• Sobre
  • Contato
  • Envie seu projeto
  • Publicidade
  • Vídeo
  • Podcast
ArqSC
  • Projetos
    • Tudo
    • Projetos SC
    restaurante KUYA_BUKA_3P Studio+DG Arquitetura_Fotos por Rafael Ribeiro_

    Escolhas para o restaurante da CASACOR/SC instiga pensar sobre o futuro

    casa-atma-foto-divulgação

    Casa Atma celebra conexão com a natureza em espaço renovado

    casa perene-casacor florianópolis-foto-Denilson Machado

    Studio Guilherme Garcia explora a sensorialidade na Casa Perene

    octaedro-oficina-do-amanhã-foto-fábio-junior-severo

    Octaedro traz para a CASACOR/SC uma utopia: como seria o espaço onde nasce o amanhã?

    casa floripa by dimas. foto lio simas

    Casa Floripa by Dimas é construída em 60 dias com madeira engenheirada

    ambiente-vera-sabino-foto-Vanessa Alves

    Artista visual Vera Sabino é homenageada em ambiente na CASACOR/SC Florianópolis

    o futuro é ancestral-foto-mariana-boro

    Projeto de praça para CASACOR/SC marca os 20 anos do escritório Ana Trevisan Espaços Vivos

    Aberturas amplas promovem a integram do interior com a paisagem exuberante no ambiente Origem, de Mariana Maisonave para a CASACOR/SC Florianópolis. Foto Fábio Jr Severo

    Ambiente Origem traz histórias e laços de família

    REITZ-Bruna-Tuon-CasaCor-

    Refúgio de Memórias promove encontro de gerações

  • Notícias
    • Tudo
    • Arquitetura
    • Urbanismo
    • Interiores
    • Design
    • Arte
    fachada-casacor rs 2025-foto-Luciano Mota

    CASACOR-RS 2025 ocupa o antigo Terminal do Aeroporto Salgado Filho

    design catarinense-veras design-foto Luma Reimann

    Imersão no universo do design catarinense

    exposição-sintomas do agora

    Avant-première da exposição “Sintomas do Agora” só para jornalistas

    FLORIPA_QUILT_-foto-tobias Costa

    A força do fazer manual na maior edição do Festival de Patchwork & Arte Têxtil, em Florianópolis

    programação cultural

    Inscreva-se na programação cultural da exposição Veras Design

    academia fiesc de negócios

    FIESC incentiva o design autoral como diferencial estratégico

    exposição veras design-foto-soninha vill

    Abertura da exposição de design catarinense Veras Design lota centro cultural

    concurso-GUERRA SIARCOS ARQUITETURA

    Concurso promovido pelo NCD tem inscrições abertas até final de abril

    Nara guichon-dia mundial da criatividade-foto-fivulgação

    Nara Guichon é um dos destaques na programação do Dia Mundial da Criatividade

  • Artigos
    Oficina de criatividade Aurora Escola Livre com Luciana Florenzano, ação promovida pelo CAU-SC na Fundação Hermann Hering em Blumenau/SC. Foto acervo Aurora Escola Livre

    O que é uma escola livre de arquitetura

    ainda estou aqui

    O ano é 2025, arquitet@s do futuro, uni-vos!

    colapsos-foto-lucas reitz

    COLAPSO: o esvaziamento ético provoca reflexão sobre os desafios da prática arquitetônica

    REITZ-CasaCor-ArqSC

    CASACOR/SC Florianópolis: Caminhos para experimentações técnicas e inovação?

    arquitetura-luciana-florenzano

    Há um futuro na arquitetura que mora no nosso passado

    REITZ-Fogo-Imagem

    Fogo e Imagem

    Sala Memorial Meyer Filho, Fotografia Jess Pellegrini e Zans

    O futuro é mesmo coletivo e o tempo sempre relativo

    pintura-Clóvis Martins Costa

    “Entre o mergulho e a distância”: a pintura resiste

    Da ilha ao cosmo, exposição revela quem foi o artista Meyer Filho

  • Entrevistas
    design-ponto a

    Ana Claudia de Araujo e a habilidade para solucionar problemas na área do design

    balanço de dois-mart-studio-foto-lucas-reitz

    Mart Studio e o exercício do improviso

    artista Ricardo Ramos e Zilda 1 Foto Sérgio Vignes

    Notável artista Ricardo Ramos

    Helena Fretta fachada Foto Acervo Pessoal

    Helena Fretta Galeria de Arte: persistência em 30 anos de mercado

    artista-letícia-cardoso

    “Irredutível Ruído” condensa processo artístico de Letícia Cardoso

    A grande onda_after_Hokusai_60x87cm

    Eduardo Srur: série Natureza Plástica e o reencontro com a pintura

    arquiteta-gloria-cabral

    Gloria Cabral: a arquiteta do Paraguai-Brasil

    Bruno Barbi Foto Divulgação

    Bruno Barbi: Artivismo da causa negra

    Lorandi e Maria Claudia Reginato Abraço em Karma Foto Dayane Ros

    Entrevista: “Não há prática no mundo que não precisa estar aberta”

