No mês de março a Fundação Cultural Badesc completa 15 anos. Localizada em um imponente casarão histórico, nas esquinas das ruas Visconde de Ouro Preto com a Artista Bittencourt, no Centro de Florianópolis, a instituição é referência e destaque na promoção de importantes manifestações culturais. E para nós, arquitetura é uma dessas manifestações. Por isso, foi uma honra lançar uma das edições do anuário ArqSC no local, em 2013, quando lotamos as salas – com seus lindos pisos de madeira – com arquitetos, designers, artistas e jornalistas para a a festa de lançamento.
Dentro das comemorações dos 15 anos está o lançamento do catálogo virtual que resgata as ações e atividades promovidas pela Fundação nos anos de 2018, 2019 e 2020. Acessa aqui.
Também é possível acessar uma série de exposições e eventos culturais que já passaram pelo espaço e ainda conferir os trabalhos de dois artistas que foram selecionados no Edital 2020. Dante Acosta apresenta 19 trabalhos na mostra “As Coisas Distantes Parecem Menores Do Que São Na Realidade”, já Carol Krügel exibe 27 ilustrações a grafite emolduradas na exposição “Retratos Fantásticos”.
Espaço para o fomento cultural
Em 28 de março de 2006 a mostra Nereu Ramos: Memória Política, que teve curadoria de Neusa Barbi, abriu a série de exposições na Fundação Cultural Badesc, prestando uma homenagem ao antigo morador do local, o ex-governador Nereu Ramos. No mesmo ano foi inaugurada a restauração da casa pelo então presidente da Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina S.A. – BADESC, Renato de Mello Vianna, junto com o ex-governador do Estado de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira (in memoriam).
E no texto presente no folder da mostra, Vianna explica sobre o começo das atividades do espaço cultural. “Ao iniciar suas atividades com a exposição Nereu Ramos: Memória Política, a Fundação Cultural Badesc, atende duas antigas expectativas: consolidar um espaço de convergência para o debate e à produção cultural e artística catarinense e prestar uma justa homenagem a um dos mais significativos políticos que o Estado de Santa Catarina já produziu”, escreveu Vianna.
Centenas de atividades culturais gratuitas
A Fundação é considerada um dos espaços expositivos e culturais mais conceituados de Santa Catarina, com diversas atividades culturais gratuitas realizadas ao longo desses anos. Foram mais de 700 atividades entre exposições, cursos, encontros, lançamentos de livros, eventos de música, sessões de cinema entre outras. Para a atual diretora geral da Fundação, Margaret Waterkemper, esse é um momento de celebração e readaptação. “Nestes anos sempre estivemos de portas abertas, acolhendo e recebendo os visitantes. No entanto, desde o último ano tivemos que nos reinventar e conseguimos seguir proporcionando atividades culturais gratuitas, só que de maneira virtual”, destaca.