Dia 17 de agosto é celebrado o Dia Nacional do Patrimônio Histórico e Cultural. Para celebrar a data, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC) viu uma oportunidade para dar visibilidade às edificações históricas de Santa Catarina. O perfil da autarquia no Instagram @cau.sc lançou um desafio, provocado pela Câmara Temática Cidade Patrimônio de Todos. O propósito é estimular os profissionais e a população a postarem imagens do patrimônio histórico existente no território catarinense.
Assim, no decorrer de todo o mês de agosto, você verá no feed e stories da rede social fotografias que mostram edifícios que fazem parte da paisagem urbana e rural do estado. Portanto, trata-se de uma maneira de valorizar e divulgar a diversidade do patrimônio que resiste em todas as regiões catarinenses, celebrando o Dia Nacional do Patrimônio Histórico e Cultural.
Poste nas redes
Por isso, no jogo proposto pelo CAU/SC, perfis pessoais e institucionais são convidados a postar dez fotos de edificações históricas de Santa Catarina ao longo do mês. Reforçando que a ideia é celebrar o Dia Nacional do Patrimônio Histórico e Cultural. Se revelam no desafio o casario do centro histórico de Laguna, os jardins do Palácio Cruz e Souza, fachadas históricas de São Francisco do Sul, edifícios públicos e privados de todas as regiões do estado. Até mesmo edificações que não sobreviveram ressurgem nos registros.
O arquiteto Rodrigo Fabre Feltrin postou imagens da demolição da residência do tio avô, o conhecido castelinho da Praça do Congresso, marco arquitetônico que deixou de fazer parte da paisagem de Criciúma. A residência do contador e ex-prefeito de Criciúma, João Carlos de Campos, foi construída na década de 1950 e foi demolida em 2016. “Essa linda casa e outras lindas casas, não fazem mais parte da nossa história da cidade! Dói de ver tanta beleza, tantas histórias sendo demolidas de um dia para o outro”, comentou um internauta.
ODS
De acordo com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 11 da Organização das Nações Unidas, a meta é fortalecer esforços para proteger e salvaguardar o patrimônio cultural e natural do mundo. Por isso, o CAU/SC é patrocinador oficial em Santa Catarina, junto ao Movimento ODS Santa Catarina.
Em resumo, fica a dica: anota na agenda o data de 17 de agosto que é celebrado o Dia Nacional do Patrimônio Histórico e Cultural e a data é comemorada desde 1998, ano do centenário do jornalista e escritor mineiro Rodrigo Melo Franco de Andrade, primeiro presidente do Iphan.
Fonte: assessoria CAU/SC. Fotos da galeria: publicação “Itinerários da Arquitetura Moderna – Florianópolis”, fruto de pesquisa desenvolvida pelos professores do Departamento de Arquitetura e Urbanismo Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Luiz Eduardo Fontoura Teixeira e Gilberto Sarkis Yunes. Editora da UFSC.