Primeira individual da jovem artista promove uma reflexão sobre a forma das pessoas estarem presentes e de como se mostram nos mundos virtual e real
Marina Costa, 31 anos, natural de Criciúma, no Sul do Estado, estreia dia 25 a primeira individual de artes em Florianópolis, sua segunda cidade, onde já morou por duas vezes, no espaço Cool 2 Work. Présence é o tema da exposição que reunirá cerca de 40 obras em aquarela e esculturas da jovem artista plástica, com curadoria do artista visual Francisco Rosa.
“O tema é muito atual, pertinente, porque fala sobre as diferentes formas de se estar presente, fisicamente, virtualmente (a telepresença), trabalha a dualidade de como nos mostramos no mundo digital e na vida real. O objetivo da exposição não é dar alguma resposta, mas justamente colocar o tema na roda para discussão”, explica Rosa.
“Já cursei Administração, Publicidade, Medicina. Mas a arte me encontrou e eu encontrei nela a minha terapia. Ela entrou na minha vida durante o tratamento da bipolaridade. Vi na arte uma forma de ficar bem, de me expressar, de externar meus sentimentos, angústias, dificuldades, tudo por meio dos pincéis e das tintas. Foi quando então consegui me tranquilizar, organizar os pensamentos. A arte sem dúvida devolveu minha saúde mental e hoje é ela é a minha prioridade.”
Para conhecer e aprender mais sobre a técnica do desenho, principalmente de rostos, e pinturas, Marina fez aulas, entre elas, com o artista multimídia Diego de Los Campos, e de esculturas em cerâmica no Ateliê Zaira de Luca. Em dois anos o processo criativo foi evoluindo. Ela começou copiando fotos de revistas, pintava rostos e inseria complementos, acessórios e expressões nas bonecas (Marina chama de bonecas as pinturas de rostos de mulheres). Aliás, a relação com a moda – uma paixão da artista – está evidente nos trabalhos, que reproduzem sob a ótica particular da artista, por exemplo, ensaios de revistas., destacando, inclusive, detalhes dos acessórios.
As diferentes fases da artista podem ser vistas na exposição Présence. O trabalho reunido apresenta obras que mostram justamente o período de transição durante a produção artística. São desenhos que mesclam materiais juntos, o que caracteriza a arte contemporânea.
“Além das pessoas presentes no local, queremos buscar outros espectadores para exposição por meio da Live, para que de alguma forma também estejam presentes na exposição. Também tem um vídeo que refletirá a imagem das pessoas para que elas façam parte do processo criativo. A obra InstaGlam, que abre a exposição resume muito bem o tema Présence. Ela convida o espectador à interação, feita de arame farpado de um lado e a fita de LED do outro, a obra mostra os dois lados da rede social, o arame e a luz, formas diferentes de nos mostrarmos”, diz Marina. (com assessoria de imprensa)
As obras serão expostas ao público neste único dia e estarão à venda para os interessados no local. Mais informações podem ser obtidas diretamente pelo contato (48) 99605-9798, com Renata Costa.
SERVIÇO
Exposição Présence de Marina Costa
Onde: Espaço Cool2Work – R. Patrício Farias, 131 – 3 – Itacorubi, Florianópolis – SC.
Quando: Dia 25 de outubro, às 19h