  • Eventos
    • ArqSC conversa
    • Galeria de Fotos
    • Lançamentos anuário ArqSC
  • Colaboradores
  • Anuário
    • Edições on-line
    • Perfil da Revista
    • Anuário: últimas notícias
Sem resultados
Ver todos os resultados
ArqSC
  • Projetos
    • Tudo
    • Projetos SC
    restaurante KUYA_BUKA_3P Studio+DG Arquitetura_Fotos por Rafael Ribeiro_

    Escolhas para o restaurante da CASACOR/SC instiga pensar sobre o futuro

    casa-atma-foto-divulgação

    Casa Atma celebra conexão com a natureza em espaço renovado

    casa perene-casacor florianópolis-foto-Denilson Machado

    Studio Guilherme Garcia explora a sensorialidade na Casa Perene

    octaedro-oficina-do-amanhã-foto-fábio-junior-severo

    Octaedro traz para a CASACOR/SC uma utopia: como seria o espaço onde nasce o amanhã?

    casa floripa by dimas. foto lio simas

    Casa Floripa by Dimas é construída em 60 dias com madeira engenheirada

    ambiente-vera-sabino-foto-Vanessa Alves

    Artista visual Vera Sabino é homenageada em ambiente na CASACOR/SC Florianópolis

    o futuro é ancestral-foto-mariana-boro

    Projeto de praça para CASACOR/SC marca os 20 anos do escritório Ana Trevisan Espaços Vivos

    Aberturas amplas promovem a integram do interior com a paisagem exuberante no ambiente Origem, de Mariana Maisonave para a CASACOR/SC Florianópolis. Foto Fábio Jr Severo

    Ambiente Origem traz histórias e laços de família

    REITZ-Bruna-Tuon-CasaCor-

    Refúgio de Memórias promove encontro de gerações

  • Notícias
    • Tudo
    • Arquitetura
    • Urbanismo
    • Interiores
    • Design
    • Arte
    fachada-casacor rs 2025-foto-Luciano Mota

    CASACOR-RS 2025 ocupa o antigo Terminal do Aeroporto Salgado Filho

    design catarinense-veras design-foto Luma Reimann

    Imersão no universo do design catarinense

    exposição-sintomas do agora

    Avant-première da exposição “Sintomas do Agora” só para jornalistas

    FLORIPA_QUILT_-foto-tobias Costa

    A força do fazer manual na maior edição do Festival de Patchwork & Arte Têxtil, em Florianópolis

    programação cultural

    Inscreva-se na programação cultural da exposição Veras Design

    academia fiesc de negócios

    FIESC incentiva o design autoral como diferencial estratégico

    exposição veras design-foto-soninha vill

    Abertura da exposição de design catarinense Veras Design lota centro cultural

    concurso-GUERRA SIARCOS ARQUITETURA

    Concurso promovido pelo NCD tem inscrições abertas até final de abril

    Nara guichon-dia mundial da criatividade-foto-fivulgação

    Nara Guichon é um dos destaques na programação do Dia Mundial da Criatividade

  • Artigos
    Oficina de criatividade Aurora Escola Livre com Luciana Florenzano, ação promovida pelo CAU-SC na Fundação Hermann Hering em Blumenau/SC. Foto acervo Aurora Escola Livre

    O que é uma escola livre de arquitetura

    ainda estou aqui

    O ano é 2025, arquitet@s do futuro, uni-vos!

    colapsos-foto-lucas reitz

    COLAPSO: o esvaziamento ético provoca reflexão sobre os desafios da prática arquitetônica

    REITZ-CasaCor-ArqSC

    CASACOR/SC Florianópolis: Caminhos para experimentações técnicas e inovação?

