O conhecido espaço expositivo inaugurado em agosto de 2013, em Joinville/Santa Catarina, pelas mãos dos designers João Guilherme da Costa e Sarah Pinnow já não tem mais como suporte as paredes do número 287 da Rua Ministro Calógeras. Depois de dezenas de exposições, exibições de filmes, espetáculos musicais intimistas e outras ações culturais, em dezembro de 2016 a dupla decidiu fechar o endereço físico da El Clandestino Galeria de Arte e Estúdio de Design e partir para um novo formato: virtual e itinerante.
O objetivo é que as obras de arte cheguem ao alcance da comunidade, com ações continuadas de pesquisa, produção e principalmente de difusão da produção artística e cultural de Joinville e região, estimulando ainda mais a multiplicidade e a diversidade da cultura local. “Percebemos que o público precisava de novidade e que todo este trabalho, realizado por muitas mãos, precisa ganhar as ruas. O limite físico do nosso espaço pode e deve ser quebrado”, completa João.
Com a chancela do SIMDEC – Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura – projeto aprovado pelo Mecenato Municipal e apoio da Secretaria de Cultura e Turismo e da Prefeitura de Joinville, o novo formato busca assim a difusão da produção artística local em âmbito nacional e mundial, com ações e exposições em diversos espaços e também com atuação mais forte na internet.
A galeria virtual terá obras de arte dos artistas representados pela galeria, todas as informações sobre os artistas e linguagens, com possibilidade de compra direto pelo site. As obras poderão ser vistas ao vivo no acervo da galeria, caso o cliente deseje, em visitas agendadas previamente.
A galeria itinerante, que nasce com o objetivo de atuar de forma mais livre e com maior alcance, propõe exposições coletivas dos artistas representados pela galeria e ações em outros espaços, públicos ou privados, promovendo a interação de diversos públicos com a arte e não somente a tentativa de trazer o público para um único espaço. O projeto prevê ainda a participação em feiras do setor, eventos e ações em outras cidades, levando assim os artistas para novos rumos.
Para lançar o novo formato, João Guilherme e Sarah realizarão uma intervenção chamada El Clandestino Galeria Virtual e Itinerante durante a SP-Arte, que será realizada em São Paulo de 6 a 9 de abril.
A intervenção
A El Clandestino levará até São Paulo algumas obras do artista Rogério Negrão, da série Máquinas do Abismo, em uma exposição que será montada dentro de uma Kombi, que será estacionada no Parque Ibirapuera, local da feira, para que os visitantes conheçam o projeto. As obras serão expostas, porém a venda será realizada somente na galeria virtual.
A exposição é composta de uma série de dez colagens digitais impressas em madeira que descrevem máquinas mentais. São recortes extraídos de desenhos de patentes do início da Revolução Industrial que servem de base para compor esboços descritivos de máquinas que têm caráter utilitário apenas na dimensão sensorial. Além dos painéis em madeira, a exposição traz as obras impressas em papel Kraft, em tamanho A3, para quem deseja adquirir em um suporte mais acessível.
Além das obras de Rogério Negrão, outros artistas farão parte da seleção e a galeria distribuirá um material impresso – em inglês e português – divulgando o projeto, o site e os nomes dos artistas participantes: cerca de 25 artistas de Joinville e região.(com assessoria de imprensa)