04 de maio
Onde: SESC Cacupé, em Florianópolis
Fonte: com assessoria de imprensa