    arquitetura-luciana-florenzano

    Há um futuro na arquitetura que mora no nosso passado

    REITZ-Fogo-Imagem

    Fogo e Imagem

    Sala Memorial Meyer Filho, Fotografia Jess Pellegrini e Zans

    O futuro é mesmo coletivo e o tempo sempre relativo

    pintura-Clóvis Martins Costa

    “Entre o mergulho e a distância”: a pintura resiste

    Da ilha ao cosmo, exposição revela quem foi o artista Meyer Filho

  • Entrevistas
    design-ponto a

    Ana Claudia de Araujo e a habilidade para solucionar problemas na área do design

    balanço de dois-mart-studio-foto-lucas-reitz

    Mart Studio e o exercício do improviso

    artista Ricardo Ramos e Zilda 1 Foto Sérgio Vignes

    Notável artista Ricardo Ramos

    Helena Fretta fachada Foto Acervo Pessoal

    Helena Fretta Galeria de Arte: persistência em 30 anos de mercado

    artista-letícia-cardoso

    “Irredutível Ruído” condensa processo artístico de Letícia Cardoso

    A grande onda_after_Hokusai_60x87cm

    Eduardo Srur: série Natureza Plástica e o reencontro com a pintura

    arquiteta-gloria-cabral

    Gloria Cabral: a arquiteta do Paraguai-Brasil

    Bruno Barbi Foto Divulgação

    Bruno Barbi: Artivismo da causa negra

    Lorandi e Maria Claudia Reginato Abraço em Karma Foto Dayane Ros

    Entrevista: “Não há prática no mundo que não precisa estar aberta”

  • Eventos
    • ArqSC conversa
    • Galeria de Fotos
    • Lançamentos anuário ArqSC
  • Colaboradores
  • Anuário
    • Edições on-line
    • Perfil da Revista
    • Anuário: últimas notícias
Sem resultados
Ver todos os resultados
ArqSC
Sem resultados
Ver todos os resultados

Início › Artigos › “Entre o mergulho e a distância”: a pintura resiste

“Entre o mergulho e a distância”: a pintura resiste

Texto curatorial de Clóvis Martins Costa sobre a exposição "Entre o mergulho e a distância", que está aberta a visitação no MESC.

Por Redação
03 abr 2023
em Artigos
pintura-Clóvis Martins Costa

Clóvis Martins Costa

CompartilharTweetarEnviar

A pintura resiste: ao tempo, às declarações da sua morte, ao próprio artista. Os pintores e as pintoras sabem: pintar é confrontar-se continuamente com as imposições, as exigências, e, com as contínuas surpresas da pintura, que nunca se dobra e acaba por impor-se[1].

Icleia Cattani

 

Octávio Paz, ao se referir à obra de Rufino Tamayo[2], comenta que existem muitas maneiras de se aproximar de uma pintura. Tento aqui lembrar de algumas: em linha reta, face a face, com o olhar oblíquo, em sobrevoô, com a atitude de um caçador, medindo com os olhos e em zigzag, através de um modo franco, magnetizado, reflexivo… Invento outras: como um graxaim na espreita de sua presa, como o escafandrista prestes a submergir em águas obscuras, em rodopio após o salto no vazio, como numa cegueira repentina, tateando as paredes, escaneando o ainda não visto –  assim como por meio de uma observação cirúrgica cuja nitidez reverte a ordem do visível.  Temos aqui a possibilidade de exercitar mergulhos e distanciamentos, espreitar e adentrar imagens subjacentes, panorâmicas, em detalhe, por vezes tão explicitas que brotam, reticulares, como poros ou poeira nos olhos.

A exposição “Entre o mergulho e a distância” apresenta trabalhos de seis artistas-pesquisadores brasileiros que elaboram a imagem em seus processos pictóricos: Clóvis Martins Costa, Felipe Góes, Lauer Nunes dos Santos, Lizângela Torres, Marilice Corona e Ricardo Mello. O grupo aqui reunido integrou a publicação do livro Problemas de pintura: distensões na prática da pesquisa em arte[3], no âmbito do projeto de pesquisa homônimo, realizado no Centro de Artes da UFPel. No âmbito da pesquisa, a exposição se insere como um desdobramento das reflexões apontadas no livro e nos debates relacionados ao mesmo. Pretende-se aqui estabelecer novos diálogos com os demais integrantes da publicação, de modo a pensar a mostra no MESC como outra instância da pesquisa. Conforme José Luiz de Pellegrin, no prefácio do livro Problemas de pintura: distensões na prática da pesquisa em arte:

Pode-se concluir que a pesquisa em pintura está viva, pulsante, uma vez que a cada novo acontecimento ela conecta novos pesquisadores e novas instituições, redefine a amplitude das abordagens, ganha novos contornos através da visão crítica sobre o fazer e o refletir. A pesquisa legitima a produção de conhecimento revendo as especificidades e ativando as distensões a partir da intersecção com as mais variadas linguagens (PELLEGRIN, 2021, p. 13).

