O Festival Street Art Tour tem transformado a paisagem do centro histórico de Florianópolis com murais de arte urbana de pequeno, médio e grande formatos, trazendo reconhecimento à cidade neste campo. A segunda edição, que acontece nos dias 17, 18 e 19 de novembro, tem sua programação e abrangência ampliada ao circular por outras regiões da cidade, propondo outras conexões e reforçando o objetivo de se tornar a arte um agente de transformação social. Na programação, shows de nomes como Negra Li, Tássia Reis, Nelson Triunfo e Funk Cia buscam atrair o grande público para esse contexto e reforçar a potência que a arte de rua tem de oferecer o acesso à arte e cultura de qualidade de forma livre, gratuita e democrática.
Este ano o evento irá promover, além dos murais em diversos formatos, murais coletivos com artistas de outros estados selecionados por meio de inscrições gratuitas. O festival terá participantes do Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Amazonas, Brasília, Minas Gerais e Goiás, além de outros países como Chile e Bogotá.
“É uma galeria de arte a céu aberto” tem sido uma expressão de muitos admiradores dos painéis nas fachadas das edificações. O festival procura fortalecer conceitos de inclusão e do acesso ao trabalho dos artistas que participam desse movimento e deixam suas marcas pela cidade, impactando o cotidiano.
Pela primeira vez será realizado o Mercado de Arte, juntamente com o Lounge CLARO, focado na produção artística urbana local. Já na quadra da Escola Antonieta de Barros, também terá programação como oficina de customização para personalizar acessórios e objetos do público presente. No Espaço Bistek, no Largo da Alfândega, acontecerá oficinas como stickers, spray e lambe-lambe. Nesse mesmo espaço, será oferecida a Oficina no Beat da História, onde a Literatura e a Música se encontram para falar do universo do Hip Hop com apresentação de Dani Candido, DJs Kapilé e B-Boy Bryan. As atividades são gratuitas e direcionadas a adultos e crianças.
Este ano o festival realizará novamente o walking tour com o Guia Manezinho, projeto de Rodrigo Stüpp que leva o público para conhecer os murais. A novidade será o passeio Street Art Tour by Bus com percurso de ônibus e permitindo também a acessibilidade de cadeirantes. Todos os passeios serão gratuitos.
Acessibilidade
Na programação de 2023, as boas práticas de acessibilidade se farão presentes em diferentes ações como a audiodescrição das obras das exposições, esculturas táteis, textos acessíveis em braille, assim como nas apresentações do palco principal, com intérprete de libras e uma plataforma vibro tátil que estará disponível para experimentação do público surdo, numa parceria entre o Festival e o Museu de Arte Moderna da cidade de São Paulo, o MAM SP. Outro detalhe pensado para o palco principal é a área destinada às pessoas com alguma deficiência que garantirá a possibilidade do acesso com segurança para curtir os shows da programação.
A Arte Pela Vida
A exposição “A Arte Pela Vida”, que está na segunda edição, tem como objetivo realizar um leilão para captar recursos para apoiar as instituições Lar Recanto do Carinho, Instituto Gama e Comunidade Terapêutica Casa de Restauração. Em parceria com a empresa Paris do Brasil, que forneceu tintas e telas para a realização da ação, 43 artistas participaram da ação produzindo obras com temática livre, que estão em circulação em algumas lojas da Rede Bistek Supermercados desde o dia 25 de outubro, data que teve início o leilão online.
A partir do dia 13 de novembro, as obras estarão expostas no Top Market, onde permanecem até o dia 23 do mesmo mês, quando encerra o leilão. Neste ano, a ação chega à sua segunda edição com um novo formato em parceria com a Best Leilões para realizar a atividade em formato online, possibilitando o acesso a um maior número de pessoas que poderão dar lances nas obras
Nesse período acontece também o Ateliê Paris do Brasil, com oficinas gratuitas para o público infantil (de 6 a 10 anos), ministrado pela arte educadora Taliane Tomita. O Ateliê leva crianças de escolas públicas e de algumas instituições apoiadas pelo projeto para participarem e terem contato com a arte.
