O tema Planeta Casa a partir dos pilares sustentabilidade, tecnologia e afeto proposto pela organização da Casacor 2019, influenciou os profissionais e mudou radicalmente a ambientação da mostra em Balneário Camboriú. Uma surpresa das boas! Menos pompa e circunstância, brilho e dourado e mais natureza interpretada de diferentes maneiras.
Entendendo o lar como o universo particular de cada indivíduo, a composição dos 24 ambientes da Casacor apresenta o repertório e as referências de cada profissional e, naturalmente, conquistam diferentes corações. O nosso é fisgado pelas soluções e uso criativo dos materiais, pela escolha de objetos e obras de arte, pela adequação do projeto ao contexto, entre outros critérios. O impacto inicial, no entanto, considera o conjunto do ambiente, sua harmonia e limpeza do traço, esse último um exercício difícil e conquistado com o tempo. Raros são os profissionais que tem o talento em misturar de tudo um pouco e acertar a mão.
Segue aqui os highlihts da Casacor 2019 Balneário Camboriú, no instagram iremos postar outros detalhes que chamaram a nossa atenção.
1 – a própria Casa do Lago, um luxo de território em meio ao verde considerando o perfil de Balneário Camboriú.
2 – coleção Órbita: criação dos irmãos Campana para a Decortiles, cuja referência são as noites estreladas e o espaço sideral. Ana Paula Borba incorporou as peças ao ambiente do Banheiro Órbita para contar a história do Peter Pan. Criativa, reuniu de forma assertiva elementos diversos: destaque para os espelhos inspirados nas asas da Sininho, no teto em marcenaria e a exuberante vegetação natural.
3 – um casamento feliz de ideias, conceitos e arquitetura: uma combinação de escolhas potentes e bem planejadas causou impacto no Hall de entrada e lavabo na proposta de Cibele e Eduardo Castello Branco. O casal criou ainda um segundo ambiente para ser visto a partir de um óculos de realidade virtual e que é tão bom ou melhor do que o espaço real. Merece aplauso a escolha da chaise-longue Urca, criação do arquiteto Jaime Lerner, que foi professor de Cibele, em homenagem ao Rio, cidade natal de Eduardo.
4 – nanotecnologia: o uso de containers não é novidade, mas sempre interessante observar como são apresentados. Fabio Borges usou uma pintura com nanotecnologia que colabora com o isolamento térmico, solução super necessária para oferecer conforto a essas caixas de metal. O destaque principal do ambiente Lake Loft, vai para a escolha da pia retrô, de cerâmica (Deca), que ativa nossa memória afetiva sobre a casa.
5 – afeto + conforto + política: questões contemporâneas são abordadas na Sala Cor de Pele, escolha que já mostra a densidade da pesquisa e o ativismo da dupla do Klaxon Arquitetura, mas o ambiente vai além e convida a ficar, e sentar (sim, pode) no espaço que abraça o visitante e é um respiro durante o percurso. Os diversos tons da pele humana estão representados nas escolhas dos móveis, objetos, nas paredes e no potente painel com o revestimento cerâmico Toki Terra, assinado por Hideko Honma para a Portobello. A cada edição, o processo criativo da dupla amadurece e as escolhas dizem muito sobre a memória e o afeto deles. Destacamos a ideia de mostrar o título dos livros que são especiais para Jairo Lopes e Pedro Tessrollo – os outros estão invertidos; a seleção sempre rigorosa e assertiva das obras de arte e arte popular; o arranjo seco; e as ilustrações Tarô Nordestino que chamam a atenção logo na entrada do ambiente, são criações do artista e cantor paraibano Pedro índio Negro, onde ele faz uma representação arquetípica da nossa realidade brasileira.
6 – jogos de tabuleiro: bela sacado do joinvilense Tufi Mousse apostar neste conceito e pensar em um espaço multifunções e confortável para o encontro em torno do lazer. O arquiteto assina a Sala de Copas e participa pela oitava vez consecutiva da mostra, além de estrear este ano na Casacor SP. Nosso destaque vai também para as sempre assertivas escolhas como os objetos e mobiliário, normalmente com assinaturas potentes. Preste atenção no vinil, na luminária retrô, nas caixas dos jogos e observe a relação com a área externa, com grandes aberturas de madeira. Um privilégio!
7 – casa basalto: imponente logo na entrada, nosso olhar vai direto para dois pontos: a parede revestida de basalto (amamos), e as gavetas em lâminas de madeira do mobiliário da cozinha (tentamos fotografar). A árvore preservada, o rasgo na arquitetura para entrada de luz e o cantinho com a poltrona de Zanini de Zanine propõe um diálogo com o entorno. Fernando Luiz Dal Bosco limpa o traço e potencializa seu ambiente na mostra.
8 – organização e curadoria: no Boooks’n art, projeto de Gabriela Herde, aplauso para a identificação dos gêneros literários nas estantes com desenho da artista Cassia Mallmann e para a escolha dos títulos realizada por Gabriel Dias.
9 – arte: as aquarelas da arquiteta Camila Saavedra, expostas no Refúgio da Artista, são o ponto forte do ambiente criado pelo D’fatto Arquitetos Associados. Espalhadas por todo o espaço, é no quarto que se destacam numa composição harmônica com o décor.
10 – arte e objetos: obra da artista visual Clara Fernandes e as cabeças alongadas da ceramista Elis Teixeira são as nossas escolhas na Sala das Raízes, de Geovani Capelina.
11 – feito à mão: uma mistura um tanto excessiva de elementos diversos, exóticos e muito diferentes formata o restaurante Motirô, de Ileon de Mello, Jordana Battisti e Marcelo Urizar. As escolhas estão unidas em torno da representatividade do morar e das comunidades indígenas brasileiras, por isso os cestos, tons terrosos, palha, pintura e muito mais. Nosso destaque vai para a ousada cadeira Cobra Coral de Sérgio Matos; as pinturas em tecido de Marcelo Urizar que foram luminárias; e as colunas estruturais entalhadas durante a obra da Casa do Lago pelo artesão Ênio Rodrigues.
12 – Tecnologia – já na chegada o destaque é o carro elétrico e o carport (cobertura de carro para estacionamentos), que pode ser usado para carregar baterias de carros elétricos. O processo de geração de energia limpa será demostrado durante a mostra, numa parceria entre a ENGIE (líder em geração de energia elétrica no Brasil) e a Sunew (líder global na produção do Filme Fotovoltaico Orgânico).
DETALHES PARA PRESTAR ATENÇÃO
CasaCor Balneário Camboriú 2019
Data: de 07 de julho a 18 de agosto
Terça a sexta-feira, das 15h às 21h
Sábado, das 13h às 21h | Domingo, das 13h às 19h
Local: Casa do Lago (Rua Rouxinol, 153 – Ariribá).
Outras informações aqui.