A pintura de imagens, coadunadas com os códigos da fotografia ou que flertam com a representação, parece indicar um traço pulsante na arte atual, seja através da revisão do imaginário disponível no arcabouço da história da arte ou (e) pela elaboração própria ao fluxo randômico da imagem nas mais variadas e velozes plataformas. Não se trata agora apenas de um escrutínio dos mecanismos que engendram a imagem fotográfica (tencionando suas dimensões técnicas e culturais como em Gerhard Richter), mas de possibilidades renovadas para a invenção de outras narrativas, outras histórias e diálogos com o que venha a ser o real. Segundo Tiago Mesquita, no texto a Pintura de imagem:

As imagens que nos interessam nesse instante funcionam menos como um inventário de estruturas e métodos intelectuais de decomposição da imagem do que como formas a partir das quais se pode contar outras histórias. Ou melhor: a partir da imagem, apresenta-se mais do que ela própria parece mostrar (MESQUITA, 2011, p.272).

O tempo lento exigido pela pintura (no fazer e na fruição) contradiz a lógica do consumo instantâneo e da passagem irrefletida pelos carrosséis onde se engendra a perda absoluta do referente.  Cabe aqui pensar no estatuto da pintura ao longo da história da arte como veículo de construção e propagação da imagem e que, nos dias atuais, distante (ou muito perto) de sua designação original, apresenta-se como um dos veículos possíveis para a condensação do olhar através de lugares onde apenas uma lógica funciona, aquela da sensação.  A pintura aparece aqui através de uma diversidade de abordagens onde o fio comum é a imagem presente/ausente. Imagens que singram o campo pictórico, ora fantasmas, ora espessuras materiais. A pintura incandesce os entretempos da experiência. No ocaso das imagens, o olhar retorna, como outra camada na fatura (fratura) temporal do campo pictórico.

Clóvis Martins Costa, maio de 2022/ abril de 2023

 

[1] MARTINS COSTA, Clóvis. PARENTE, Pedro.  Problemas de pintura: distensões na prática da pesquisa em arte. Editora da UFPel, 2021, p. 14.

[2] PAZ, Octavio. Tamayo: Geometric and transfiguration. Apud. Rufino Tamayo, Octavio Paz/Jaques Lassaigne. Ediciones Poligrafa. Barcelona, 1995.

[3] MARTINS COSTA, Clóvis. PARENTE, Pedro.  Problemas de pintura: distensões na prática da pesquisa em arte. Editora da UFPel, 2021.

Tags: exposiçãoMescartigopintura
CompartilharTweetarEnviar

Matérias Relacionadas

Oficina de criatividade Aurora Escola Livre com Luciana Florenzano, ação promovida pelo CAU-SC na Fundação Hermann Hering em Blumenau/SC. Foto acervo Aurora Escola Livre
Artigos

O que é uma escola livre de arquitetura

ainda estou aqui
Artigos

O ano é 2025, arquitet@s do futuro, uni-vos!

colapsos-foto-lucas reitz
Artigos

COLAPSO: o esvaziamento ético provoca reflexão sobre os desafios da prática arquitetônica

Siga o ArqSC
Instagram Facebook-f Youtube Pinterest
Ouça o podcast arqsc
Spotify Fontello-1df01912-apple-podcast
ArqSC NEWS
Assine nossa newsletter

© 2025 ArqSC – Portal de Arquitetura, Interiores, Design e Arte de Santa Catarina – Todos os Direitos Reservados.

  • Sobre
  • Contato
  • Envie seu projeto
  • Publicidade
  • Vídeo
  • Podcast
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Projetos
  • Notícias
  • Artigos
  • Entrevistas
  • Eventos
    • ArqSC conversa
    • Galeria de Fotos
    • Lançamentos anuário ArqSC
  • Colaboradores
  • Anuário
    • Edições on-line
    • Perfil da Revista
    • Anuário: últimas notícias

© 2025 ArqSC - Portal de Arquitetura, Interiores, Design e Arte de Santa Catarina - Todos os Direitos Reservados.

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.ACEITAR