A Galeria Legado Arte, no Jardim América, e o Grupo Design Armorial apresentam a exposição coletiva Afluentes. Nela, o artesanato como design é a linha dorsal do Grupo, passando do pré-industrial para o semi-industrial e industrial. O principal foco do projeto é fomentar o repertório da cultura material nordestina, documentando e criando um novo arsenal e unindo aspectos de sua imagética pública e privada.
O projeto tomou forma a partir do convite de Rodrigo Almeida e Rodrigo Ambrósio à Dalton e Maria Amélia, para juntarem-se a quatro criativos que vivem na beira do Rio São Francisco; Zé Crente, Mestre Valmir, Petrônio e Jasson. Em sete dias de imersão na Ilha do Ferro, Alagoas, onde o ambiente como meio de integração e laço territorial proveu o processo de criação, promovendo a união da estética naif e bucólica com o design recheado de signos urbanos, resultou na exposição com cerca de 15 peças de objetos-arte.
O designer Rodrigo Almeida diz que “Afluentes é uma junção que permeia e discorre sobre a estética cultural brasileira de ontem, hoje e amanhã”. Em complemento, a curadora Beta Germano comenta que “o resultado é lírico e um tanto surreal. Há, por fim, a criação de novas espécies. São novos seres extraterrestres, extrabrasileiros: um boi-vaso; uma carranca-vaso; um calango-banco; um pássaro-luminoso-navegante; um jabuti-luminária; e, um canguru-pomba-cobra-girafa-
A mostra será aberta no dia 08 de agosto para um grupo seleto de convidados da empresária Beth Santos, diretora da Legado Arte. Vale ressaltar que concomitante à exposição, entre os dias 10 a 14 de agosto, a mostra estará na 5ª edição da Design Weekend, maior festival de design da América Latina que acontece anualmente em São Paulo. A exposição segue aberta ao público até o dia 06 de setembro deste ano.
Autores: Rodrigo Almeida, Zé Crente, Rodrigo Ambrosio, Mestre Valmir, Maria Amélia Vieira, Petrônio, Dalton Costa e Jasson.
Sobre o Grupo Design Armorial
Composto pelos designers Dalton Costa, Maria Amélia Vieira, Rodrigo Almeida e Rodrigo Ambrósio, o desafio desse projeto é criar objetos nos quais a fusão da linguagem do designer e do artesão resulte em formas sob o vocabulário do design. O movimento Armorial foi uma iniciativa nascida nos anos 70 cujo objetivo era criar uma arte erudita a partir de elementos da cultura popular do Nordeste brasileiro. Tal movimento procura orientar para esse fim todas as formas de expressões artísticas: música, dança, literatura, artes plásticas, teatro, cinema, arquitetura, entre outras expressões. Um dos fundadores e diretores foi o escritor Ariano Suassuna.
Afluentes @Legado Arte
Abertura para convidados: 08 de agosto, às 19h
Abertura ao público: 09 de agosto, a partir das 11h
Período Expositivo: 09 de agosto a 06 de setembro de 2016
Al. Gabriel Monteiro da Silva, 500 – Jardim América – São Paulo – SP
Horário: das 11h às 18h de segunda a sexta, sábados das 11h até 15h
(com assessoria de imprensa)
Imagem de capa: Cadeira Catigueira, de Rodrigo Almeida e Zé Crente | Luminária Pássaro do Sertão, por Dalton Costa e Jasson | Luminária Jabuti, por Maria Amélia e Petrônio