Moorland Productions é uma parceria entre os artistas Kenneth Hay e Seetha A. O duo trabalha em variadas mídias incluindo pintura, escultura, instalação, impressão, fotografia, vídeo e obras sonoras. O trabalho produzido por eles explora diferentes temas culturais, históricos e linguísticos, são planejados e criados pelos dois, frequentemente na mesma tela usando uma prática artística distribuída entre seus dois estúdios, um em Londres e outro no sudoeste da França, onde eles também realizam anualmente o Festival de Arte Larroque Art Festival.
Seetha A. nasceu em Singapura, estudou artes e linguística na Leeds College of Art, Goldsmiths College, The Humboldt Institut, Berlin e Delhi Academy of Fine Art. Tem viajado pela Índia, África, China, Ásia e Europa atuando em diferentes projetos. É artista e produtora de vídeo e reside em Londres.
Kenneth G. Hay, é artista, escritor e professor. Nasceu na Escócia e estudou na Universidade de Leeds, na Academia de Belas Artes de Florença, e na UCW Aberystwyth. É professor emérito em Arte Contemporânea na Universidade de Leeds e Professor de Estética na Masaryk University, Brno, República Checa. Tem exposto suas obras amplamente em vários países. Em parceria com Seetha A., Moorland Productions, participou de várias exposições, feiras e algumas Bienais, entre elas a Bienal de Veneza (1995, 2003/04, 2010). Dirige o Festival Anual Internacional de Artes, LAF- Larroque Art Festival, na França. Em 2023 ganhou “1st International Donatello Prize”, Florença.
Para a exposição no Memorial Meyer Filho, sua primeira mostra no Brasil, a Moorland Productions escolheu apresentar uma seleção de projetos de seus 30 anos de colaboração, incluindo 8 séries:
Desenhos – Constam os primeiros desenhos e aquarelas feitos na Accademia di Belle Arti, Florença, Itália, ou mais tarde durante as viagens dos artistas, e refletem uma variedade de abordagens, mídias e trabalhos linguísticos.
Absences – Uma das primeiras séries produzidas em parceria. composta por colagens digitais de paisagens escocesas modernas, povoadas com os fantasmas dos camponeses enviados por seus proprietários (na maioria ausentes), para o exílio no Canadá, nos EUA e na Austrália.
Stalingrado – Esta série reflete as memórias de Kenneth sobre seu pai, que serviu no Oitavo Exército Britânico durante a Segunda Guerra Mundial, dirigindo tanques no deserto perto do Cairo e de Alexandria.
Série de falsificações etnológicas – As pinturas exploram os estilos culturais particulares e os modos de representação pertencentes a diferentes culturas históricas e atuais. Em um mundo da arte obcecado pela “autenticidade”, essas obras exploram o paradoxo das “falsificações” etnológicas, ainda contemporâneas.
Mil Platôs – O título desta série deriva dos teóricos franceses Deleuze & Guattari e descreve o que Jean Baudrillard chamou de “uma jornada sem fim… e uma aventura sem fim…”. O fenômeno das viagens modernas, facilitadas por voos econômicos e tecnologia digital.
Floral – Ambos os artistas da Moorland Productions são interessados em jardinagem. Seetha passa tanto tempo em seu jardim londrino quanto em seu estúdio. Kenneth fotografa e pinta flores desde a década de 1970, quando estudava em Florença.
Borky – Na pré-Perestroika, na República Tcheca, os prédios do governo e as moradias dos trabalhadores eram bastante monótonos – o concreto cinza militar e verde era a norma decorativa. A série de impressões digitais Borky celebra essa mudança de atitude em relação ao cotidiano.
Control Mechanisms – Série de pinturas, gravuras e instalações se baseia em temas de vigilância e controle social. Formalmente, eles se referem a chips RFID, que são minúsculos circuitos de folha metálica presos a livros, CDs, árvores ou a outras mercadorias, de modo a facilitar o rastreamento, controle de estoque ou evitar roubo, acionando um alarme se a mercadoria com a etiqueta RFID anexada for movida para fora da loja sem permissão.
Serviço:
Exposição: Moorland Productions no Brasil ( Moorland Productions in Brazil)
Artistas: Kenneth G. Hay e Seetha A.
Data Abertura: 06/07 (quinta-feira) das 17h00 às 20h30
Período da exposição: 07/07 à 11/08
Local: Memorial Meyer Filho, Praça XV de Novembro, Florianópolis, SC
Fonte: com material do Memorial Meyer Filho