Apesar do Brasil não estar entre os 30 países dos seis continentes que participarão da primeira Bienal de Design de Londres (de 7 e 27 de setembro), com a temática “Utopia by Design”, o estúdio criativo SuperUber, que tem o DNA brasileiro, levará o seu know-how de arte e tecnologia para o espaço do México na Biennale. Durante 20 dias, o evento irá propor reflexões dos seis continentes a respeito do papel do design nas próximas décadas.
Concebido pelo arquiteto mexicano Fernando Romero, o projeto “Border City” apresentará o conceito de uma cidade binacional em uma das fronteiras mais importantes do mundo: a dos Estados Unidos e México. A SuperUber colaborou com o FR-EE (Fernando Romero Enterprises) e com a Pentagram para transformar o conceito da cidade em projeções imersivas de som e imagem, numa narrativa audiovisual.
“A sala é toda sobre essa cidade conceitual, chamada FR-EE city, do arquiteto Fernando Romero. No centro dela está a maquete da cidade, uma escultura com projeção mapeada e animações. O espaço é simétrico, com projeções em todas as paredes, sincronizadas. Usamos oito projetores nas paredes e dois na maquete, para criar uma experiência completamente imersiva que narra o conceito da cidade para o visitante”, diz a designer Liana Brazil, sócia da SuperUber.
Rio 2016 – A participação da SuperUber na Bienal de Design de Londres dá sequência a um ano de trabalhos de projeção mundial. O estúdio assinou, em parceria com os diretores Batman Zavareze e Nathalie Melot, o espetáculo visual de encerramento das Olimpíadas Rio 2016, no estádio do Maracanã, visto por 700 milhões de pessoas em todo o mundo.
Ainda nas Olimpíadas, criou as experiências multissensoriais interativas no espaço Parada Coca-cola, no Boulevard Olímpico do Píer Mauá, que atraiu um público de mais de 86.000 pessoas em 15 dias de evento, e atingiu 90% dos adolescentes cariocas.
No início do mesmo mês, inaugurou a exposição permanente Floresta Protetora, no novo Centro de Visitantes Paineiras, no acesso ao Cristo Redentor, por onde passam mais de dois milhões de visitantes por ano. A exposição mostra toda a riqueza do Parque Nacional da Tijuca e da Biodiversidade da Mata Atlântica de forma interativa, e ocupa uma área de 900m2, com destaque para uma maquete de 120 m2 que retrata os 3200 hectares do Parque.
Histórico: criada em 2002 por Liana Brazil e Russ Rive, a SuperUber desenvolve projetos nas áreas de cultura, educação e entretenimento. O primeiro trabalho da dupla foi um conjunto de tambores interativos para a exposição sobre a África no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB – RJ), em 2003. Ao bater no tambor o visitante via, projetadas na obra, imagens de arte africana.
Nesses 14 anos de atividades, a empresa já criou mais de 200 projetos multidisciplinares pelo mundo, como o vídeo-cenário do clipe “I was here”, de Beyoncé, gravado na sede das Nações Unidas, em 2012. A SuperUber possui ainda instalações permanentes nos Estados Unidos e no Brasil, incluindo o Museu do Amanhã, no Pier Mauá, Porto do Rio. (com assessoria de imprensa)