Embarcado no tema central da CasaCor/SP – “Infinito Particular” -, o arquiteto Tufi Mousse abordou questões como o valor do espaço mais livre e fluido, do agrupamento do necessário ao invés do excesso, do lugar que se habita ser um local de conexão, pertencimento e deslocamento constante. Em sua terceira participação na mostra, o escritório catarinense com sede em Joinville e São Paulo, desenhou para o Studio Alfi uma grande estrutura em madeira natural torneada como representação ao tema da mostra e referência a mesa Alfi criada pelo profissional para a CasaCor/SC 2021.
A peça representa mais do que uma tipologia para acolher o corpo em momentos de convívio e companhia num espaço de 50m². A partir da forma da mesa Alfi, o arquiteto convoca o visitante a perceber o “Infinito Particular”. “A configuração do Studio se dá, na mesma proporção maximizada da mesa desenhada pelo escritório para a mostra catarinense passada. A ideia de elegê-la como uma imagem/ representação para desdobrar a temática gerou uma grande estrutura em madeira natural torneada. Robusta, como uma camada externa maciça, porém com uma ordenação interna em metal. Os pés de metal que encontram o chão dão firmeza e apoio. A mesa corpulenta, porém, de base delicada e firme, representa a vida e a ideia de levá-la com leveza, sabedoria”, explica.
O ambiente todo integrado tem as áreas setorizadas conforme a função, sendo o único volume com paredes destinado ao banheiro. Cozinha, sala, dormitório e closet são organizados de forma fluida com mobília e complementos criteriosamente escolhidos. Muitas das peças foram desenhadas pelo escritório e lançadas nesta edição. A decisão foi predominantemente pelos materiais naturais, incluindo o reaproveitamento de pedras para compor as superfícies das bancadas e divisórias em MDF que garantem a utilização pós mostra. E como descarte não é uma opção para o arquiteto, a laje original fica à mostra como uma camada da história que a arquitetura do edifício conta.
A paleta de cores parte de uma base neutra para destacar o verde e o tom amadeirado. As aberturas com luz natural colaboram para a atmosfera leve com luminosidade na medida do conforto. “Seguimos o conceito modernista, no qual defende que a casa tem que funcionar, tem que ser um facilitador da vida do morador/a. Uma máquina de morar que resolve a vida. Sem muitos adornos, com mobiliário de desenho limpo. É o que propomos neste estúdio”, reforça o arquiteto.
Mesa Alfi – Móvel inspiração para o tema
Mesa Alfi – Desenhada pelo escritório Tufi Mousse Arquitetura foi lançada na CASACOR SC 2021, feita em madeira tauari, extraída de áreas de manejo sustentável. O conceito estético partiu dos troncos de árvore e da ideia de sustentabilidade. Os pés remetem à força que a natureza tem e o tampo traz leveza, fazendo um contraponto com a base.
Linha Alfi lançada na CASACOR/SP 2022
A linha Alfi que nasceu a partir da mesa de mesmo nome desdobra-se em mais desenhos lançados na mostra paulistana: a banqueta, a cama e a mesa LUC seguem a silhueta mais maximalista, robusta porém com desenho limpo e funcional.
SERVIÇO – CasaCor São Paulo 2022
Onde: Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, 2073.
Quando: de 05 de julho a 11 de setembro de 2022 Horário de funcionamento:
Terça a Sábado das 12h às 22h
Domingos e Feriados das 11h às 21h