O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) lançou recentemente o site MoveCidade, fruto de uma parceria com o Instituto Clima e Sociedade e o LED – Laboratório de Experimentação Digital.
Com conteúdos multimídias em formatos variados, o site aborda de maneira visual os principais conceitos de mobilidade urbana, trazendo animações, histórias em quadrinhos e infográficos. O objetivo é aproximar o cidadão do tema e facilitar o engajamento da população.
Segundo uma pesquisa do Idec em parceria com o DataPopular, publicada em março, o transporte público é um dos setores que mais causam dor de cabeça ao consumidor. Porém, de acordo com o levantamento, as pessoas reclamam muito para parentes e amigos e pouco nos canais oficiais.
Para ajudar a combater o cenário de descontentamento e facilitar o acesso às páginas públicas de queixas e reclamações, muitas das quais podem ser difíceis de encontrar, o site MoveCidade traz também links diretos para os serviços oficiais de atendimento relacionados à mobilidade nas capitais do Brasil.
“Os usuários dos sistemas estão na melhor posição para saber quais melhorias são necessárias. É fundamental que essas pessoas registrem suas opiniões nos órgãos responsáveis, ou mesmo participem ativamente cobrando, para que isso resulte em mais qualidade e investimentos”, diz Rafael Calabria, pesquisador de mobilidade urbana do Idec.
Plataforma ampla
O site MoveCidade faz parte de um conjunto de inciativas voltadas para uma atuação mais permanente do Idec na questão da mobilidade urbana. A plataforma contempla outras ações, como o lançamento em setembro, mês da mobilidade, de um aplicativo gratuito voltado para a avaliação independente de linhas de ônibus, metrô, trens e bicicleta. (com assessoria de imprensa).