Em um terreno com 18 x 34m o critério de organização foi de proporcionar as melhores vistas para a baia do Cacupé organizando o programa com as áreas de estar e jantar no Pavimento Superior, os dormitórios no pavimento Térreo e serviços com garagem no Subsolo.
A casa foi dividida em duas peças formadas por um volume inferior que apoia visualmente os planos de piso e cobertura do pavimento superior que se projetam em balanço na fachada frontal.
Fotos: Rô Reitz
A organização da garagem ocultada desde a rua e com acesso lateral cria uma fachada frontal com menos elementos diferenciando claramente o critério de implantação no terreno com o corpo do pavimento térreo em balanço na parte mais baixa do mesmo.
O platô de acesso foi concebido como um plano independente criando o primeiro ponto de observação para o mar através de uma transição simples entre a rua fortemente inclinada e a casa.
Foto: Rô Reitz
A solução construtiva com laje nervurada e pilares de concreto aparente permitem os vãos adequados para a organização dos ambientes e separação da estrutura do plano de vidro das fachadas criando autonomia entre os sistemas de suporte e fechamento.
Os materiais utilizados buscam a combinação entre madeira Itaúba, vidro incolor, caixilho de alumínio na cor RAL 7024 e detalhes em pastilha cerâmica na cor preto e branco. São combinações que usamos em vários projetos criando um palheta de cores simples buscando forte impacto visual e controle cromático.
Foto: Rô Reitz
A piscina com borda infinita foi localizada na esquina do pavimento superior como extensão das áreas de living e espaço gourmet possibilitando o melhor aproveitamento das vistas para o pôr do sol que a baia do Cacupé propicia.
O corredor que organiza o acesso aos dormitórios foi orientado para o poente relacionando com o exterior com transparência e acabamento das paredes com painel em MDF que dissimulam as portas de acesso aos quartos, depósito, elevador e armários.
Buscamos sempre uma relação profunda entre interior e exterior de forma a garantir a maior integração possível com as vistas e a natureza. Este talvez o maior desejo de todas as pessoas: viver a vida disfrutando o que o ambiente natural pode oferecer em uma casa organizada e bem posicionada nos limites geográficos disponíveis.
Arquitetos: Marcos Jobim e Silvana Carlevaro
Colaboradores: Vinicius Libardoni, Talita Broering, Mariana Haas e Juliana Albuquerque
http://www.jobimcarlevaro.com.br/