Estão abertas até 25 de outubro as inscrições para o Concurso de Fotografia lançado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC). Com o tema “Patrimônio Material: Olhares de Santa Catarina”, o concurso tem como objetivo valorizar registros sobre patrimônios culturais edificados de qualquer parte do Estado, sob novas perspectivas e olhares. Podem participar estudantes de Arquitetura e Urbanismo, bacharéis da área e arquitetos e urbanistas com registro ativo no CAU/SC.
A iniciativa organizada pela Câmara Temática de Patrimônio Histórico do CAU/SC pretende estimular o olhar crítico e sensível sobre os bens que marcam a história e a identidade das cidades catarinenses. “Com este concurso queremos contribuir para a preservação da memória coletiva. Além disso, promovemos a valorização da Arquitetura e Urbanismo como parte primordial da nossa história e da cultura de uma cidade ou região”, destaca o presidente do CAU/SC, Carlos Alberto Barbosa de Souza.
Serão escolhidas 10 (dez) fotografias com o tema “Bens Patrimoniais Culturais Edificados localizados no Estado de Santa Catarina” para ilustrarem postais e materiais institucionais permanentes, de promoção e divulgação do CAU/SC, suas ações e projetos. Haverá, ainda, premiação em dinheiro para os melhores registros: R$ 1.000,00 (um mil reais) para os 2 (dois) primeiros colocados e R$ 600,00 (seiscentos reais) para o 3º, 4º e 5º lugares.
Segundo o edital do Concurso, por meio da fotografia e do seu poder de captar momentos que conhecemos visualmente a história, (re)conhecendo um lugar sob a perspectiva de outra pessoa. Fotos sobre patrimônios materiais significam mais do que apenas registros de edificações – são capturas de locais que carregam significados, histórias e sentimentos individuais para todos que os conhecem ou almejam conhecer. A fotografia existe para registrar o que um dia pode deixar de existir: uma memória que não é efêmera.

SERVIÇO
Concurso de Fotografia do CAU/SC – “Patrimônio Material: Olhares de Santa Catarina”
Inscrições gratuitas e abertas até o dia 25 de outubro de 2025
Fonte: assessoria de imprensa