Reinventar-se e construir um evento totalmente online já não é novidade em tempos pandêmicos. O potencial da ação está no conteúdo e, se possível, em formatos mais dinâmicos e atrativos. Começamos a falar sobre o Congresso Internacional de Design de Interiores (Conad 2021) justamente apontando a curadoria de conteúdo denso e diverso a partir do tema Design como Linguagem Global, realizada por Lia Strauss, vice-presidente da Associação Brasileira de Design de Interiores (ABD), Wair de Paula, diretor de inovação da entidade, e Michele Pires, diretora da ABD/SC.
O Conad 2021 é organizado pela ABD Nacional e integra a programação do Fórum Internacional de Arquitetura, Design e Construção (FIAC), evento integrado à Expo Revestir, de 22 a 26 de março, 100% online e gratuito.
Os temas vão desde o uso da madeira, a experiência do usuário em diferentes espaços, a pele sensível da casa, as cores, o artesanato, design e música, empreendedorismo, iluminação e muito mais, com nomes relevantes da cena nacional. Serão duas tardes intensas para ampliar o conhecimento no campo do design de interiores.
O design está presente desde a pré história como uma extensão do nosso corpo e do nosso entorno nos ajudando a solucionar problemas. Com a Revolução Industrial, o design passou por grandes transformações. Tornou se um método para o processo de produção em larga escala tendo como foco, solucionar os problemas do mundo moderno.
Na complexidade do mundo contemporâneo, o design está presente na criação de valores e soluções imprimindo o DNA de nossa sociedade artificial e designed. Como filosofia, o design constrói, através de sua linguagem, nossa cultura material e imaterial. Nesta perspectiva, podemos afirmar que o design registra nossa identidade cultural e simbólica, identificado por Ernst Cassirer
como o Homo Symbolicus.Fazer design é uma maneira de entender, através das materialidades, técnicas e tecnologias o mundo físico que nos permeia. Nos possibilita contextualizar e identificar tempo e lugar que o indivíduo está inscrito na civilização
Mais sobre o Conad
Nossa seleção
Destacamos a participação do arquiteto e artista Ivo Mareines que irá apresentar três projetos – Casa Punta Cana, Casa Folha e Restaurante Ello – para falar sobre “O que a terra nos pede?”. Não poderíamos deixar de falar de Facundo Guerra, empresário com o qual dialogamos há quase um ano em sua ampla comunidade construída durante a pandemia. Admiramos seu modo subversivo de encarar o empreendedorismo e também entendemos que “o produto é a visão de mundo de quem empreende”, nas suas palavras.
Nossa lista inclui ainda Regina Galvão, que vai abordar sobre artesanato. A jornalista é um nome de respeito e postura profissional admirável, tendo passado pelas principais revistas de décor nacionais. Participam, entre outros, Maurício Arruda, Maneco Quinderé, Carlos Motta, Alexandre Salles.
Leia mais sOBRE OS PARTICIPANTES
PROGRAMAÇÃO gratuita
23 de março de 2021
13:30h as 15:00h – FIAC Fórum Internacional de Arquitetura, Design e Construção
15:00 Abertura CONAD
15:10 Fernanda Figueiredo l Coral: Estudo de Tendências Internacionais de Cores
15:30 Rui Marcelino l Projetando para Diferentes Experiências de Usuários
15:50 Sueli Garcia l Casa A Pele Sensível
16:15 BV Rio com Carlos Motta, Mauricio Costa e Renato Castro l Design e Madeira Sustentável
16:40 Intervalo
16:50 Sérgio Wuaden l Mensagem Roca
16:55 Ivo Mareines l O que a terra nos pede?
17:20 Vinícius Marchini l Mensagem Brilia
17:25 Mauricio Arruda
17:45 Encerramento
24 de março de 2021
15:00 Início
15:05 Maneco Quinderé l Influência da Luz Cênica na Luz Arquitetural
15:25 Facundo Guerra / Empreendimentos Subversivos
15:45 Alexandre Salles / Design em Outra(s) Escala(s)
16:05 Ricardo Mollo / O empreendedorismo no Design
16:25 Intervalo
16:35 Regina Galvão / Artesanato
16:55 Marcelo Teixeira / Design e Música
17:15h Titi Ogufere / Design as a Global Language
17:35h Encerramento
CONAD 2021 – Online
Data: 23 e 24 de março de 2021
15:00h às 18:00h
Inscrições aqui.