Conexão – Ligação de uma coisa com outra, identidade, coerência. Palavras que ajudam a traduzir a 8ª edição do anuário ArqSC, publicação que se fortalece a cada ano e reforça o propósito de ser um ponto de referência em arquitetura no Estado, multiplicando conteúdos que merecem ser espalhados.
Este ano, chegamos de maneira muito mais abrangente até nossos leitores, rompendo plataformas físicas e nos conectando ao meio digital com o lançamento do portal ArqSC. Depois de quase 10 anos, estava na hora de mudar, provocar a interatividade e conectar assuntos relevantes nas áreas de arquitetura, interiores, design, arte. Algumas matérias e artigos publicados no anuário impresso serão amplificados no portal.
A atualização faz parte do nosso processo e está relacionada a abordagens de conteúdo e projeto gráfico. Nessa edição publicamos 26 projetos de arquitetura, em seus mais diferentes campos de atuação, e desta forma contribuímos para o registro da arquitetura catarinense e a formação do olhar do leitor sobre o tema.
Abasteça-se de tempo e silêncio para folhear as páginas do anuário, curtir cada projeto e ler as e matérias e os artigos exclusivos, fundamentais para o repertório de quem transita e tem afinidade com a área. Selecionamos excelentes profissionais para trazer assuntos relacionados à economia criativa, com texto da economista e doutora em urbanismo Ana Carla Fonseca; interiores sobre o livro “Brasil Porta Adentro”, primeira publicação que conta a história da decoração no Brasil, pela jornalista Cristina Dantas; memória sobre o arquiteto Hans Broos pela arquiteta e professora da UFSC, doutora Karine Daufenbach; cocriação com dois exemplos que merecem ser compartilhados. As bienais que acontecerão este ano em São Paulo também merecem registro assim como a publicação de dois projetos brasileiros premiados na Bienal Internacional de Arquitetura de Buenos Aires, considerada a mais significativo do setor. Não poderíamos deixar de documentar ainda a exposição sobre a arquitetura moderna brasileira realizada no MoMA, em Nova Iorque, em 2015, e que, infelizmente, não virá mais ao Brasil.
Tudo isso para ser degustado e colecionado como material exclusivo que conta um pouco da nossa história arquitetônica e áreas afins. Assim como a arquitetura é o registro de uma época, a publicação assume papel importante na divulgação e documentação desse tempo.
O ArqSC é a expressão desse momento!
jornalista e publisher Simone Bobsin

Para comprar o Anuário, clique aqui.
Confira a cobertura feita pelo Missão Casa, programa de TV da editora do anuário e do portal ArqSC:
Confira as fotos do evento de lançamento. Crédito das fotos: Mariana Boro