Em um ano tão atípico como foi 2020, receber o reconhecimento de um trabalho bem feito tem um sabor extra de celebração. E é justamente esse o caso dos cinco escritórios de arquitetura da Grande Florianópolis que venceram o prêmio Top 100 Kaza: Arte Arquitetura, Fernanda Salvagni Custom Architecture, Marco Antonio Medeiros Arquitetura, Mariana Pesca Arquitetura e Rosas Arquitetos Associados.
A premiação do grupo vencedor, será em março, em Trancoso, na Bahia. Além disso, todos os trabalhos serão publicados em uma edição especial da revista Kaza, junto com os outros profissionais do país que integram a listagem. “O concurso, que é realizado há 14 anos na região, se consolidou como um importante referencial para destacar o trabalho feito pelos profissionais locais”, afirma Celso Furtado de Mendonça, diretor do Shopping Casa & Design – parceiro do concurso.
Conheça, a seguir, os cinco projetos que levaram o prêmio e encante-se com as soluções propostas pelos profissionais!
Arte Arquitetura
O escritório levou o prêmio pelo projeto de uma residência de 350m² desenvolvida para um casal com um filho pequeno, que ama a natureza, os esportes, mas que também sabe curtir a vida dentro de casa.
A Arte Arquitetura foi responsável por todo o projeto, desde a sua concepção até a execução do projeto de interiores. O objetivo era atender ao desejo dos clientes de ter uma casa “com alma”, daqueles lugares prontos para receber os familiares e amigos com conforto e descontração.
Para alcançar essa atmosfera, os arquitetos decidiram pela integração de vários ambientes na parte interna, além da adequação da área externa, que recebeu piscina e deck. O projeto é bastante versátil, conta com boa luminosidade e é de fácil manutenção. Foram utilizadas as cores branco e cinza nas alvenarias e a casa recebeu esquadrias pretas com venezianas em madeira nos dormitórios. Nos detalhes da fachada foram marcados volumes em pedra, brises, ripados, além do deck em madeira, que possui generosa área para churrasco e lazer.
Fernanda Salvagni Custom Architecture
Fernanda Salvagni entrega para o cliente um projeto aconchegante e original como esse apartamento garden, em Jurerê Internacional, que foi um dos vencedores do Top 100 Kaza. O objetivo era criar um lar acolhedor e muito singular já que o cliente, um homem solteiro de 40 anos, vivia em hotéis.
Também foi solicitado que o ambiente fosse prático e belo, tornando o imóvel ideal para a vida corrida do cliente. Outro desejo do morador era que o projeto contasse com um quarto confortável de hóspedes, já que sua família mora longe. A arquiteta buscou criar um projeto que conversasse com o estilo do morador que, apesar de viver na cidade, é criador de cavalos e tem paixão pela vida no campo.
“Móveis de design assinados foram escolhidos para trazer aconchego e modernidade. Por isso decidi por um sofá em couro italiano verde, na sala, e também pela cama revestida em couro caramelo, no quarto. São dois pontos altos do apartamento. A mobília é atemporal, conta com desenho sofisticado e conforto extremo. Já na cozinha, decidi por uma bancada em madeira natural para contrapor com o restante, feito em inox”, explicou a profissional.
Fernanda também contou como se sentiu ao saber que foi uma das vencedoras do Top 100 Kaza: “O prêmio veio como um reconhecimento da minha carreira, esforço, horas não dormidas, momentos longe da minha família. Enfim, a dedicação que eu tenho com os meus clientes é muito grande e eu fiquei emocionada ao saber que fui premiada.”
Marco Antonio Medeiros Arquitetura
Inusitado e sem medo de misturar estampas e cores, Marco Antonio Medeiros emplacou no Top 100 Kaza com o projeto do seu próprio living e sala de jantar integrados e multifuncionais. Para a nova morada, o objetivo foi atender às suas diferentes necessidades. Receber a família, os amigos e os clientes é uma delas. Também havia uma preferência por tons claros, criando uma base neutra ideal para evidenciar as obras de arte e os objetos importantes, daqueles que os moradores colecionam com carinho.
“Utilizamos uma base quase monocromática nos móveis fixos e soltos, deixando o contraste de cor para as obras de arte e adornos. A marcenaria destaca-se por ser um móvel único que atende tanto o estar como a sala de jantar: um balcão suspenso com apoio para o home theater, bar e buffet”, exemplifica o profissional.
O prêmio chega em boa hora, uma vez que o escritório inovou durante a pandemia e criou novos produtos para se adequar aos anseios e mudanças geradas pela pandemia. “Precisamos nos reinventar sempre e sem medo de encarar novos desafios. A prova disso tudo é estar entre os finalistas do Top 100 Kaza. É mais do que uma alegria, é uma verdadeira resposta a tudo que entregamos neste período”, celebra o arquiteto.
Mariana Pesca Arquitetura
Desde 2004 o escritório Mariana Pesca Arquitetura desenvolve projetos funcionais, ergonômicos e estéticos. O foco é sempre nas pessoas e nos usos que elas farão do ambiente projetado. E foi com o amplo living de 100 m² que o escritório conquistou o prêmio no Top 100 Kaza. O projeto que integra sala de estar, jantar e home theater teve como partido a vista para o mar por isso o desenho do espaço remete a ideia de ‘flutuar’.
Os requisitos do projeto era de ser atemporal com a cara do Brasil. Isso porque o imóvel pertence a um casal que divide a vida entre dois países: aqui e na Austrália. Peças assinadas de designers brasileiros trouxeram bossa ao espaço. Outro ponto alto é o projeto luminotécnico, que não possui luminárias decorativas a pedido dos clientes. O resultado é uma mistura harmoniosa do estilo dos dois países, com escolhas clássicas que enaltecem o que tem de mais belo nas duas nações: a natureza que as cerca.
Mariana celebrou a premiação com entusiasmo: “É sempre gratificante participar do Top 100 Kaza. Este é o terceiro ano consecutivo que estamos presentes. É um reconhecimento do trabalho do escritório. Gosto também do contato que temos com os profissionais de todo o país durante o evento”, comemora.
Rosas Arquitetos Associados
O espaço vencedor faz parte de uma residência de 800m² na praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis. Trata-se de uma cozinha gourmet e a sala de jantar, que são integradas e possuem uma área de 40m² no total. “O cliente queria um ambiente integrado que surpreendesse, mas que ao mesmo tempo fosse clean e minimalista. Como não poderia faltar o aconchego, trouxemos as cadeiras em couro e escolhemos uma mobília com bastante sofisticação. Também primamos pela funcionalidade, já que os clientes são jovens, práticos e gostam muito de receber. Para trazer claridade ao espaço, decidimos pelo Corian Branco e pela laca que dá o acabamento aos móveis. O resultado foi um ambiente amplo que se integra muito bem com a área externa”, detalha o arquiteto Rafael Monteiro.
Sobre estar entre os vencedores pelo terceiro ano consecutivo, Rafael explica que o projeto apresentado é uma escolha criteriosa, porque são muitos arquitetos bons concorrendo. “Muitas vezes isso nos linka com potenciais clientes de outras regiões do país. Como aconteceu com a gente em 2019, em plena premiação. Durante o evento fechamos um negócio com um cliente novo. Ou seja, além da importância em si para nós, é, literalmente, uma ótima forma de divulgar o nosso trabalho”, finaliza.
Fonte: com assessoria de imprensa.