Tudo – ou quase tudo – que você precisa saber sobre manutenção de obra, cronograma e reformas, com um passo-a-passo detalhado, até informações essenciais de como montar um quarto de bebê são temas de três e-books lançados pelo escritório Espaço do Traço, de Florianópolis. A intenção das arquitetas Maíra Queiroz e Vanessa Faller é democratizar as informações por meio de downloads gratuitos – e-books disponíveis http://www.espacodotraco.com.br/ebooks/
Maíra responde uma rápida entrevista exclusiva ao portal.
O que motivou escrever os e-books?
Já disponibilizávamos esse tipo de conteúdo para nossos clientes e, através de estratégias de Inbound Marketing, percebemos que democratizar essas informações poderia ser bastante útil para mais gente. Uma de nossas premissas é levar design para o máximo de pessoas possível. Por essa razão, além de ações como os downloads gratuitos, também optamos por abrir uma nova unidade de negócio, a EDOT Smart Design – para aqueles que querem ter acesso à qualidade do Espaço do Traço, mas precisam que os projetos sejam mais acessíveis economicamente.
Explica melhor como funciona o EDO Smart Design?
Lançamos o EDOT Smart Design em 2016 para atender um mercado de nicho de projetos de interiores. Havia um público específico que procurava o Espaço do Traço e acabava desistindo do projeto completo de interiores em função da verba disponível ser incompatível ao orçamento apresentado. São solteiros das classes B e C, casais mais jovens e estudantes, todos com desejo por design de qualidade, mas sem interesse em grandes reformas, móveis sob-medida e quebra-quebra. A necessidade de alguns clientes por um projeto prático, barato e de rápida execução nos chamou a atenção ao longo de mais de 12 anos de atividade e, com a democratização crescente do design nos últimos anos, nossa vontade de atender esse público também se solidificou.
Eu e a Vanessa Faller construímos uma marca de alto padrão com o Espaço do Traço, com diferenciais como detalhamento impecável, elogiado sempre por fornecedores e clientes exigentes. Como atendemos principalmente as classes alta e média alta, decidimos criar essa nova unidade de negócio, o EDOT Smart Design, em colaboração com duas novas sócias, as jovens arquitetas Carolina Rios e Thuane Raposo. Juntas, identificamos os responsáveis por aumentar o custo dos projetos do Espaço do Traço – como detalhamento e execução de obra – e os retiramos do pacote.
E como funciona o processo?
Virtualmente, agendamos uma reunião através do site da nova marca (http://www.edotsmart.com.br/). O levantamento, a medição dos espaços, é feito pelo próprio cliente que também nos envia fotos dos ambientes. Dessa forma, além de baratear os custos de operação, também conseguimos atender clientes de outras localidades. Nossa intenção é que, num futuro próximo, tornemos o EDOT uma plataforma web, conquistando novos mercados.
Qual o conteúdo de cada e-book?
Já formatamos um e-book com cronograma de obras e reformas, com um passo-a-passo detalhado de como o cliente deve proceder para ter sucesso na execução do projeto, desde o orçamento até os retoques na pintura, passando por todas as instalações.
Como montar um quarto de bebê também foi outro material de sucesso no ano passado. Pais e mães têm muitas dúvidas, principalmente sobre segurança para as crianças, mas também sobre decoração. Como já executamos dezenas de ambientes infantis, sempre apoiadas em métodos consagrados, como o Montessori, conseguimos esclarecer a maioria delas em um e-book conciso.
“Como manter sua obra” foi nosso primeiro material a ser disponibilizado para download e também o mais completo. São 64 páginas com tudo o que você precisa saber sobre manutenção de casas e apartamentos.
Qual a maior dificuldade no desenvolvimento de uma obra/etapa?
Com certeza a interdependência entre os serviços é o que mais confunde o cliente. Quem nunca fez uma obra não tem como saber que para instalar o ar condicionado, por exemplo, não basta chamar o técnico. É preciso contatar o pedreiro e o eletricista. Nossos materiais ajudam aqueles que buscam informações de qualidade a entenderem qual a ordem dos serviços e a relação entre eles.
Houve retorno dos clientes em relação às publicações?
Com certeza. Além de centenas de downloads, que nos trouxeram leads bastante qualificados, tivemos retornos concretos de clientes em potencial e também conseguimos estreitar a relação com prospects que pretendem reformar ou construir em breve.