A primeira semana de março, em São Paulo, serviu de passarela para que empresas nacionais e internacionais de revestimentos e acabamentos apresentassem as novidades que irão invadir os projetos de arquitetura e interiores esse ano.
A Fashion Week da Arquitetura e Construção, como já é conhecida a feira, trouxe um apanhado de novas tecnologias que comprova a evolução total desse mercado.
É claro que ao andar pelos corredores senti também cautela na escolha dos temas. Afinal, o momento é para clássicos! Os conceitos em pedra e mármore, os queridinhos do revestimento cerâmico foram os que mais apareceram. Seguidos pelos cimentos e madeiras que também são tradicionais.
As cores naturais como beges, caramelos, cinza rato e cinza azulado foram destaque nos fundos – revestimentos usados em áreas de piso e parede que servem como base para o restante da decoração. As cores ficaram por conta dos acessórios como mosaicos de vidro, pedra e metal que são importantes para personalizar os projetos.
O conceito patchwork que já está consagrado continua para os próximos dois anos. Neste grupo a criatividade flui e com certeza o consumidor irá encontrar o estilo certo para a sua casa. Geométricos, florais, texturas de tecidos, releitura dos ladrilhos hidráulicos foram os temas explorados. Quanto aos formatos, encontrei desde pequenos hexagonais estampados, retangulares até quadrados nos formatos.
15×15, 20×20 e 25×25.
Com a evolução da impressora HD, os revestimentos ganharam riqueza em sua superfície com efeitos e detalhes impressionantes. Relevos suaves ou mais agressivos foram muito explorados e muitas vezes parecem esculturas.
Os grandes formatos também vieram para ficar. A grande vantagem é a diminuição dos rejuntes que garante amplitude ao ambiente, mesmo que este tenha uma metragem menor.
A feira este ano estava muito rica e diversificada, com a presença de empresas de papel de parede, vinílicos, laminados, cimentícios e também madeira de bambu.
Um produto importante que foi resgatado, e é muito forte em nossa cultura, é o Cobogó. O destaque ficou por conta do design arrojado do arquiteto Arthur Casas para a Solarium.
Uma infinidade de itens que vão desembarcar logo nas lojas de todo o Brasil abrindo possibilidades incríveis de edição e personalização de projetos.