Com as mudanças de comportamento e consumo, as livrarias físicas se tornaram mais raras. Mas algumas dessas lojas se mantêm firmes em seus endereços revelando muito além das prateleiras repletas de obras de literatura e afins.
Com foco, principalmente, em suas apresentações arquitetônicas, os designers Jairo Lopes e Doug Monteiro, do Klaxon Estúdio de Design, de Chapecó, apontam cinco livrarias em diferentes cantos do mundo para, quem sabe, numa próxima viagem. E a última, como um bônus, fica pertinho de você!
Jairo e Doug têm se aprofundado no tema pois assinam a livraria da CASACOR Santa Catarina, em Balneário Camboriú, de 8 de junho a 23 de julho no The Spot One.
Confira a seleção da dupla:
Bookàbar (Roma, Itália)
Aqui, um roteiro que deve ser encarado com tempo. Especializada em obras de arte de design, a livraria é um espetáculo à parte ocupando um dos andares do Palácio de Exposições. A luz perfeita e o minimalismo convidam à apreciação dos livros. Um programa sem pressa.
El Péndulo (Cidade do México, México)
Ao sul da colorida capital mexicana encontra-se um prédio contemporâneo onde metal, concreto e madeira convivem em harmonia. Mais do que uma livraria, o café está sempre movimentado e a construção faz parte da revitalização da área, além de ter angariado prêmios mundo afora.
Zhongshuge (Yangzhou, China)
Não que a China seja um destino logo ali, né? Mas não custa sonhar. Sobre esta livraria absurdamente bela, você já deve ter visto alguma imagem do efeito espelhado criado pelos arquitetos – uma homenagem à cidade que está à beira do rio. Como uma obra de Escher, o projeto surrealista mostra muito da arquitetura contemporânea chinesa. Ah, e tem uma seleção de livros impecável.
Perto de você! (Na sua cidade)
Não tem sido fácil encontrar este tipo de loja na maioria das cidades brasileiras, principalmente as menores. Mas, “aqui no Klaxon”, fortalecemos a ideia de que seja onde estiver – há livrarias em shopping, rodoviária e até posto de gasolina -, não deixe de fazer uma visita e escolher um livro novo.