O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, é um dia para comemorar como manifesto! Entre tantos conteúdos e ações que celebram a data, destacamos o lançamento do hotsite do CAU/BR “Mulheres na Arquitetura e nas Cidades”, que reúne os conteúdos produzidos desde 2018 quando a entidade aderiu a ONU Mulheres e do Pacto Global para a promoção da equidade de gênero.
O hotsite irá divulgar o resultado dos trabalhos da Comissão Temporária de Equidade de Gênero do CAU/BR.
“É bem singelo o projeto, um ponto de partida, agora é esperar a rede de arquitetas continuarem o processo. Nossa missão, na comissão, foi dar o start”, disse ao ArqSC, a arquiteta catarinense Daniela Sarmento, Vice-Presidente do CAU/BR coordenadora adjunta da comissão junto com a Presidente Nadia Somekh.
“A atuação das mulheres nos ambientes doméstico e público – arquitetas ou não – é capaz de reinventar a cidade e o cotidiano ao seu redor. Incluir a perspectiva das mulheres no desenvolvimento das cidades brasileiras nos traz uma nova abordagem de participação e a possibilidade de romper esses limites que definem o acesso das mulheres à cidade, tornando-as mais inclusivas e segura para todos”, diz o texto que abre o hotsite.
1º Diagnóstico de Gênero na Arquitetura e Urbanismo
Se você ainda não conhece, está disponível no hostsite o 1º Diagnóstico de Gênero na Arquitetura e Urbanismo, finalizado em 2020, que traz dados como o das mulheres negras e das mulheres com filhos, principalmente na primeira infância, que fazem parte do grupo das profissionais que encontram maiores obstáculos para o exercício ao longo da carreira. Ou que nas faixas etárias mais jovens, as arquitetas correspondem a 76% dos profissionais. O Brasil tem atualmente 193.444 arquitetos e urbanistas ativos e registrados no CAU. A maioria, 64,10% são mulheres.
2º Ciclo de Debates Cidades Inclusivas para as Mulheres
Outra ação proposta na Política do CAU para a Equidade de Gênero é a realização do 2º Ciclo de Debates Cidades Inclusivas para as Mulheres, que acontecerá dia 19 de março, com três debates:
- Mulheres, casas e cidades: além do limiar
- A importância dos parques para o cotidiano das mulheres
- Cartografia da Covid19 e a mulher no DF
O ciclo integra uma série de eventos on-line no Mês da Mulher, da Câmara dos Deputados, e está sendo organizada pelo CAU/BR e Secretaria da Mulher. Confira a programação.
Vídeo produzido como ação das Comissões Temporárias para tratar da matéria: ‘Equidade no COTIDIANO da Arquitetura e Urbanismo’, lançado em dezembro de 2020 e dirigido pela cineasta e arquiteta e urbanista Denise Vieira.