O começo
O Street Art Tour surgiu da parceria entre o Studio de Ideias Produtora Cultural, dos sócios Arturo Valle Junior e Marina Tavares, com o artista urbano Rodrigo Rizo. Já o Festival Street Art Tour foi desenvolvido para atingir diversos públicos: os que têm interesse pela arte urbana e os que não conhecem; os que têm acesso a espaços de arte e a museus e os que nunca se imaginaram dentro de um, os que sabem o que é arte e os que não fazem ideia de que estão diante de uma todos os dias nas ruas de sua cidade.
O projeto também é desperta para a valorização dos espaços coletivos de Florianópolis.
Os realizadores do evento lembram que o diálogo entre o cenário de Florianópolis e a arte urbana não iniciou com o festival. A capital abriga um grande polo de pessoas ligadas a manifestações artísticas como grafite, lambe-lambe, rap e hip hop. Neste mesmo movimento, surgem iniciativas que visam integrar os moradores da cidade ao espaço que elas ocupam. Enxergar os muros e paredes da cidade como uma tela em branco para dar voz a artistas também faz parte desta ideia.
O Festival tem apoio cultural APCEFSC, CDL Florianópolis, Cambirela Hotel, Hotel Valerim Florianópolis, Unicred Florianópolis; patrocínio Prefeitura Municipal de Florianópolis via Lei Municipal de Incentivo à Cultura; incentivo Estadual PIC (Programa de Incentivo à Cultura), e Bistek Supermercados e Claro.
Mural “VIVA CIDADE VIVA”
Artistas: Crispagnoncelli & Tio.Trampo
Local: Piso da rua Felipe Schmidt (em frente às Lojas Americanas)
*primeira pintura de piso na cidade, o local será fechado para se tornar um passeio
Mural Homenagem a Artista Valda Costa
Artista: Cazé
Local: Oscar Hotel, na Avenida Hercílio Luz
Mural Eterna
Local: Edifício Alpha Centauri
Artistas: Acidum Project (Tereza Cristina Pereira Braga e Robézio de Oliveira Marques).
Primeira pintura dos artistas no Sul do Brasil. Artistas que já têm outras pinturas em vários lugares do mundo.
15/11 – Live Mural Eterna
Mural Poeta Zininho
Local: Parede da Caixa Econômica na Praça XV
Artista: Leonardo Furtado
Mural Coletivo na Rua Padre Roma
10 artistas
Mural Coletivo no Pantanal
10 artistas
Encontro de Arte de Rua do Bairro Monte Cristo
Data: 15 a 17/11
Coletivo com 60 artistas de várias regiões do Brasil.
16/11 Live Encontro de Arte de Rua do Monte Cristo
Encontro Galeria da Mariquinha
Data: 18/11
Local: Morro da Mariquinha
Coletivo com 20 artistas.
Mural na Cidade de Itajaí (será a primeira execução de um mural do projeto fora da cidade)
Coletivo com 06 artistas.
Período: 06 a 12/11.
EXPOSIÇÕES
Exposição A Arte Pela Vida
Abertura: 13/11 às 19h
Local: Top Market
Período: 13 a 23/11/2023.
O Jardim das Delícias Bestiais – Paulo Noia
Curadoria: Kamilla Nunes
Local: Galeria Municipal Paulo Vichetti e Memorial Meyer Filho (localizada na Praça XV de Novembro, 180 – Centro, Florianópolis)
Abertura no dia 15/11 às 17h.
Período: 13/11/2023 a 04/02/2024.
SERVIÇO
Festival Street Art Tour
PALCO CLARO
Dias 17, 18 e 19
Local: Largo da Alfândega
Dia 17/11, das 18h às 22h
Dias 18 e 19/11, das 14h às 22h
ESPAÇO BISTEK
Dias 18 e 19, das 14h às 18h
Local: Largo da Alfândega
MERCADO DE ARTE E LOUNGE CLARO
Dias 18 e 19, das 10 às 18h
Local: Quadra da Escola Antonieta de Barros
Fonte: com assessoria de imprensa