Ao completar 50 anos, a icônica cadeira Panton ganha versão limitada em tom de amarelo, lançada durante a IMM Cologne, uma das maiores feiras internacionais de design de interiores, que aconteceu de 16 a 22 de janeiro, na Alemanha. A Panton Chair Sunlight traz um toque fresco e brilhante, e guiada pela máxima de Panton de que “você se senta mais confortavelmente em cores que você gosta”. A Panton é desenvolvida por Verner Panton e Vitra – empresa suíça e referência mundial em design de mobiliário.
A história da cadeira Panton começou na década de 1960, quando Verner Panton chegou a Vitra para mostrar à Willi e Rolf Fehlbaum um protótipo embutido de uma cadeira feita inteiramente fora do plástico. Os Fehlbaums ficaram fascinados pela idéia e decidiram prosseguir com a produção em massa da peça. O protótipo da cadeira Panton está agora no Vitra Design Museum.
Desde a sua introdução no mercado, a Panton Chair avançou através de várias fases. Só em 1999 tornou-se possível fabricar a cadeira em conformidade com a sua concepção – de plástico durável, tingido através de uma superfície mate lustrosa. A versão original da cadeira com um acabamento de laca brilhante ainda é comercializado sob o nome Panton Chair Classic.
Verner Panton foi uma figura influente no desenvolvimento do design durante os anos 1960 e 1970. Além de seus ousados experimentos com formas e cores, ele estava muito entusiasmado com o potencial do plástico – um novo material naquela época. A cadeira de Panton é considerada um clássico de mobiliário moderno design.
www.vitra.com