Thaisa Kleinubing

THAISA KLEINÜBING

Expografia Centro Cultural VERAS

Ano: 2023

Materiais: madeira Angelim, compensado naval, rodízios e peças metálicas recuperadas de ferro velho

Empresa: Madero OZ

Onde ver este projeto: Em todo o CCV você pode observar o sistema expositivo. Na sala do 2º piso ficam armazenadas as peças quando não estão em uso.

Com formação multidisciplinar e especialização em ecoeficiência e design circular, a arquiteta e urbanista catarinense Thaisa Kleinübing ampliou sua atuação explorando as relações entre arquitetura e arte, desenvolvendo projetos de cenografia e expografia. A busca pela sustentabilidade ambiental, social e econômica é um dos atributos que norteiam os seus projetos e que se estenderam à expografia realizada para o Centro Cultural Veras (CCV), em parceria com o diretor e curador do CCV, Josué Mattos, e o designer e artesão Murilo Linhares.

Este projeto surgiu da ideia de criação de um mobiliário simples, versátil e com baixo impacto ambiental, que expressasse a identidade do próprio CCV, e que assumisse a aparência e a função dos materiais em todos os aspectos, desde a arquitetura. Por isso, a opção pela produção de pequenos andaimes, com estrutura modular e desmontável, em madeira, um material natural, renovável, leve e durável. Os encaixes são feitos com parafusos embutidos, parafusos borboleta e peças metálicas. Os andaimes possuem rodízios e placas de compensado naval, que podem ser inseridas horizontalmente, criando prateleiras, ou verticalmente, criando suportes e divisórias.

As estruturas, além de versáteis, se prestam a atender às mais variadas demandas expositivas características da arte contemporânea, foram desenhadas para permanecer na sala expositiva mesmo quando não estão em uso, o que elimina o espaço de depósito e aproxima o objeto das obras.

 

 

Matérias Relacionadas